Como fazer coquetéis

Saber como fazer uma variedade de coquetéis é importante para um bom anfitrião, e eleva uma festa a um nível diferente de sofisticação. Se você quiser ficar realmente extravagante, eu sugiro pegar uma cópia do “Rapid Bartender” e, assim, aprenderá como misturar tudo, desde um Martini até um Blue Moon!

  1. Conheça seus convidados. Ter um bar com bom estoque é sempre importante, mesmo que, provavelmente, uma festa depois do futebol não irá requerer alguns dos mais “afeminados” licores que esquentam recepções em banhos nupciais.
  2. Para um bar básico que cobrirá qualquer ocasião, você deve ter em estoque os seguintes licores:

    • Vodka – Comece com uma vodka básica, então se gradue para variedades de boutiques mais caras, que os custos permitam, claro. Smirnoff é uma marca boa para todas as situações e conveniente para a maioria. Não gaste dinheiro em vodkas saborosas ao menos que você esteja planejando servi-las sozinho. De outra forma, utilize vodka simples e adicione sucos e sabores como desejar.
    • Rum – Rum leve é o melhor e mais popular para coquetéis. Rums temperados, aromáticos e escuros são necessários somente se você conhece um convidado que os prefere.
    • Whisky – Para americanos, Bourbon é rei. Evan Williams é tão bom quanto Jim Beam, mas mais barato; Jack Daniels é algo totalmente a parte e é bom ter um para os fans. Whiskys canadenses  (Crown Royal) e Scotch (escocês) são obrigatórios para uma multidão mais velha.
    • Gim – Gim não é tão popular entre os mais novos, mas ter uma garrafa pequena em mãos é uma boa idéia. Tente Gordon ou Fleischman para um gim decente que não vai te levar à falência. Os melhores são Bombay Sapphire e Tanqueray.
    • Tequila – Jose Cuervo é a padrão. Muitas tequilas de melhor qualidade são projetadas para serem bebidas aos poucos e sem misturas.
    • Misturas diversas, licores e aromáticos – granadina, Blue Curacao, Triple Sec e aguardente de pêssego (peach schnapps) são bons para ter em mãos porque eles aparecem em  muitas receitas de coquetéis clássicos, como Tequila Sunrise (Amanhecer da Tequila), Cosmopolitan (Cosmopolita) e Blue Hawaiian (Havaiano Azul). Se martinis são essenciais, estoque tanto os suaves quanto os secos.
  3. Misturas são especiais para festas de coquetel.

    • Suco é a base para muitos coquetéis. Guarde laranja, oxicoco, lima de Rose, misturas cítricas (basicamente suco de limão e açúcar) e abacaxi. Se seus convidados bebem, principalmente, rum e vodka, misturas de suco como a depêssego-oxicoco e misturas tropicais fazem uma troca legal.
    • Sodas são legais também. Coca Cola, Coca diet, lima-limão, club soda e água tônica são as básicas. Algumas das mais novas sodas de frutas em sabores como uva e limonada fazem uma mistura legal com vodka ou gim. Soda é barata; ir ao mar é melhor do que ficar parado.
  4. Tenha certeza de não faltar gelo!
  5. Quando fizer coquetéis, meça. Eu não posso colocar ênfase excessiva na importância da medição para chegar ao gosto adequado e dominar a festa. Como anfitrião, você é responsável pelos seus convidados. Conjuntos de coquetéis que incluem agitadores especiais e coqueteleiras são comuns e baratos hoje em dia. De outra forma, simplesmente use copos com medidas para medir o álcool. Eu tenho um aparelho de plástico com vedação que uso para mexer os coquetéis e, então, simplesmente, fecho a tampa para ocasiões que eu não tenho vontade de desenterrá-lo do armário!
  6. Compre um guia de Bartender como a Bíblia do Bartender ou Guia do Bartender de Boston. Eles possuem milhares de receitas para tudo que você imagina e são padrão em qualquer bar.
  7. Segue algumas receitas básicas:

    • Tenquila Sunrise (Amanhecer de Tequila): combine uma dose de tequila com 120 ml de suco de laranja. Chacoalhe com gelo e coloque dentro de um copo de uísque ou de um copo Collins. Derrame granadino até o topo e deixe fluir até a base.
    • Screwdriver (Chave de Fenda): uma dose de vodka com 120 ml de suco de laranja com gelo.
    • Fuzzy Navel: uma dose de aguardente de pêssego com 120 ml de suco de laranja sobre gelo.
    • Hairy Navel: uma dose de vodka, uma dose de aguardente de pêssego com 120 ml de suco de laranja.
    • Cape Cod: uma dose de vodka com 120 ml de suco de oxicoco sobre gelo.
    • Madras: uma dose de vodka com 60 ml de suco de oxicoco e 60 ml de suco de laranja.
    • Cosmopolitan (Cosmopolita): uma dose de vodka, uma dose de Triple Sec ou aguardente de pêssego com 90 ml de suco de oxicoco, agitados no gelo. Enfeite com limão.
    • Gim&Tônica: uma dose de gim com 120 ml de tônica sobre gelo. Enfeite com uma fatia de limão.
    • Blue Hawaiian (Haviano azul): 30 ml de vodka ou rum leve, 15 ml de Blue Curacao e 120ml de suco de abacaxi. Agite com gelo e derrame num copo de Martini.

Se você quiser uma maior variedade em seus coquetéis, uma rica quantidade de receitas espera você em sites como Cocktail.com e The Webtender. Você certamente encontrará uma receita que chamará sua atenção, ou uma experiência que o inspirará a desenvolver uma mistura única.

Ferramentas necessárias:

  • Copos para doses (martelinhos)
  • Agitador com filtro ou substituto
Dicas rápidas:

  • Meça os alcoóis precisamente para garantir misturas perfeitas.
  • Utilize um guia de para Bartenders para melhores resultados.
Links úteis:
Cocktail.com and The Webtender