Como escrever uma carta de recomendação

Há várias razões para que alguém seja solicitado a escrever uma carta de recomendação. Talvez um ex-empregado precise de uma referência para sua nova linha de trabalho, sua governanta quer novos clientes, sua babá favorita está procurando pelo primeiro trabalho ‘verdadeiro’ dela ou um garoto da sua escola está tentando entrar na faculdade.

Não importa quais circunstâncias, há diversas orientações que você pode seguir quando você for perguntado a escrever uma carta de recomendação. Se você está num cargo que exige que você escreva diversas cartas de recomendação por ano, então eu sugiro que você pegue uma cópia do “Kit de Carta de Recomendação Instantânea” – este fantástico guia vem com modelos e idéias de frases que podem ajudar você a encontrar a linguagem perfeita para suas cartas, não importando para onde elas serão enviadas.
Para escrever uma carta de recomendação:

  1. Se você sinceramente não pode recomendar a pessoa para o trabalho, não concorde em escrever a carta. É bastante difícil de descrever de forma precisa e promover as características positivas de uma pessoa. É duas vezes mais difícil transformar traços negativos de alguém em algo que pareça um elogio. Então, nem tente. Ao invés disso, você pode falar com a pessoa, “Me desculpe, mas eu penso que não sou a melhor pessoa para escrever sua carta de recomendação”. Se eles pedirem uma explicação, você pode dizer a eles que você não trabalhou o bastante com eles para saber completamente o estilo ou ética de trabalho deles. Ou seja brutalmente honesto, “Eu não acho que você se ajusta bem àquela companhia. O time de vendas deles baseia-se bastante no trabalho em equipe, e você sempre pareceu trabalhar de forma independente aqui”. Ou, “Embora muitas vezes eu possa compreender quantas vezes você tem olhado para aquele grande quadro, eu sei que Mary precisa de alguém que seja bastante detalhista.”
  2. Uma vez que concordou em escrever a carta, descubra se há um prazo e pegue o número e endereço correto do beneficiário. A pessoa que está pedindo a você pela recomendação pode dar a você um envelope com o endereçado estampado, o que torna seu trabalho mais fácil. Se for uma carta genérica que o candidato possa usar em diferentes circunstâncias por anos, você pode usar “Para quem possa interessar” ou simplesmente começar sua carta sem uma saudação.
  3. Pergunte ao candidato se há algo em particular que ele ou ela querem que o destinatário da carta saiba. Isso irá ajudar você a afiar alguns pontos que ajudarão ele ou ela a conseguir o emprego.
  4. Comece a carta se apresentando e explique sua relação com o candidato ao emprego. “Como vice-presidente de Marketing da Companhia XYZ, eu empreguei Jennifer Jones como minha assistente executiva nos últimos três anos.”
  5. Então especifique o que o candidato tem feito no emprego atual. Observe como as atividades que ela tem feito no emprego atual poderiam se relacionar com o caro que ela está se candidatando, e explique como ela tem se destacado em seu emprego: “Como minha assistente, Jennifer tem agendado todas minhas reuniões, atendido meu telefone, verificado minha correspondência, arquivado meus documentos de trabalho e organizado minhas viagens de negócios. Além de ela ter sempre sido uma assistente administrativa fabulosa, ela tem, também, mostrado seus verdadeiros talentos em marketings desde que ela começou a participar de nossas reuniões semanais de brainstroming esse ano. Os gerentes executivos da companhia têm apreciado seus comentários perspicazes, e eles têm usado muitas das suas sugestões em nossas campanhas.
  6. Forneça algumas especificidades para ajudar a ilustrar por que você recomendaria essa pessoa para o trabalho. Não se esqueça de mencionar não somente a ética de trabalho do candidato, mas também suas qualidades individuais. Há algumas características, como ser bom em trabalho em equipe, uma pessoa que trabalha duro, um colega amigável ou uma pessoa otimista, que são atrativas para qualquer empregador: “Ela recentemente assumiu a enorme (e ingrata) tarefa de preparar uma apresentação multi-media para a nossa filial estrangeira, tudo enquanto continuava a fazer seu trabalho administrativo regular. Jennifer acabou este importante projeto no tempo certo e com um sorriso no rosto – mesmo embora eu saiba que ela trabalhou muitas noites para completá-lo. Isto é apenas um exemplo de como Jennifer tem continuamente ido além por nós aqui na XYZ.”
  7. Use ao menos três adjetivos para descrever o candidato e finalize. “Se eu tivesse de descrever Jennifer Jones em poucas palavras, eu diria que ela é trabalhadora, detalhista, inteligente e trabalha muito bem em equipe – exatamente o tipo de pessoa que você gostaria em sua companhia. Na verdade, eu gostaria que nós tivéssemos um lugar para Jennifer aqui na XYZ, mas no momento, nossas vagas no marketing estão preenchidas. Ela se adequaria perfeitamente como uma funcionária adjunta de marketing na ABC. Eu sugiro que você contrate-a antes que outra pessoa o faça. Se você tem qualquer pergunta, por favor, não hesite em me contatar.
  8. Não se esqueça de verificar a ortografia do seu trabalho. Você deve pedir para um amigo ou colega ler sua carta antes de enviá-la. É sempre bom ter outros olhos para revisar qualquer coisa que você tem escrito – especialmente algo tão importante como uma carta de recomendação.