Como para obter um bom serviço de atendimento ao cliente

Todos gostam de receber bom atendimento ao cliente. E todos nós podemos provavelmente recordar momentos em que recebemos um atendimento ao cliente, que foi extraordinário. Aqui estão algumas dicas para aumentar suas chances de obter um excelente atendimento ao cliente:

  • Você dá o tom. Sua atitude define o tom para a qualidade do serviço ao cliente que você irá receber. Quando você é cumprimentado com um grunhido (ou pior) de um adolescente ranzinza no balcão, como você responde? Sim, o garoto precisa de aprender alguma lição, mas quais as chances de que você pode ser capaz de transmitir essa lição lhe dando lições? Nenhuma. Como qualquer pai sabe, o melhor ensino ocorre pelo exemplo. Sempre trate os outros como você gostaria de ser tratado, especialmente quando você não está sendo bem tratado.
  • Seja claro sobre as suas expectativas. Ninguém pode ler sua mente. Você precisa comunicar o que você precisa e quando, para que serve a pessoa que está te servindo possa entregar. Isto pode significar que você precisa de uma refeição rápida, a tempo de chegar ao aeroporto ou uma encomenda entregue até uma determinada data, e a pessoa que presta o serviço precisa ter um claro entendimento de suas expectativas. Às vezes, um cliente pode estar tão absortos em um projeto que ele esquece que outros não têm o mesmo conhecimento do projeto de trabalho que ele faz; comunique suas expectativas de forma clara e concisa desde o início.
  • Não leve os erros para o lado pessoal. Erros acontecem. Você vai encomendar o seu arroz frito sem tomate ou a sua pizza extra com borda extra crocante, e o atendente vai bagunçar o seu pedido. Não se estresse com pequenas coisas. Mesmo que um garçom derrame café quente em seu novíssimo terno Armani, não é porque ele não gosta do terno... é porque ele tropeçou. Coisas desagradáveis não ocorrem porque o atendente não te respeita ou não estava escutando ou tem outras más qualidades...
  • Fale se algo der errado. Se as coisas não estão indo como o esperado, deixe que a pessoa apropriada saiba disso. Às vezes as pessoas esperam muito tempo para resolver um problema, de modo que até o momento em que finalmente fazem alguma coisa dizer, eles acumularam um grau de raiva que é inadequado para a ofensa. É aí que você vai acabar parecendo um idiota por uma reclamação que (em algum momento, pelo menos), foi legítima.
  • São precisos dois para dançar o tango. Um atendente pode tentar te tirar do sério; não deixe. Fale com um superior, não para colocar o funcionário em apuros, mas para conseguir o que você quer. Em algum lugar dentro da empresa existe um individuo que reconhece a importância de um serviço de atendimento de qualidade e que vai poder cuidar do que você precisa; localize essa pessoa e expresse as suas preocupações de uma forma sensata. Este tipo de ação é preferível do que entrar numa disputa com um funcionário descontente que pode até gostar de te desagradar.
  • Nunca perca seu temperamento ou sua paciência. Ninguém gosta de dar um bom serviço a alguém que seja condescendente, rude, impaciente ou simplesmente mau. Mesmo que este tipo de comportamento te ajude a conseguir o que você quer no momento, ele trabalha contra você em longo prazo.
  • Trate o funcionário como um igual. Olhe nos olhos dele. Fale com ele, não para ele. Se você estiver em uma ligação telefônica no celular, termine a ligação antes de esperar receber ajuda. Dê o seu dinheiro não mão do funcionário, em vez de colocá-lo no balcão. Pergunte o nome do seu atendente da -ele tem um nome! e lembre-se disso. Use palavras como "por favor" e "obrigado." Seja verdadeiro, bem-apessoado e educado. Trate seu atendente como você gostaria de ser tratado se você realizasse aquele trabalho e você ficará espantado com o tipo de serviço que você vai receber.
  • Trate os outros clientes como iguais. Não fure a fila. Espere pacientemente a sua vez. Não dê a sua opinião a menos que ela seja pedida. Lembre-se que os clientes irritados tornam-se o problema do atendente, também, então faça o seu melhor para manter relações amigáveis com todos na vizinhança imediata, mesmo se o serviço é lento, a sala de espera está a 40 graus, e você realmente tem que ir ao banheiro. C'est la vie.
  • Dê boas gorjetas e com freqüência. Se você alguma vez trabalhou em um emprego de serviço, você sabe o quanto as gorjetas são importantes. Mas se você não tiver, tome a minha palavra por isso. Trabalhos de atendimento ao cliente não são fáceis, e eles não tendem a ser muito lucrativos. Ao tratar as pessoas com respeito e dignidade, você já está um passo à frente. Se você tem dado gorjetas ao maitre regularmente, aquela mesa perto da janela é sua.


Boas maneiras te trazem não apenas um bom serviço ao cliente, mas muitos dos outros benefícios a se ter nesta vida. Para receber um bom atendimento ao cliente, você deve aplicar sua inteligência emocional dentro do lugar onde você está. Faça isso e você receberá um atendimento ao cliente de qualidade, quase sempre.