Como fazer um ratatouille à moda remy: Dicas culinárias

O que quer que você faça, nunca chame o ratatouille de "ensopado de legumes". Ao menos, não se Remy estiver na cozinha. Pelo fato de o ratatouille ter sido inventado como um prato rústico, para pessoas humildes, foi uma escolha ousada do chef Remy servir, ao temido crítico de gastronomia Ego, no filme, o "Ratatouille". Mas, desde o seu começo camponês, o ratatouille tornou-se uma das marcas registradas da culinária da região de Provença.

A receita do ratatouille é uma combinação de legumes de verão salteados separadamente, e então aquecidos juntos brevemente antes de serem servidos. Embora seja demorada, esta maneira de preparar a receita preserva a forma e as cores brilhantes de cada vegetal individualmente, e evita que fiquem cheios de água. As quantidades e proporções do ratatouille não são exatas, e variam de chef para chef. Mas, as dicas de culinária que você vai encontrar a seguir podem ajudá-lo a chegar à sua própria receita de ratatouille. Isto é o que torna o "ratatouille" o verdadeiro teste de um mestre - como nosso amigo, Remy.


Lembre-se de que a arte do ratatouille encontra-se não somente no seu preparo, mas também na sua apresentação; assim, mantenha a proporção e as cores em mente quando estiver dispondo os vegetais - pense em "Provença sobre um prato". Use as dicas de culinária a seguir, quando estiver preparando esta receita de ratatouille. Eis, então, uma receita de ratatouille que até o chef Remy aprovaria! Veja como se faz o ratatouille:

6 Porções


1 berinjela grande
2 pimentões verdes
1 abobrinha pequena
2 tomates grandes, grosseiramente picados
2 dentes de alho picado
2 cebolas picadas (aproximadamente 1,5 xícara, picada)
azeite de oliva
sal marinho
pimenta fresca ralada
1 folha de louro
1 colher de sopa de tomilho fresco
3/4 xícara de folhas de salsa (opcional)
vinagre de vinho tinto (opcional)

  • Corte a berinjela em cubos médios e coloque em uma peneira. Corte a abobrinha em quatro pedaços ao longo do comprimento, e então pique em pedaços de 1 cm e coloque em uma peneira separada. Polvilhe a berinjela e a abobrinha com sal marinho, e deixe descansar por 30 minutos.
  • Retire o miolo e as sementes do pimentão verde, corte em tiras finas e reserve. Pique grosseiramente as cebolas e reserve.
  • Depois de a berinjela e a abobrinha descansarem por 30 minutos, escorra e seque ambos com uma toalha.
  • Use quatro panelas separadas para saltear a berinjela, a abobrinha, o pimentão e a cebola, cada qual em sua própria panela. Aqueça o azeite de oliva antes de reunir os vegetais. Refogue por aproximadamente 15-25 minutos até estarem macios, testando enquanto prepara. Não deixe cozinhar em excesso. Reserve.
  • Em uma panela grande, coloque azeite de oliva, o alho picado, a folha de louro, o tomilho e os tomates picados. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por aproximadamente 8-10 minutos, até os tomates estarem macios, mas ainda mantenham sua forma.
  • Coloque uma terça parte dos tomates no fundo de uma caçarola e polvilhe 1 colher de sopa de salsa sobre eles.
  • Disponha metade dos legumes (berinjela, abobrinha, pimentão e cebola) sobre os tomates. Acrescente metade dos tomates e da salsa restantes. Coloque a outra metade dos legumes, e finalize com o restante dos tomates e da salsa.
  • Cubra a caçarola e leve a ferver em fogo baixo por 10 minutos. Descubra, e regue a caçarola com o líquido que se formou ao fundo. Aumente ligeiramente o fogo e deixe cozinhar a descoberto por até 10 minutos mais, regando a cada alguns minutos, até bastante do líquido ter evaporado, de tal maneira que você tenha apenas algumas colheres de sopa de azeite de oliva aromatizado.
  • Pique a salsa restante, e coloque-a em um pratinho para servir. Coloque um pouco de vinagre de vinho tinto em um potinho. Sirva a salsa e o vinagre acompanhando o ratatouille.

Agora você sabe como fazer ratatouille! O ratatouille pode ser servido quente como uma refeição completa, ou frio como uma entrada ou acompanhando carnes frias. O sabor do ratatouille vai melhorando e apurando com o tempo, e alcança o seu sabor máximo no terceiro dia. Aproveite este prato tradicional, que concentra a essência da região da Provença!