Como fazer risoto

Um risoto italiano é um delicioso prato principal. É basicamente um arroz aromático, e pode ser feito em uma enorme variedade de sabores. Pode ser servido com carne e com um bom vinho! Primeiro de tudo, encontre os ingredientes para o risoto. Pode ser um pouco difícil encontrar os ingredientes certos. Você vai precisar de:

  1. 2 xícaras de arroz italiano, Carnaroli ou Arborio
  2. Uma cebola média
  3. 1 ½ colheres de manteiga ou 2 colheres de óleo
  4. 100 ml de óleo de soja (pode ser enlatado) e 6 ½ xícaras de água ou alternativamente 7 xícaras de caldo
  5. Queijo parmesão
  6. Vinho branco seco (pode ser um barato, não muito doce)
  7. 1 colher de chá de açafrão (em pó)

Instruções :

  1. Prepare os ingredientes. Primeiro prepare o arroz: uma xícara normal de arroz é suficiente para 2 pessoas. Esta receita é para 4-5 pessoas, por isso use 2 xícaras de arroz. Abra o vinho. Corte a cebola. Em uma panela média, coloque o óleo em 6 ½ xícaras de água ou aqueça 7 xícaras de caldo em fogo baixo.
  2. Comece a cozinhar. Em uma panela grande, aqueça 2 colheres de óleo e acrescente a cebola. O óleo é mais leve que a manteiga e não tem tanto colesterol, mas a manteiga é o ingrediente certo. É uma escolha pessoal e o resultado final não muda exceto pelo fato de que é mais saudável usar óleo. Se você decidir usar manteiga, use 1 ½ colheres. Frite as cebolas em fogo médio-alto até começarem a ficar douradas. Adicione uma pitada de sal. Adicione o arroz e misture bem regularmente (não deixe ele queimar!) por 2-3 minutos. (A minha vovó diz: "Até você ter a impressão de que vai fazer TSSSSSSS quando acrescentar o vinho.")
  3. Adicione o vinho. Adicione o vinho até cobrir o arroz completamente e mude o fogo para médio-baixo. Se você não beba, lembre-se que o álcool evapora, e o sabor é o que interessa. Misture o vinho, adicione 1 colher de chá de açafrão e continue misturando.
  4. Não pare. Continue mexendo até que o vinho evapore. Adicione o caldo aquecido até ele cobrir o arroz. Mantenha mexendo até que seja absorvido. Saboreie o arroz - ele provavelmente ainda estará duro, mas é importante experimentá-lo porque o jeito certo de comer o risoto é quando ele estiver "al dente" (Quando o arroz está macio, mas firme ao mordê-lo). Degustá-lo irá ajudar a não perder o timing perfeito de parar de adicionar caldo. (Caso contrário, ele irá acabar muito aguado ou pastoso ou o arroz ficara muito mole.) Continue acrescentando caldo (apenas um pouco por vez) e mexendo, provando de vez em quando. Levará de 15-20 minutos até o arroz estar pronto. Mas sempre use seu instinto de cozinheiro.
  5. Grand finale. É hora de temperar o risoto. Você pode fazê-lo na panela ou no pote que vai usar para servi-lo. Adicione uma colher de sopa de manteiga, aqui é ok adicioná-lo porque você não vai fritá-lo, e uma metade de uma xícara de queijo parmesão ralado fresco. Deixe-o descansar por 5 minutos. Sirva-o com um bom vinho e parmesão, no caso de alguém gostar com bastante queijo.