Como fazer pudim de pão

Pudim de Pão é uma delícia para desfrutar na noite fria de inverno. É uma sobremesa fácil e simples, e também fica ótima no café da manhã. A maioria das pessoas comem quente, mas pode ser comido frio também. Veja como fazer pudim de pão:

Ingredientes e suprimentos:

Assadeira 20 x 20 cm
Assadeira grande
Tigela média
Batedor

2 colheres de sopa de manteiga para untar a assadeira
2 1/2 xícaras de pão francês cortado em cubos
4 ovos, batidos
1 1/2 xícaras de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de leite, esquentado quase até o ponto de fervura (escaldado)
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 xícara de Nozes picadas
1 / 2 xícara de passas (opcional)
2 colheres de sopa de canela

  • Preparação para assar. Primeiro, pré-aqueça o forno a 150 graus. Em seguida, unte a assadeira generosamente com manteiga. Prepare um banho maria para a assadeira enchendo parcialmente o prato maior com água quente para ser utilizado durante o processo de cozedura. Isso ajudará o seu pudim de pão a cozinhar uniformemente.
  • Preparação do pão. Pudim de pão é uma ótima maneira de utilizar os restos do pão. Você precisará de cerca de 2 1/2 xícaras de pão cortado em cubos. Qualquer pão branco rígido irá funcionar, mas o pão de sanduíche (pão de forma) geralmente é muito mole para esta receita. Ele deve ser um pouco crocante, por isso, se você não tiver pão sobrando, deixe alguns do lado de fora a noite, assim ele não ficará tão mole. Uma vez que ele está um pouco duro, corte em cubos pequenos.
  • Montando o pudim de pão. Coloque o pão em cubos o na assadeira em uma só camada. Em uma tigela média, bata os ovos, açúcar e baunilha, e então lentamente despeje e bata o leite escaldado. Despeje essa mistura sobre o pão em cubos e, em seguida, regue com noz moscada, açúcar mascavo, canela e Nozes. Se você planeja usar passas no seu pudim de pão, ou coloque-as no pão, antes de despejar a mistura de ovos e leite por cima, ou coloque por cima, quando o pão pudim estiver completo.
  • Assando o pão pudim. Coloque a assadeira em banho maria, e mova-a para o forno. Asse durante 50 a 60 minutos. Quando pronto, uma faca inserida no meio deve sair limpa.
  • Aprecie! Pudim de pão é uma deliciosa sobremesa. Muitas pessoas servem-no com chantilly ou uma bola de sorvete. Este prato deve servir de 6 a 8 pessoas. É perfeito para um grupo, e as sobras fazem um delicioso café da manhã, seja comido frio ou requentado.


O pudim de pão foi inventado por engenhosos cozinheiros que não querem apenas jogar fora o pão velho e duro. Hoje, o pudim de pão é uma tradição para muitas famílias.