Como fazer peru na churrasqueira

Se você está cansado de comer peru assado seco todo ano, ou você simplesmente precisa liberar mais espaço em seu forno, você pode querer tentar usar a sua grelha para preparar uma ave no dia de ação de graças. É mais fácil do que você pode pensar - e se o clima é quente, você pode apenas convencer a sua família a cuidar da entrada enquanto você prepara a refeição dentro de casa!

  • Prepare o peru. Primeiro de tudo, remova e descarte os miúdos e o pescoço da cavidade do corpo. Estas são as partes nojentas dentro do pássaro, geralmente dentro de um saco. Descongele o peru por completo, de preferência na geladeira por vários dias. Seque o peru cuidadosamente, dentro e fora. Em seguida, segure uma asa e torça-a de volta para que ela fique dobrada sobre o pescoço. Repita com a asa oposta. Isto irá manter a pele do pescoço no lugar. Dobre as pernas por baixo, se elas não estiverem dobradas. Usando um pincel, pincele o peru inteiro com óleo vegetal, para evitar que a pele seque e para segurar os sucos. Agora, sua ave está pronta para a churrasqueira!
  • Prepare a churrasqueira. Se você tiver uma churrasqueira a carvão, isso significa empilhar pedaços de carvão ao longo das laterais esquerda e direita da sua churrasqueira, regando-os com fluido de isqueiro, acendendo-os e deixando pegar fogo até que eles pareçam branco e cinza. Não coloque pedaços de carvão no centro da sua churrasqueira. Uma vez que o peru ficará cozinhando por várias horas, você deve usar calor indireto. Você provavelmente vai precisar reabastecer seu estoque de briquetes periodicamente durante o cozimento. Abra as aberturas em sua churrasqueira e deixe-as abertas por toda a duração do cozimento do peru.
  • Se você tiver uma churrasqueira a gás, ligue os acendedores de um lado no calor alto, e deixe-os queimar por cerca de dez minutos. Em seguida, reduza o fogo até que o termômetro registre mais ou menos 180 graus. Novamente, você deve usar apenas um conjunto de acendedore para evitar queimar o fundo do peru, enquanto o topo permanece cru. Na metade do tempo de cozimento, você deve virar o seu peru, de modo que o outro lado receba uma quantidade equivalente de calor.
  • Para adicionar um sabor sutil ao peru, experimente pedaços de maçã ou de nogueira amarga em torno dos briquetes ou acendedores em sua churrasqueira. Isso dá um toque defumado à sua ave. Fique de olho no seu peru enquanto ele cozinha. É preciso verificar se não há chamas muito altas. Uma chama alta ocorre quando a gordura escorre para a churrasqueira e faz com que uma chama aumente. Isso pode causar manchas de queimado em seu peru. Chamas altas podem ser diminuídas por um spray de água. A chance de uma chama alta ocorrer pode ser reduzida colocando de uma assadeira por baixo do peru. Isso também irá recolher todos os sucos que pingarem do peru para que você possa usá-los para mais tarde fazer o molho, se quiser.
  • Cozinhe esse peru! Coloque cuidadosamente o peru em cima da grelha, com o lado do peito (o lado arredondado, liso) para cima. Dobre as pernas de volta pra baixo, se necessário. Certifique-se que há espaço em cada lado e acima do peru para que o calor possa circular livremente. Além disso, certifique-se que a tampa da churrasqueira tem espaço para fechar completamente.
  • Mas cuidado para não queimar! A maioria dos perus em uma churrasqueira vai cozinhar em três horas ou menos. Para que a carne possa ser consumida com segurança, a temperatura interna do peito de peru deve atingir 74 graus antes de ser retirado da grelha. Use um termômetro para determinar a temperatura interna. Insira-o no peito pelo menos 2,5 cm e certifique-se que não está tocando um osso, que se aquece mais rápido do que a carne. Uma vez que o peru chegou à temperatura adequada, remova-o da grelha e deixe-o repousar durante cerca de quinze minutos. Isso permite que os sucos voltem a se infiltrar na carne e tornem muito mais fácil de cortar.


Quando o peru é levado para a mesa, esteja pronto para os oohs e aahs que esse delicioso prato vai suscitar.