Como fazer peixe grelhado

Peixe tornou-se cada vez mais popular, a dieta de alta proteína, saudável ácidos graxos Ômega-3 em peixes, maior variedade e disponibilidade crescente contribuíram para o aumento do consumo de peixe. Ele não vem mais só enlatado! Cozimento é perfeito para os peixes, desde que seja tomado cuidado com a preparação e os métodos culinários sejam apropriados para os peixes que estão sendo cozidos. Siga os passos a seguir para uma refeição saudável em minutos!

  • Conheça o seu peixe antes do início da preparação.
    • Peixes delicados, incluindo o linguado, solha, tilápia, bagre, truta, luciano e pregado, precisam ser grelhados em uma grelha com grade, numa grelha com uma película sobre uma chapa ou em bolsas. Estes filés de peixes são finos ou se desfazem facilmente e, à medida que cozinham, vão cair da grelha.
    • Peixes carnudos como o salmão, atum, tubarão, peixe-espada e mahi mahi não exigem esse nível de proteção, mas utilizar uma grelha com grade nunca é uma má idéia.
    • Bacalhau, linguado, pescada do Alasca vêm em filés mais espessos e podem ser grelhados, mas eles se desfazem facilmente. Eu recomendo uma grelha com grade ou película para cozinhá-los. Estas variedades são particularmente boas cozidas em bolsas com ervas aromáticas e vegetais.
  • Tempere o peixe corretamente antes de cozinhar. Cozinhar um peixe saboroso não exige muito tempero.
    • As variedades mais delicadas listadas acima não devem ser colocadas em escabeche por mais de 10 minutos porque o ácido no escabeche vai "cozinhar" o peixe e torná-lo sem consistência. É realmente melhor jogar temperos secos nestes peixes. Tente Tempero Old Bay, Emeril Lagasse's Fish Rub (tem laranja na composição, e ótimo sabor!) ou outra pré-mistura, como o tempero Cajun.
    • Peixes carnudos podem ser colocados em escabeche por cerca de 20 minutos. Mantenha o escabeche de peixe simples: por um quilo de peixe, combine o suco de um limão (cerca de três colheres) com uma colher de sopa de azeite extra virgem, sal e pimenta preta a gosto, e uma colher de chá de endro seco. Escove os peixes durante 20 minutos antes do cozimento. Temperos secos como os mencionadas acima funcionam bem em qualquer peixe.
  • Pré-aqueça a grelha em fogo médio baixo.
  • Gentilmente coloque óleo na grelha, para evitar que o peixe fique grudando.
  • Cozinhe o peixe, olhando-o constantemente. Os peixes podem ir de cozido a seco em poucos segundos.
  • Se quiser, adicione um pouco dos condimentos preparados mais cedo ou manteiga derretida com azeite, e regue o peixe com a mistura. Isto irá ajudar a evitar a secura. Para sua segurança, certifique-se de utilizar um pincel feito para cozimento e tenha em mãos uma garrafa de água caso as chamas aumentem.
  • O peixe está pronto quando estiver opaco nele todo, e não quando ele "se desfaz facilmente com um garfo." Isto, na verdade, significa que o peixe cozinhou demais!
  • Deixe-o descansar brevemente antes de ser servido.


Para cozinhar peixe em uma bolsa protetora, faça quadrados de folhas grandes o suficiente para conter os peixes. Faça uma grande ou várias porções individuais, dependendo do que for melhor para o seu evento. Coloque manteiga ou óleo na película e centralize o peixe nela. Cubra o peixe com pouco de cebolas, alhos, laranjas, limões, limas (em qualquer combinação que você gosta), sal, pimenta e ervas frescas como o endro, manjericão, alecrim ou salsa italiana. Dobre as folhas para fazer uma bolsa e grelhe em calor médio-baixo durante 10 minutos. Deixe repousar por cinco minutos antes de tentar abrir a bolsa.