Como fazer molho teriyaki

O molho teriyaki faz uma excelente cobertura vitrificada para frango ou carne. Embora você possa comprá-lo pronto, ele simplesmente não terá o mesmo sabor do molho teriaki caseiro. Além disto, é realmente fácil de fazer este molho você mesmo.

  • Ingredientes e utensílios:
    • 2 xícaras de molho de soja
    • 1 xícara de açúcar mascavo
    • Gengibre fresco
    • Alho fresco
    • Liquidificador ou caçarola
  • Misture o molho de soja e o açúcar mascavo. Despeje o molho de soja em um liquidificador ou panela com uma xícara de açúcar mascavo. Tenha em mente que os molhos de soja não são todos iguais. Experimente diferentes molhos de soja, antes de se decidir por um que seja o seu preferido para fazer molho teriyaki. Se você gosta de um molho mais doce, adicione um pouco mais de açúcar; um pouco de molho de soja extra resultará em um molho teriyaki de sabor e aroma mais fortes. Não misture os ingredientes ainda, há mais um pouco para acrescentar.
  • Prepare o gengibre e o alho. Descasque o gengibre, e coloque cerca de metade de uma xícara no liquidificador. Descasque também o alho, e coloque dois ou três dentes junto com a mistura no liquidificador. É claro que você pode variar as quantidades, dependendo do seu gosto pessoal.
  • Bata o molho teriyaki. Bata os ingredientes até formarem uma mistura lisa.. Você também pode usar uma panela para cozinhar a mistura até estar bem incorporada. Prove o molho e adicione mais de qualquer dos ingredientes, se achar necessário. Adicione uma colher de chá de amido de milho se quiser um molho mais espesso, ou água, se tiver ficado muito grosso. Uma colher de sopa de suco de abacaxi fará um molho teriaki mais doce. Você também pode acrescentar cebolas verdes ou sementes de gergelim se quiser, embora estes ingredientes fiquem melhor como guarnição do prato pronto.
  • Aproveite! O molho teriyaki feito em casa tem um ótimo sabor quando servido com arroz ou legumes refogados. Você também pode usá-lo para marinar frango, porco, ou carne. Este molho doce e picante é excelente para muitas receitas. Faça hambúrgueres de teriyaki para criar uma variação interessante de alguma torrada ou sanduíche, ou faça espetinhos de xixo regados com seu molho teriyaki caseiro. Se você estiver usando molho teriyaki sobre a carne, marine a carne cobrindo-a com molho e depois coloque a tigela na geladeira durante algumas horas para dar tempo ao molho de embeber a carne.


Depois de aprender a fazer a receita básica do molho teriyaki, você pode variar a medida dos ingredientes para adaptá-lo bem ao seu paladar. Você pode também fazer mais ou menos molho, dependendo de quanto vai precisar, variando as quantidades dos ingredientes. Se você não vai usar todo o molho imediatamente, pode guardá-lo na geladeira em um pote, retirando todo o ar, por até duas semanas.

Surpreenda sua família com uma novidade no almoço do próximo sábado, domingo ou feriado! Ou, estréie a sua receita caseira de molho teriyaki na próxima vez que reunir a família e alguns amigos para o almoço. E, prepare-se para os elogios!

Bom apetite!!!