Como fazer mel

Claro, abelhas fazem mel. O mel é feito coletando o néctar, que as abelhas colocam nas células dos favos de mel de sua colméia. Mas como você coleta esse mel?

  • Organize seu equipamento de apicultura: claro, você precisa de uma colméia de onde coletar o mel. Uma consideração importante é sua segurança; há uma razão de por que os apicultores vestem-se da cabeça aos pés.
  • Coletar os favos de mel: o mel é mantido em câmaras sobre onde os ovos são depositados e cuidados. Estas áreas são mais fáceis de remover da colméia do que outras seções, o que é uma boa notícia para coletar o mel. Você pode comer o mel direto do favo, mas apicultores mais sérios e adoradores de mel processam os favos de mel e colocam o mel em garrafas. Quando o mel é utilizado direto dos favos, ele é chamado “favo de mel”, enquanto o mel que é processado é chamado “mel líquido”.
  • Limpe os favos de mel: eles são cápsulas sobre o mel nos favos. Será necessário raspá-los de cada lado dos quadros de mel antes de coletá-lo.
  • Extraia o mel: há máquinas de extração especial para extrair o mel. Elas giram os favos de mel até que o mel saia, dentro de um tanque de mel não processado.
  • Processe o mel: o mel deve ser processado para remover qualquer detrito que pode ter sido extraído junto com o mel. O mel é tão denso que a maioria destes detritos normalmente flutuam e podem ser retirados do topo. Então, ele é aquecido levemente para tornar mais fácil seu trabalho e esticado para remover qualquer pedaço menor de detrito.
  • Engarrafando o mel: agora, o mel está pronto para ser engarrafado. Alguns apicultores filtram o mel antes de engarrafá-lo para remover todo o pólen, mas isso também remove um pouco do sabor, e muitos fãs de mel preferem o mel cru, que ainda tem o pólen. Você pode notar que o mel varia em cor de mais claro para mais escuro. Isso depende da fonte do néctar e resulta num gosto diferente. Geralmente, quanto mais escura a cor, mais forte o gosto.
  • Estocagem: o mel se manterá por um longo tempo. Ele pode cristalizar, especialmente se ele é mel puro, mas você pode comê-lo assim, ou aquecê-lo levemente para dissolver estes cristais novamente. O mel deve ser estocado entre 70 e 75 graus, e bem fechado para prevenir que a umidade entre em contato. Para estocagem por um longo período, mantenha-o num freezer.


Fazer mel de colméias é um belo desafio, além de ser uma atividade recompensadora. Um hobby envolvente que não é para todos. Se estiver se interessando por apicultura, tenha certeza de que esteja adequadamente protegido das abelhas. O mel é puro, naturalmente doce e deve valer o esforço de coletá-lo.