Como fazer leitelho

O leite de manteiga é um ingrediente muito específico utilizado em receitas de bolos, bolachas, waffles e biscoitos. Ele acrescenta um sabor muito exclusivo para a receita. Você também pode bebê-lo. Especialmente se você planeja usá-lo em apenas uma receita, você pode fazer seu próprio leite de manteiga em vez de tentar encontrá-lo em uma loja local. O leite de manteiga é tradicionalmente retirado da nata em cima do leite, mas você também pode fazê-lo em casa. Para fazer seu próprio leite de manteiga, você só precisa de alguns ingredientes simples e alguns minutos. É muito simples de fazer seu próprio leite de manteiga:

  1. Compre os ingredientes. Para fazer leite de manteiga, tudo que você precisa é de leite e creme tártaro ou sumo de limão. Muitas mercearias, especialmente as menores, não vendem leite de manteiga. Usar o leite e o suco de limão é uma excelente forma de evitar ter de procurar por uma loja que o tenha. Como alternativa, você pode usar leite de manteiga cultivado (que pode não existir em sua mercearia local). Isto irá transformar o leite em leite de manteiga. Se você estiver fazendo o leite de manteiga para evitar ter de comprá-lo, utilize o primeiro método.
  2. Misture o leite de manteiga. Adicione uma colher de sopa de creme tártaro ou sumo de limão para cada xícara de leite integral. Você pode misturar o leite diretamente na embalagem, ou em uma tigela ou outro recipiente. Se você estiver fazendo uma grande quantidade de leite de manteiga, você pode reduzir a quantidade de sumo de limão ou de creme tártaro. Se usar um preparado para leite de manteiga, coloque quatro vezes mais leite do que com o leite de manteiga cultivado.
  3. Aguarde. Mexa a mistura e deixe-a repousar à temperatura ambiente por 15 minutos. Em seguida, mexa novamente. Você deve perceber que o leite começa a coagular e engrossar. O ácido láctico no creme tártaro ou sumo de limão é o que transforma o leite em leite de manteiga.
  4. Sirva ou guarde. Sirva o leite de manteiga, utilize-o em sua receita, ou ponha na geladeira. Isso deve mantê-lo durante várias semanas. A validade indicada na embalagem original do leite é uma boa estimativa da quantidade de tempo que ele poderá ser mantido. Tenha em mente que você pode fazer a quantidade de leite de manteiga que você desejar. Uma vez que é bem fácil de fazer, não há necessidade de fazer uma grande quantidade extra para armazenar.
Comprar uma garrafa de leite de manteiga já não faz sentido, especialmente quando é tão fácil fazer em casa e muitas receitas utilizam somente uma pequena quantidade desse leite. Em vez de deixar o resto do leite de manteiga se estragar, use essa receita para economizar, e faça apenas a quantidade que você precisa.