Como fazer kefir

O Kefir é uma bebida nutritiva que enriquece os laticínios. Se você busca por um substituto para o leite e para o iogurte, ou apenas pensa em melhorar a qualidade dos laticínios que consome, optando por uma bebida saudável rica em enzimas, considere mudar para kefir. Você mesmo pode fazer o kefir, se você seguir estas instruções.

Ingredientes:

1 lt leite da sua escolha (orgânico, sem gordura, 1%, integral, ou mesmo  leite de cabra)
2 colheres de sopa de fibra em pó
2 colheres de sopa de probióticos ou kefir em grãos
2 potes de 1/5 lt com tampa que possam ser muito bem fechados (vedados)
Coador de líquidos
Liquidificador

Ingredientes opcionais:

1 colher de sopa de condimentos - stévia, noz-moscada ou canela
Frutas frescas orgânicas: morango, framboesa, banana, kiwi ou manga

•    Prepare os ingredientes e os potes. Lave muito bem os potes, para criar um ambiente limpo. Quando estiver fazendo o kefir, você estará fazendo uma cultura de bactérias; para ter certeza de que será uma cultura saudável, use os potes muito bem limpos. Use o leite mais fresco possível.

•    Misture os ingredientes da base. Coloque o leite nos potes. Coloque a fibra e o granulado de kefir ou outra cultura probiótica, mexa bem.

•    Vede os potes, e armazene em temperatura ambiente por dois ou três dias. Agite os potes duas vezes por dia, para ter certeza de que o kefir ou cultura probiótica estão misturando bem. Uma vez por dia, abra o pote e teste o sabor. A mistura deverá adquirir consistência e um sabor ligeiramente azedo. No segundo ou terceiro dia você deverá obter o sabor azedo agradável que está procurando. Se você está começando agora a aprender a fazer kefir, talvez queira tentar preparar a bebida algumas vezes, até obter um sabor que o agrade.

•    Coe o kefir. Despeje o kefir de uma jarra para outra usando o coador durante o processo, para reter grumos de kefir ou probióticos, que talvez tenham se formado no fundo dos potes. Estas culturas (ou colônias) de bactérias podem ser a cultura inicial para a próxima vez que você for fazer kefir. Mantendo uma rotina regular de fazer o seu próprio kefir em casa, você fará estas culturas crescerem e aumentarem.

•    Agora que o kefir está com uma consistência mais espessa e lisa, acrescente sabores opcionais. Utilize condimentos e frutas. Passe as frutas pelo liquidificador, coloque a pasta resultante no kefir e misture bem.


•    Guarde o kefir na geladeira. O kefir está pronto para ser consumido, bebido como leite, ou com uma colher (como iogurte). A bebida dura duas semanas na geladeira.

•    Use os grumos que você retirou do kefir (ou um pouco do próprio kefir) para fazer a próxima porção. Comece de novo pelo passo 1, e faça outra porção. Esta estará pronta quando você terminar de consumir a que fez agora.

O kefir é um líquido espesso com uma consistência entre o iogurte líquido e o leite. Algumas dietas como a The Body Ecology Diet propõem amplamente o uso do kefir em uma dieta saudável. Existem culturas prontas para vender, para serem usadas no leite para fazer kefir, e podem ser adquiridas em lojas de produtos e suplementos naturais.