Como fazer granola caseira: lanche saudável

Granola caseira é um delicioso e saudável lanche ou café da manhã. Com as suas nozes e sementes, é bastante nutritiva, mas pode acabar tendo alto teor de gordura. Muitos tipos de granola e barras de cereal que você compra nas lojas têm conservantes e outros ingredientes desnecessários. Mas, quando você faz sua própria granola, você pode decidir exatamente o que vai nela. Esta receita de granola vai te ajudar a fazer um café da manhã ou lanche da tarde saudável. Veja como fazer granola em casa.

  •  Ingredientes: Você vai precisar
    • Meia xícara de cada um: sementes de girassol sem casca, amêndoas, coco em flocos
    • 2 xícaras de aveia em flocos
    • 1 / 4 xícara de sementes de gergelim
    • 1 / 2 xícara de mel
    • 1 / 3 xícara de óleo de cozinha
    • Outros ingredientes, a gosto
  • Você pode experimentar diferentes ingredientes, dependendo do seu gosto. Esta é uma receita de granola comum saudável para iniciantes, mas você pode variar as quantidades dos ingredientes secos, ou até tirar alguns deles completamente. Você pode até adicionar M&Ms, mini gotas de chocolate, ou extratos aromatizantes. Outros ingredientes que você pode usar incluem nozes, canela ou frutas secas, embora esta não é de forma alguma uma lista grande.
  • Misture os ingredientes: Misture todos os ingredientes secos juntos em uma tigela grande. Em seguida, adicione o mel e o óleo. Mexa bem a sua mistura, certificando-se que os ingredientes secos estão cobertos por completo pelos ingredientes molhados. Algumas pessoas usam suas mãos para esta tarefa, mas uma colher ou espátula vai funcionar também. Quebre todas as grandes aglomerações de ingredientes secos de modo que a mistura de mel e óleo possa cobrir totalmente os ingredientes secos.
  • Asse a granola: Espalhe a mistura de granola uniformemente em uma assadeira untada e leve ao forno por 30 a 35 minutos a 150 graus, até dourar ligeiramente. Você deve mexer a mistura na metade para assegurar uma cozedura igual e evitar que ele queime no fundo.
  • Quebre em pedaços de granola:  Retire a mistura de granola do forno e desenforme sobre um pedaço de papel alumínio. Assim que esfriar, quebre em pedaços.
  • Armazene e sirva: Se armazenado em um recipiente hermético, a granola irá manter a temperatura ambiente por até duas semanas. Diferentemente da granola comprada em loja, a variedade caseira não possui conservantes, por isso não vai durar tanto tempo, mas será muito mais saudável. Você também pode congelá-lo para uso posterior. Quando você estiver pronto para usar, basta retirar o saco do freezer e deixar descongelar. A granola é ótima por conta própria, como cereal com leite, ou como uma cobertura de iogurte.


Os pedaços de granola crocante podem parecer difíceis de fazer, mas na verdade eles são bastante simples. Uma vez que você pegar o jeito de uma receita simples, brinque com as quantidades dos ingredientes até que você encontre a combinação perfeita. Granola é ótima, porque ela é cheia de fibra saudável e ingredientes nutritivos e, ao mesmo tempo, pode satisfazer seu dente doce.