Como fazer frango grelhado

Minha esposa se cansa de frango. Eu quase nunca faço, e grelhar é uma das minhas maneiras favoritas de prepará-lo. Você pode ter ótimo frango sempre, e você pode desfrutar de uma variedade quase infinita também, se você seguir algumas orientações simples ao grelhar. É perfeito para qualquer um desde chefes iniciantes até mestres.

Para fazer o frango grelhado perfeito:

  • Se você for usar uma marinada, tente deixar o frango ficar na marinada durante várias horas antes de grelhar. Se você quiser usar uma marinada no último minuto, use um injetor para colocar o sabor profundo dentro do músculo. Há inúmeras marinadas para se experimentar. Experimente fazer uma pesquisa na web para "receita de marinada". Você vai encontrar várias receitas para tentar nos próximos anos.
  • Não use muito sal ou condimentos (se houver) na sua marinada. O sal faz com que os sucos saiam, deixando o seu frango seco. Se o seu frango precisar de sal, coloque antes de servir.
  • Sele a superfície da carne para manter os sucos dentro. Óleo é a sua melhor aposta. Manteiga funciona, e dá um sabor maravilhoso, mas você tem que tomar cuidado para não queimar. Eu gosto de misturar um pouco de óleo com um pouco de marinada e ficar escovando a superfície do frango, enquanto eu estou grelhando. Eu tento usar a marinada fresca para a escovação. Se você usar a marinada em que o frango cru estava, pare de escovar vários minutos antes de retirar o frango da grelha. Certifique-se que todas as superfícies estão expostas ao calor alto antes de servir para matar qualquer bactéria que foi deixada na marinada do frango cru.
  • Cozinhe o frango para o ponto perfeito, mas cuidado para não queimar. Esta é a parte mais difícil de acertar. Grelhar não é uma ciência exata. Se a sua galinha for cozida de menos, as bactérias presentes na carne, como a salmonela, não serão mortas, e você pode acabar ficando doente. Cozinhar demais seca o frango e o deixa duro e não apetitoso. Tente estas dicas simples para evitar os dois extremos:

    • Use apenas o calor médio ou baixo até à fase final do cozimento. O cozimento devagar permite que o calor penetre lentamente no centro sem queimar nem secar os tecidos de fora. O cozimento lento permite também que os sabores de churrasco penetrem mais. Se você quiser dourar a sua galinha, espere até que a sua temperatura interna esteja quase perfeito, em seguida, coloque-o próximo à fonte de calor e seque rapidamente e doure. Seu fogo está quente, se você não conseguir segurar sua mão onde o frango vai estar por mais de dois segundos. Se você pode segurar a sua mão ao nível de galinha por cerca de 4-6 segundos, mas não mais, você tem a temperatura certa. Obviamente, o calor baixo (seis segundos) leva mais tempo para cozinhar do que o calor médio (quatro segundos).
    • Grelhe principalmente frango desossado. Isso é difícil se você está cozinhando coxas e pernas. Retirar os ossos destas peças é difícil, principalmente das pernas. Você pode querer guardar esses cortes para uma refeição diferente. As asas são finas, de modo que os ossos não são um problema. Se você grelhar com o osso, lembre-se que o osso vai absorver o calor. Se você não for cuidadoso, os tecidos de fora ficarão secos, enquanto os tecidos perto do osso ainda estão crus. Continue regando com óleo ou marinada com óleo. Vire com freqüência.
    • Use um termômetro para determinar o cozimento. Um termômetro é calibrado. Seus olhos não são. O frango está pronto quando a parte mais interna atingir 73 graus Celsius, não antes. Se você verificar e ver que a temperatura interna ainda é muito baixa, pincele um pouco de óleo em cima do buraco que você fez para que os sucos não caiam. Também limpe o termômetro com uma toalha de papel úmido para remover qualquer bactéria que poderia ter vindo da carne crua.
    • Tenha cuidado com marinadas. Qualquer coisa com açúcar ou molho de tomate nele vai queimar. Nunca aplique o molho para churrasco, até pouco antes de colocar o frango na grelha. Vire e reaplique algumas vezes, virando antes de queimar. Tenha um cuidado redobrado com teriyaki. O teor de açúcar é alto, e ele vai queimar facilmente.


A prática leva à perfeição. Se você seguir as orientações acima, você estará fazendo excelentes pratos de frango grelhado rapidinho. Bom apetite!