Como fazer batata rosti

Batatas rosti são um prato fácil de fazer, uma vez que você pegar o jeito. Aqui estão algumas dicas para fazer boas batatas rosti.

  1. Escolha a batata. Em geral, você precisa de uma batata grande por pessoa. Isto varia, obviamente, dependendo se você estiver fazendo um café-da-manhã ou acompanhamento. Batatas rosti são muito saborosas, por isso verifique se você está fazendo o suficiente!
  2. Preparação prévia. Descasque as batatas, corte-as em pedaços grandes e, em seguida, ferva-as em água salgada por cerca de 5 minutos. Você precisa que elas fiquem – isto é, macias, mas não totalmente cozidas.
  3. Escorra e esfrie. Escorra as batatas parboilizadas e deixe-as esfriar até que você possa pegá-las confortavelmente.
  4. Rale. Quando suas batatas estiverem fias, rale-as usando um ralador grosso.
  5. Tempo de cozimento. Quando estiver pronto para cozinhar suas rosti, aqueça um pouco de manteiga ou óleo em uma frigideira. A panela precisa estar quente mas não esfumaçando.
  6. Tempero. Adicione sal e pimenta às batatas - é mais fácil misturar com as mãos.
  7. Esmague as batatas na panela. Se você quiser fazer bastante rosti, esmague todas as batatas na panela. A camada de batata não pode ser maior que meia polegada de espessura, ou elas não vai cozinhar adequadamente. Para fazer porções individuais, esmague a batata em anéis na panela.
  8. Cozinhe por 5 minutos. Assim que a batata tiver sido esmagada na frigideira, deixe-as cozinhar durante 5 minutos para que fiquem douradas (apesar de você não ser capaz de vê-las!).
  9. Vire-as. Vire as rosti. Não como uma panqueca porque as rosti são muito quebradiças. Você precisa coloca-las em um prato, colocar outro prato em cima e virá-las.
  10. Cozinhe o outro lado. Adicione um pouco mais de manteiga ou óleo na panela, em seguida coloque as  rosti de volta a panela de modo que o lado não cozido fique no fundo. Cozinhe por mais 5 minutos.
  11. Sirva. Quando ambos os lados estiverem cozidos, as rosti estarão prontas para servir.
As rosti fazem um belo prato para café-da-manhã, com ovos ou bacon. É também um bom acompanhamento para uma refeição principal, ou como lanche. Você pode adicionar o que quiser as suas rosti - tente cebola, bacon ou queijo colocados por cima. Contanto que você se lembre de parboilizar as batatas com antecedência, o rosti é um prato rápido e fácil de fazer.