Como fazer adubo com café

Talvez você seja uma das diversas pessoas tentando reduzir a quantia de lixo que produz. Talvez você esteja se perguntando por que sua loja de café local esteja dando restos de café para jardineiros. Ou talvez você somente esteja procurando por uma fonte grátis para fertilizar seu jardim. A resposta para todas as perguntas é que grãos de café são fáceis para usar no jardim, para fazer adubo ou como alimento para as plantas.

  • Fonte de seus grãos de café. Se você não funciona sem uma xícara de café adequada durante as manhãs, então pode fazê-lo bem sozinho. Se sim, então você tem uma fonte de café para usar no jardim. Se não é um bebedor de café, ou não tem uma máquina de café, então você terá de procurar uma loja de café que dá o café que vai fora – ou talvez haja uma máquina de café no trabalho que você possa esvaziar.
  • Utilize-o fresco. Por estarem úmidos e cheios de nutrientes, os grãos de café rapidamente começam a mofar. Grãos de café mofados ainda podem ser utilizados, mas eles não possuem uma aparência muito legal para que você queira utilizá-los como adubo ao invés de usá-los como uma cobertura.
  • Cobertura. Se você não cuida muito de seu jardim, então você simplesmente pode jogar seus grãos de café sobre o solo como uma cobertura. A cor negra deles absorve o calor do sol e pode ajudar o solo a se aquecer, além de adicionar todos os seus nutrientes enquanto se desmembram.
  • Deter pragas. Outra vantagem de usar grãos de café diretamente no solo é que eles podem deter pragas. Lesmas e caracóis não são encontrados numa textura arenosa ou de cafeína e podem ir para outro lugar. Se tiver um problema com gatos usando seu jardim como banheiro, então uma cobertura de café pode ajudar a distinguir o cheiro e encorajá-los a ir embora. E se você tem acesso a uma fonte regular de grãos de café, então vale a pena experimentar ver se o cheiro confunde moscas e outras pestes que encontram suas plantas pelo cheiro.
  • Faça um alimento líquido. Coloque cerca de uma libra de grãos de café num pote de água com 5 galões de água, deixe-o para aquecer um pouco e você terá um alimento rico em nitrogênio que pode ser utilizado em plantas famintas no seu jardim. O alimento resultante será levemente ácido – bom para usar em plantas que amam ácido (como camélias, azaléias, gardênia, hortênsias, rododendros e arandos). Você pode utilizá-lo em qualquer lugar, mas mantenha em vista o pH de seu solo realizando alguns testes de acidez a cada temporada com a medição do Ph do solo ou um kit de testes químicos para o jardim.
  • Adicione grãos de café para a sua pilha de adubo. Se você tiver uma pilha de adubação, então você pode adicionar grãos de café – filtros e tudo – à sua pilha. A razão de carbono para nitrogênio dos grãos de café é de 20:1; o que significa que ele adiciona bastante nitrogênio para a sua pilha que pode acelerar o processo de decomposição ou compensar por um monte de materiais “marrons” ricos em carbono (como caules de plantas lenhosas, papel amassado ou papelão). A taxa de C para N dos grãos de café é é semelhante ao de grama cortada, e porque tem sido baixo para cima, ela tem uma grande superfície e se decompõe rapidamente.
  • Dê nova vida às suas minhocas. Você também pode adicionar grãos de café para seu compostor de minhocas – as minhocas irão adorar passar por ele. Num compostor de minhocas, você precisará cuidar os níveis de acidez. Equilibre a acidez dos grãos de café com cal ou cascas de ovos esmagadas


Se você é realmente viciado em café, você também apreciará o bônus final que virá para seu jardim. Toda vez que ir no jardim, você sentirá aquele aroma de café fresco!