Como dar uma ótima festa de luau havaiano

No Havaí, a palavra "luau" significa "festa". Luaus são tipicamente grandes festas onde grupos de família e amigos se reúnem para compartilhar boa comida e boa diversão. Luaus Havaianos temáticos estão por toda a parte, desde festas de aniversário até casamentos. Aqui estão algumas dicas para adicionar algum estilo à sua própria festa de luau havaiano.

  1. Localização e tema

    • Sua festa de luau deve ser feita ao ar livre se possível. Se você precisa mover para dentro por causa do clima ou restrições de espaço, assegure-se de que suas decorações e comida possam ser facilmente movidas para dentro.
    • Avise seus convidados com antecedência de que o tema da festa é havaiano. Peça que eles se vistam com camisetas havaianas ou vestidos, shorts, sandálias, e qualquer outra coisa que eles pensem que possa fazer parte do tema.
  2. Decoração

    • Pense tropical. Pegue algumas tochas tiki baratas da loja de casa e jardim, velas esculpidas, bandeirolas verdes, cocos e quaisquer outras decorações que tenham temas relacionados como conchas, surf ou dança de hula.
    • Coloque arcos hula ao redor de uma cerca, prendendo-os com arame floral. Adicione grandes flores de seda, grudando-as com arame, e decore com fitas de enfeites de papel crepom. Procure em lojas de festas ou papelarias por estes materiais.
    • Saias de capim podem ser encontradas em qualquer loja de festas, e elas são uma fabulosa decoração para tudo, desde a mesa do buffet até as cadeiras de pátio. Utilize fita dupla face para prender as saias de capim a qualquer lugar que lhe venha à cabeça.
    • Assegure-se de ter colares havaianos de flores de plástico ou seda para cada convidado. Estes são indispensáveis, e estão disponíveis em qualquer loja de festas. As flores também devem ser parte de suas decorações. Quanto mais cheirosas e coloridas, melhor serão como decoração.
  3. Comida e bebida

    • Coquetéis tropicais clássicos, como Mai tais, Daiquiris e Pina coladas são perfeitos para o seu luau havaiano. Ofereça também uma versão não alcoólica. Jarros de chá gelado ou ponche, apresentados em uma grande vasilha com frutas frescas, são grandes escolhas de bebidas. Não esqueça das sombrinhas de coquetel! Servir drinques em cascas de coco também é um toque legal.
    • A comida deve refletir pratos tradicionais havaianos o máximo possível. Confira idéias em sites de receitas online. Poi, arroz com galinha, e salmão Lomi são todas excelentes escolhas.
    • Se você tem espaço e está se sentindo corajoso, você pode assar um porco inteiro (isto pode ser muito assustador para crianças muito pequenas, no entanto). Através do seu açougueiro, você pode conseguir um porco adequado para assar no espeto, mas ligue antes para saber quanto tempo de antecedência eles precisarão para conseguir um para você.
    • Se você não pode fazer pratos autênticos, tente fazer substituições tropicais em pratos tradicionais, ou sirva sua comida de festa favorita com toques tropicais. Suco de abacaxi é uma base deliciosa de marinada para a maioria dos tipos de carne, e pedaços de fruta são ótimas guarnições. Abacaxi cortado em fatias grossas também é realmente saboroso quando grelhado.
  4. Diversão e jogos

    • Para crianças, você pode comprar algumas flores artificiais baratas e barbante ou linha de pesca, e deixá-los criar seus próprios colares havaianos. Idéias de jogos podem incluir jogos tradicionais com um toque havaiano, como substituir um coco pela batata na "batata quente", ou "coloque o rabo no porco".
    • Os jogos de luaus havaianos tradicionais são na verdade testes de força e habilidade. Corridas de planejamento, pista com obstáculos, ou outros tipos de competições, dando pequenos prêmios aos vencedores. Café Ground Kona, um produto de exportação havaiano, é um ótimo prêmio. Você também pode fazer uma competição de lançamento de dardos, o alvo sendo uma grande melancia com um alvo pintado nela.
    • Apesar de não ser tradicionalmente havaiano, o limbo é um jogo divertido com raízes tropicais. O objetivo do jogo é dançar embaixo do bastão do limbo sem se inclinar para a frente; você tem que se inclinar para trás e segurar os braços ao lado do corpo para passar embaixo do bastão. Mova o bastão do limbo cada vez mais para baixo a cada rodada. O vencedor é a pessoa que consegue passar embaixo do bastão no nível mais baixo.
    • Não esqueça a música! Faça um estoque de músicas havaianas e de praia para que você tenha um fluxo constante de música apropriada. Se você não tem uma grande coleção própria, pegue emprestado com amigos ou na biblioteca, ou compre músicas individuais online.

Cuidado: 

Se você utilizar tochas tiki, velas, ou velas de citronella, nunca as deixe acesas e sem supervisão. Mantenha um olho em qualquer tipo de chama acesa.  

Dicas rápidas: 

Toques tropicais de decoração podem incluir copas de palmeiras, flores, cocos, abacaxis, nozes de macadâmia, arcos de hula, saias de capim, e montes de camisetas espalhafatosas.

Decore o seu buffet com conchas do mar, flores, e várias mini sombrinhas de coquetel.