Como cozinhar costelas

Para muita gente, as costelas são a primeira coisa que vem à mente quando apalavra "churrasco" é pronunciada - e com razão! As costelas, se de porco ou boi, são onipresentes em todos os churrascos nos EUA e são uma especialidade de muitas churrascarias hoje. Costelas podem ser complicadas para cozinhar em casa, mas uma boa preparação torna o trabalho muito mais fácil.

Essas dicas devem te ajudar a fazer excelentes costelas.

  • Conheça as suas costelas . Elas são de carne de porco ou boi? São costeletas, ripas, gaúchas ou ponta de agulha? Todos os tipos exigem cuidado e atenção, mas há receitas e instruções específicas para cada tipo.
  • Tempere as costelas bem. Mistura de temperos são ideais para as costelas, e há uma abundância no mercado para escolher. Cubra as costelas com uma camada fina de mostarda (tente mostarda de mel, se você gosta de molho de churrasco doce), polvilhe as costelas liberalmente com o tempero e, em seguida, esfregue-o na carne muito bem.
  • Leve as costelas à geladeira de 4 a 48 horas, bem embrulhadas.
  • Cozinhe as costelas. Esta é a primeira cozedura para fazer ótimas costelas. "Baixo e lento" é a chave aqui, e isso pode ser alcançado de diversas maneiras.

    • Fogão lento (crock pot) ou outras panelas de cozimento lento: Corte as costelas em pedaços pequenos e cozinhe em fogo baixo por dez horas.
    • Forno: Arrume as costelas em uma assadeira grande e cubra firmemente com papel alumínio. Asse em forno a 108 graus por seis a oito horas. Este não é o método ideal se você não tem ar condicionado no verão!
    • Torrador elétrico: Corte as costelas de acordo com as instruções na panela, depois cozinhe a 93 graus por cerca de seis a oito horas.
    • Ferver: O método absolutamente mais fácil, mas o meu menos favorito em sabor. Colocar as costelas para ferverem uma panela grande temperada com cebola, alho, fumaça líquida, aipo, louro e umas colheres de tempero ou mistura de churrasco. Reduza para o fogo brando. Alguns tipos de costelas demoram mais para cozinhar do que outras com o fogo brando, então observe com cuidado. Costelas precisam de uma a três horas, dependendo do corte. Teste a ternura fincando com um garfo.
    • Grelha: Cozinhe as costelas na temperatura mais baixa possível (gás ou carvão) por oito horas. Isso requer muita atenção e cuidado, mais do que qualquer outro método, então proceda somente se você estiver confiante sobre suas habilidades de grelhar. Se você optar por  cozinhar as costelas inteiramente na grelha, não use uma mostarda doce para a etapa de polvilhar, já que ela vai queimar muito antes da carne ficar macia.
    • Assadeiras elétricas e fogões lentos têm tampas que guardam os sucos e continuamente "auto-regam" as costelas. Se usar os métodos de forno ou grelha, faça um "molho" para regar as costelas a cada meia hora para mantê-las úmidas. Para um molho básico, misture quatro xícaras de vinagre de cidra ou cerveja com três colheres de mistura de tempero que você usou anteriormente. Use essa mistura para regar a carne a cada 30 minutos. Há várias ótimas receitas para molhos em toda a Internet. Observação: se você estiver cozinhando para um grande número de pessoas, o primeiro cozimento pode ser feito até um dia antes do encontro, desde que as costelas fiquem refrigeradas, te dando tempo para cozinhar várias, se necessário.
    • Uma vez que as costelas foram cozidas até ficarem macias por qualquer dos métodos acima mencionados, elas estão prontas para um cozimento  final na grelha. Aqueça a grelha para médio. Distribua as costelas uniformemente ao longo da grelha e cozinhe por cinco minutos em cada lado para dourar a carne.
    • Pincele com o seuho de churrasco favorito e dê mais cinco minutos a cada lado para caramelizar o açúcar no molho e finalizar as costelas.
    • Deixe repousar alguns minutos antes de servir - os açúcares em molhos de churrasco chegam a ferver e provocam queimaduras desagradáveis aos dedos e línguas!