Como cozinhar batatas no microondas

Batata cozida no forno pode levar bastante tempo. Você pode ser tentado a colocar só uma no microondas e fazê-la mais rápida. Se você quer cozinhar uma batata no microondas, siga estas instruções e você terá ela pronta com pouco trabalho.

  • Analise o manual do microondas. Nem todas os microondas são iguais. Há uma ampla variedade de níveis de poder ou potência disponíveis em microondas. Quanto mais alta a potência, mais rapidamente o microondas deve cozinhar. Por esta razão, a quantidade de tempo necessária para cozinhar uma batata no microondas depende de que tipo de microondas você tem. Leia o manual e deve haver algumas instruções em relação ao nível de potência e o tempo para cozinhar diferentes itens, incluindo batatas.
  • Lave as batatas. Remova toda sujeira e qualquer saliência.
  • Use um garfo para fazer buracos. Estes buracos são usados para ventilação. O microondas cozinha de dentro para fora, para que o ar quente e o vapor criado quando o interior da batata cozinha precisa desses ventos, ou a batata pode explodir criando uma bela bagunça. Certifique-se de fazer os buracos bem profundos na batata, em ambas as extremidades e ao redor de todos os lados.
  • Embrulhe em papel toalha úmido. A toalha irá ajudar a casca da batata a reter a umidade.
  • Coloque a batata num prato e depois no microondas. Isso funciona melhor se você tem um prato giratório no microondas. Coloque a batata sobre um prato e então insira no microondas.
  • Ligue o microondas. Usando o tempo e o nível de potência sugerido pelo manual do microondas, programe o tempo e aperte o botão inicial.
  • Aperte levemente para testar o cozimento. Quando o microonda estiver pronto, embrulhe outro papel toalha em volta da batata e aperte levemente. Lembre-se que a batata estará bastante quente. Se a batata cede um pouco, ela deve estar mole o bastante para parar de cozinhar no microondas. A batata, entretanto, não está pronta ainda.
  • Deixa a batata esfriar e complete o cozimento. Já que o microondas cozinha de dentro pra fora, elas continuam a cozinhar depois que o microondas para. Isso é chamado normalmente de cozimento passivo. A batata precisa ser deixada parada por ao menos cinco minutos para continuar a cozinhar.
  • Corte e sirva a batata. Escolha sua cobertura predileta e então jante a batata.


Batatas cozidas costumavam levar um longo tempo pra cozinhar. Com a popularidade dos microondas, aquele tempo pode ser reduzido. Siga estas instruções e os tempos do seu manual e você pode cozinhar uma batata no microondas.