Como assar filé mignon: cozinhando filé mignon

Quando chega a hora de assar filé mignon, menos é mais. Diferente de muitos cortes de carne que requerem marinada de doçura, filé mignon, ou contrafilé, precisa de pouca preparação para dar ótimos resultados.

Por falar nisso, se você está procurando por boas receitas como esta, mas todas em um só lugar, eu pessoalmente recomendo “Cpycat Recipes” – honestamente, por que comer fora quando você pode comer a mesma comida em casa e por menos dinheiro? Aqui está como preparar o filé mignon.

1. Para preparar o contrafilé, triture pimenta fresca  por tudo ou borrife com um esfregão de carne como “Emeril’ Steak Rub” ou “McCormick Montreal Steak Spice”. Deixe a carne parada por 30 minutos para absorver os temperos.

     •    Um tempero maravilhoso para bife, disponível online se você vive fora de New England, é o Tempero Prime Rib da companhia de temperos Healthy Solutions.

     •    Outro ótimo tempero para bifes de alta-qualidade é a Pasta de Alho Amoré, disponível na seção gourmet ou de comida italiana dos melhores mercados. Espalhe-o na carne e então borrife com pimenta moída antes de assar o filé.

     •    Se desejado, especialmente se seu bife é muito magro, envolva uma tira de bacon ao redor do pedaço e proteja com um palito de dente que tem estado na água por 20 minutos.  Isso dará sabor à carne e prevenirá que ela seque. Esta é somente uma das diversas receitas de filé mignon com bacon.

2. Pré-aqueça sua churrasqueira entre as temperaturas média e alta antes de assar o contrafilé. O filé é melhor quando assado não mais do que em temperatura média, então, ele assa rapidamente. Saber quanto tempo assar o filé mignon é uma arte porque há tempos muitos precisos.

Procure mais de 100 receitas de molhos para churrasco
Secretos molhos de churrasco

     •    Se você tem uma churrasqueira a gás, reduza a temperatura e depois de assar a carne em ambos os lados para acabar de assar sem secá-la.

     •    Com uma churrasqueira, asse a carne e então coloque um pouco de carvão (cerca de 1/3) e termine a seção de resfriamento.

     •    Se a gás ou carvão, cubra a churrasqueira após de assar.

3. Não salgue a carne até depois que ela esteja assada em ambos os lados. Salgar antes faz com que os sucos saiam da carne de modo que ela fique dura.

4. O tempo de preparo do filé mignon irá variar dependendo de como você quer que ele fique.  Cozinhe de modo adequado e teste com um termômetro de carne de leitura instantânea ou digital. Para ao ponto, asse a 145F (63C); para mal passado, asse a 130F (54C); e para bem passado (que não é recomendado para um corte muito magro!), asse a 160F (71C).

5. Use pinças ou espátulas na churrasqueira ao invés de um garfo. Furar a carne permite que os sucos escorram e a carne seque!


6. Deixe a carne descansar por cinco minutos, cobrindo com folhas de alumínio do outro lado de onde ela foi assada, antes de servir.

7. Para uma nova sensação de sabor, pingue nos pedaços prontos óleo de oliva pouco antes de servi-los!

Tente estes métodos para filé mignon na próxima vez que você quiser um contrafilé saboroso. Assar pedaços é a melhor maneira de preparar filé. Sabendo como assar filé mignon, você já pode começar. Boa sorte!

Ferramentas necessárias:

Termômetro de carne
 Pinças ou espátula de assar

Dicas rápidas:

Prepare o filé mignon simplesmente para os melhores resultados e para permitir que ele revele seu próprio sabor.
Embrulhe os filés com bacon, se quiser, para dar sabor e suculência.