Como fazer molho teriyaki

Com molho Teriyaki se faz um ótimo glaze de frango ou carne. Embora você possa comprá-lo em uma garrafa, ele não terá o mesmo sabor do molho teriyaki caseiro. Além disso, é realmente fácil de se fazer isso sozinho.

  1. Ingredientes e suprimentos:
    • 2 xícaras de molho shoyu
    • 1 xícara de açúcar mascavo
    • Gengibre fresco
    • Alho fresco
    • Liquidificador ou panela
  2. Misture o molho shoyu e o açúcar mascavo. Despeje o molho shoyu em um liquidificador ou panela com uma xícara de açúcar mascavo. Tenha em mente que nem todos os molhos shoyu são os mesmos, você pode querer experimentar diferentes molhos shoyu para encontrar o seu favorito para fazer o molho teriyaki. Se você gosta de um molho doce, adicione um pouco mais de açúcar; molho shoyu extra vai fazer uma calda mais picante. Não bata os ingredientes ainda, você ainda tem um pouco a acrescentar.
  3. Prepare o gengibre e o alho. Descasque o gengibre, e adicione cerca de meia xícara no liquidificador. Descasque também o alho, e adicione cerca de dois ou três dentes para misturar no liquidificador. Claro, você pode variar essas quantidades, dependendo do seu gosto pessoal.
  4. Bata o molho teriyaki. Bata os ingredientes juntos até ficar cremoso. Você também pode usar uma panela para cozinhar a mistura até que fique uniforme. Prove o molho, e adicione mais de qualquer dos ingredientes se você ache necessário. Adicione uma colher de chá de amido de milho, se quiser que o molho fique mais espesso, ou água, se estiver muito grosso. Uma colher de sopa de suco de abacaxi fará um molho teriyaki doce. Você também pode adicionar cebolas verdes ou sementes de gergelim se quiser, apesar de ficarem melhor como um condimento no prato pronto.
  5. Aprecie!Molho teriyaki caseiro fica ótimo com frituras, arroz ou legumes. Você também pode usá-lo como um molho de frango, porco, ou carne. Este doce e picante molho é excelente para muitas receitas. Faça hambúrgueres teriyaki numa mistura interessante de um prato típico americano, ou faça shish kabobs regados ao seu molho teriyaki caseiro. Se você estiver usando o molho teriyaki sobre a carne, a cooque o molho como cobertura da carne emu ma tigela e depois coloque a tigela na geladeira por algumas horas para deixar que o molho se infiltre dentro da carne.