Como escolher uma clarabóia

Quando se trata de escolher clarabóias para sua casa você tem uma variedade de opções. Você pode escolher clarabóias em todas as formas e tamanhos diferentes, com diferentes cores níveis de proteção UV, e com níveis diferentes de eficiência de energia e ventilação. Há três grandes categorias a considerar quando se está escolhendo uma clarabóia para a sua casa.

Estilo e funcionalidade. Clarabóias vêm em muitas formas e tamanhos... e funcionalidades. No sentido mais amplo sua clarabóia pode ser fixa, operável ou tubular, mas dentro destas classificações você tem ainda mais opções.

  1. Fixa. Uma clarabóia fixa é uma que não se move ou abre. Sua finalidade exclusiva é permitir a entrada de luz em um aposento. Clarabóias fixas incluem:

    • Plana – veja abaixo.
    • Cúpula – veja abaixo.
    • Redonda – esta clarabóia circular borbulha para fora acima da superfície do telhado em um formato de meia esfera.
    • Pirâmide – clarabóias de pirâmide consistem em 4 peças triangulares que se juntam para formar uma pirâmide que se projeta para fora do telhado.
    • Polígono – esta clarabóia ornamentada é criada usando múltiplas peças de vidro ou acrílico em forma de longos e compridos triângulos (polígonos) que têm seu cume acima da superfície do telhado; é tipicamente uma escolha cara, mas impressionante.
  2. Ventilada (Operável). Uma clarabóia ventilada (ou operável) é controlada por um controle remoto, manivela de mão, ou automaticamente pela temperatura dentro da sua casa. Estas clarabóias têm a capacidade de abrir e permitir que o ar passe por elas. Clarabóias de ventilação são tipicamente fechadas por uma dobradiça de um lado e abertas e fechadas por comando.

    • Plana – esta clarabóia comum é simplesmente uma peça plana de vidro ou acrílico no formato de um quadrado ou retângulo.
    • Cúpula – uma clarabóia de cúpula é parecida com uma clarabóia plana exceto por serem arredondadas acima da superfície do telhado.
  3. Tubular. Uma clarabóia tubular é uma escolha popular para corredores estreitos, banheiros e closets. Estas clarabóias tendem a ser semelhantes a suportes de luz convencionais por causa de seu tamanho e intensidade concentrada. Uma clarabóia tubular captura a luz do sul em um tubo projetado para fora do telhado. O interior desse tubo é coberto com uma camada de metal altamente reflexiva, que envia a luz rebatida no metal para dentro do pequeno aposento ou corredor que está na outra ponta do tubo. A luz do sol é difusa, o que evita os danos solares aos carpetes e móveis que outras clarabóias podem causar. Clarabóias tubulares são tipicamente muito fáceis de instalar, dependendo da construção da sua casa.

    Materiais de clarabóia. Há três materiais padrão dos quais as clarabóias são feitas. Suas escolhas podem ser limitadas pelo tipo de clarabóia que você escolher, então confira qual das opções seguintes está disponível para você antes de tomar uma decisão final.

    1. Acrílico. Acrílico é o vidro sintético mais comum e econômico disponível. Ele permite que você escolha a partir de uma variedade de cores, níveis de resistência UV e entre aplicações simples ou duplas. O acrílico é usado em ambas as regiões norte e sul dos Estados Unidos.
    2. Lexan. Lexan é um material de vidro sintético parecido com o acrílico que é resistente ao impacto contra restos trazidos pelo vento. O Lexan é usado em clarabóias em regiões propensas a furacões.
    3. Vidro laminado. Também usado em clarabóias em regiões propensas a furacoes, o vidro laminado está disponível em ambos os desempenhos de vidro monolítico e isolado e pode ser usado com coberturas de baixo E, coberturas reflexivas, e numerosas cores e enchimentos de vidro inertes. O vidro laminado não está disponível em clarabóias de cúpula.


  4. Opções de lustro de clarabóias. As opções de lustro lhe dão níveis diferentes de proteção e isolamento. Dependendo da severidade do clima e outros elementos do ambiente em sua área, você pode optar por isolamento limitado ou substancial.

    1. Simples. O lustro simples está disponível em todos os tipos de lustro acima. Ele fornece o menor isolamento de calor e frio assim como de som.
    2. Duplo. O lustro duplo está disponível em acrílico e lexan e inclui um espaço de ar isolado que é mecanicamente selado. Ele reduz o barulho de fora (por exemplo, chuva e granizo) e aumenta a eficiência de energia da sua casa.
    3. Vidro isolante. O vidro isolante está disponível para clarabóias de vidro e, como o nome indica, fornece isolamento – mais especificamente um espaço aéreo hermeticamente selado. Esta também é uma ótima escolha para ajudar a proteger sua casa das intempéries.