Como usar uma bomba de piscina

Uma piscina residencial é uma tremenda alegria e diversão cerca de noventa e oito por cento do tempo - e nós às vezes esquecemos dos outros dois por cento! Mas estes dois por cento (conhecidos também como manutenção) são vitais para o seu aproveitamento e diversão na piscina, e as bombas de piscina desempenham um papel que não é pequeno. Sem uma bomba de piscina, a água não circularia, e, ao invés, iria estagnar e se deteriorar. Conheça a sua bomba de piscina; leia as informações disponíveis, fornecidas pelo fabricante da bomba de piscina. Consulte as dicas a seguir, para utilizar corretamente uma bomba de piscina enquanto ainda há energia suficiente, e, para orientações adicionais, verifique os links fornecidos.

  1. Certifique-se de seguir à risca as instruções de instalação quando instalar sua  bomba de piscina. Você encontrará orientações detalhadas sobre como a bomba de piscina deve ser posicionada na sua piscina, e você não deve se afastar destas instruções. Por exemplo, se sua bomba de piscina é projetada para ser usada submersa, assegure-se de que está colocada abaixo da água, e em um local em que a casa da bomba possa encher completamente de água.
  2. As bombas de piscina variam em design, mas tendem a ser na sua maioria bombas de piscina centrífugas auto-escorvantes, o que significa que a casa da bomba deve ser enchida com água para gerar um vácuo. Quando o motor é ligado e transfere potência para o propulsor da bomba, este vácuo torna a bomba de piscina capaz de aspirar água da piscina, desta forma fazendo a água circular.
  3. Para maximizar a eficiência do uso da energia e reduzir o custo do uso da sua bomba de piscina, tenha certeza de ter a menor bomba de piscina necessária para o tamanho da sua piscina. Uma bomba de piscina de 0,75 cavalos-vapor deve ser suficiente ou exceder as necessidades da maioria das piscinas residenciais, mas os fabricantes de bombas de piscina dispõem de tabelas que ilustram como as bombas adaptam-se e funcionam com os diversos tamanhos de piscinas. Consultando a tabela disponível do seu fabricante em particular, online ou na própria documentação do produto, você pode determinar se a sua bomba de piscina é a menor bomba efetiva que você poderia utilizar.
  4. As pessoas tendem a colocar a bomba de piscina para funcionar mais vezes do que seria necessário. Embora seja melhor ter uma piscina limpa do que uma com impurezas, talvez você queira também economizar um pouco na conta de energia elétrica. A sua bomba de piscina deve ter capacidade suficiente para fazer circular toda a água da sua piscina, dentro da bomba, em um período de 8 a 10 horas. Mas, se a sua piscina não for muito utilizada e não há uma quantidade substancial de detritos caindo dentro dela, você poderia deixar sua bomba de piscina funcionando por menos de oito horas a cada dia, e, muito provavelmente, ainda assim a piscina ficaria muito bem limpa. Para determinar que tipo de bomba de piscina você precisa para manter a água da sua piscina circulando, divida o volume da piscina (em galões) pelo número de horas que você deseja para a circulação completa da água a cada vez, e então divida mais uma vez por 60. Seu resultado será a taxa de vazão que você precisa de uma bomba de piscina. A taxa de vazão de uma bomba de piscina é medida em galões por minuto.
  5. Ponha a bomba de piscina para funcionar enquanto adiciona o tratamento químico, para assegurar-se de que o mesmo é misturado e distribuído por toda a piscina. Você não tem que ligar a bomba de piscina todos os dias só para se livrar de quantidades ínfimas de resíduos, entretanto. Use uma rede ou outra ferramenta para removê-los, e confie em que os produtos químicos estão completando o trabalho e mantendo a água limpa.
  6. Você pode comprar um cronômetro que pode ser ajustado para funcionar nos intervalos desejados, e em um cronograma que otimize o seu uso da bomba de piscina.
Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o modelo da sua bomba de piscina, e não está parecendo que vai encontrar as respostas, não vai doer nada se entrar em contato com o fabricante, ou acessar o seu site em busca de orientação!