Como construir uma treliça para videiras

Uma treliça é uma estrutura que fornece suporte para as videiras, já que elas não são suficientemente fortes para se sustentar sozinhas. Um treliça pode ser construída em uma ampla variedade de formas e tamanhos, variando de peças decorativas para jardim até estruturas simples parecidas com cercas que são estritamente funcionais. A menos que você seja hábil com madeira ou ferro forjado, a treliça decorativa deve ser comprada. No entanto, é bem fácil construir uma treliça que seja mais funcional do que decorativa.

Videiras ficam muito grandes, por isso verifique se você tem bastante espaço ao ar livre para elas crescerem antes de investir seu tempo e dinheiro. Cada videira vai precisar de 8'x 8' de polegadas de espaço, então elas devem ser plantadas cerca de 8'-10' polegadas separadas. Se você só quiser plantar uma ou duas videiras, você pode construir um caramanchão simples para colocar as videiras ao redor. Para construir esta estrutura básica, coloque duas vigas robustas, cerca de 2' polegadas abaixo do solo e 8' para fora, com pelo menos 8' de espaço entre elas. Amarre dois pedaços de arame de aço galvanizado de uma viga a outra. Para treliças maiores, siga as instruções abaixo para segurar os fios e colocar sua videira para crescer.

Agora que você já tem as videiras e a treliça, recomendamos essa fonte para todas as suas outras necessidades para o cultivo de uvas: The Complete Grape Grower’s Guide

Como construir treliça para videiras maiores

Para cada videira que cresce, você precisará de cerca de oito metros de treliça. A treliça deve ser suficientemente forte para suportar as videiras, bem como as uvas, e robusta o suficiente para resistir a ventos fortes e outras condições climáticas. Certifique-se que a luz solar consegue alcançar toda a videira, incluindo as folhas, caules, flores, e frutas.

Você quer transformar sua colheita de uva em um bom vinho caseiro? Recomendamos este eBook:
  1. Uma treliça básica é muito parecida com uma cerca. A altura e a forma da sua treliça dependerá do clima e do tipo de uva. Geralmente treliças mais altas   são usadas em climas mais quentes, enquanto treliças menores tornar mais fácil a preparação para as videiras inverno.
  2. Se possível, construa as treliças antes de plantar as videiras. Use madeira pré-tratada, tubos de PVC, aço inoxidável ou alumínio, uma vez que estes materiais irão agüentar bem condições atmosféricas como calor, sol, animais ou pragas.
  3. Para treliças mais curtas, utilize vigas com cerca de 3' polegadas de altura; para treliças mais altas, use vigas de 8'. Coloque as vigas no chão, em intervalos de cerca de 20', fixando-as a 2' do solo.
  4. Amarre dois pedaços de arame de aço galvanizado 12.5 ao redor das vigas, com o fundo do arame a 3’ acima do nível do solo e o segundo fio amarrado no alto da viga. Grude no lugar com uma arma para grampear. Use esticadores de fio em ambas as extremidades para aumentar e manter a tensão nos fios.
  5. Junto as duas fileiras de fios da treliça, martele pregos grandes em ambos os lados das vigas. Depois corte vários pedaços de fio mais leve com o mesmo comprimento em toda sua treliça. Anexe ligações em cada final de cada fio e enganche os fins nas extremidades da treliça. Deixe os fios nos pregos do meio da viga. Estes fios mais leves são chamados de "fios de captura”, e podem ser usados para manter as videiras no lugar.

Suas videiras vão crescer ao longo dos dois fios da treliça com apenas um pouco de cuidado de sua parte. Apenas coloque um galho do tronco principal de sua videira ao longo de um dos fios, utilizando os fios de  captura para segurá-los no lugar. Quando a videira crescer, ajuste os fios de captura para mantê-las crescendo para cima e expô-las à luz do sol.