Cultivando de Pés de Framboesa: Plantio, Cultivo e Poda de Framboesas

Não há nada como caminhar no seu jardim e colher framboesas polpudas e frescas, para desfrutar puras ou com cereais ou sorvete. Framboesas são bastante fáceis de cultivar, e tudo o que você não comer logo podem ser congelado ou transformado em conserva para uso posterior no ano. Para aprender a cultivar muitas frutas frescas, que irão complementar a sua sobremesa de framboesas, saladas, sucos e compotas, eu recomendo ter uma cópia de How to Grow Your Own Fruit  (Como Cultivar suas Próprias Frutas) de self-sufficient-life.com .O cultivo de plantas, especialmente as plantas frutíferas, bem vale o esforço.

Veja como cultivar framboesas:

  • As framboesas vêm em dois tipos diferentes: as de verão e as perenes. Framboesas de verão ficam geralmente maduras e prontas para a colheita, em julho. Framboesas perenes na verdade não produzem frutos constantemente, apesar de seu nome. Estas plantas de bagas produzem frutos por cerca de três ou quatro meses, normalmente entre agosto e outubro, dependendo do clima e das condições de cultivo.
  • Framboesas de verão são um pouco exigentes e mais difíceis de crescer, pois necessitam de solo quase perfeito e boas condições de rega. Pés de framboesas perenes são muito sensíveis.
  • Quando no plantio de framboesas, escolha um local bem drenado e adubado em seu jardim para plantá-las. Elas gostam de um solo úmido, com abundância de adubo ou matéria orgânica. As framboesas ficam melhores em pleno sol, mas as cultivadas em sombra parcial também podem ser bem sucedidas. O transplante de pés de framboesa comprados de uma estufa é a melhor maneira de plantá-las no seu jardim.
  • Coloque os pés de framboesa a cerca de 70 cm de distância em linhas separadas por cerca de 1.82 metros de distância. O início da primavera é a melhor época para o plantio.
  • Cave buracos rasos para seus pés de framboesa, pondo fertilizantes ou adubo para o solo durante isso. Retire todas as ervas daninhas e outras raízes, pois estas atrapalham as raízes superficiais das framboesas. Plante as framboesas e cubra as raízes com cerca de 3 polegadas de solo, seguido por uma leve camada de composto. Mantenha o solo úmido para permitir que pés de framboesa vinguem.
  • Cultivar framboesas é bastante interessante. Você sabia que framboesas crescem a partir de ramas que por sua vez, crescem a partir da planta? As plantas produzem o equivalente a duas temporadas de ramas, no primeiro ano vão brotar ramas verdes, e na segunda temporada serão produzidas ramas cobertas de uma casca muito fina, de cor marrom.
  • Como as ramas crescem alto, você terá que inserir postes em seu jardim e estacas em seus pés de framboesa para mantê-los em pé, e resistir a danos ou rupturas. Você também pode usar uma treliça para esta finalidade.
  • Quando suas ramas de framboesa começaram a produzir frutos, mantenha as ramas podadas após a colheita das framboesas. Uma das melhores dicas de jardinagem é nunca cortar ramas novas que ainda não brotaram frutos, pois estas serão da próxima estação de cultivo. Depois de todos os frutos terem sido colhidos, remova todas as ramas que frutificaram. Depois da última geada de inverno, pode suas plantas uma vez mais para oferecer boa circulação de ar para as ramas novas crescerem.
  • Para cultivar pés de framboesa existentes, prenda a ponta de uma rama no chão e deixe-a enraizar. Então, basta cortar o novo broto da planta-mãe.