Como usar armadilhas para vespas

Se você tem um jardim, provavelmente já teve a experiência de ser bombardeado por uma vespa feroz enquanto trabalhava em seu jardim. E se a vespa foi bem-sucedida em sua tentativa de fazer de você seu almoço, você sabe que a picada da vespa machuca – e muito! Felizmente, há muitas armadilhas para vespa no mercado, o que pode fazer do seu jardim um lugar mais agradável para o trabalho.

  1. As armadilhas para vespa não vai eliminá-las. A primeira coisa a saber quando você coloca uma armadilha para vespa é que ela não é destinada a eliminar as vespas que já construíram um ninho. O objetivo é simplesmente limpar a área temporariamente. Para se livrar das vespas permanentemente, você terá que derrubar o ninho e removê-lo. A forma mais segura de fazer isso é pulverizar o ninho cuidadosamente com um inseticida para vespas logo pela manhã, antes dos insetos ficarem ativos ou tarde da noite. Espere por algumas horas e repita o processo. Pode ser necessário fazer isso diversas vezes antes de todas as vespas serem mortas. Quando você achar que eliminou todas as vespas vivas, empurre delicadamente o ninho com um bastão longo uma dúzia de vezes. Se isto não produzir qualquer atividade - em outras palavras, se as vespas não saírem em velocidade máxima em sua cabeça - utilize o bastão para derrubá-lo e pulverize com inseticida novamente. Quando tiver certeza de que nenhuma vespa sobreviveu, retire o ninho e destrua-o. Quando você fizer isso, não se esqueça de usar mangas compridas, calças e algum tipo de proteção para a face e cabeça. Não é necessário dizer que, se houver a menor possibilidade de você ser alérgico a qualquer espécie de inseto, contrate um profissional para esta tarefa.
  2. Vocês não quer eliminar vespas. Esta pode ser uma surpresa para alguém que tenha sido vítima da ferroada de uma vespa, mas elas geralmente são os mocinhos em um jardim. Elas comem todos os tipos de insetos antipático que de outra forma estariam se alimentando de seus vegetais. Há vespas perigosas, é claro, mas muitas são benéficas. As vespas que geralmente são mais incomodas são as germânicas e hornets por serem muito mais agressivas na defesa de seus ninhos do que as outras espécies.
  3. Como usar armadilhas liquidas para vespas. Depois de decidir que a armadilha é o caminho a seguir, você terá que escolher um tipo. As armadilhas liquidas são geralmente baratas, fáceis de encontrar e muito eficazes. Elas parecem um pouco com um pequeno alimentador para pássaros, com um reservatório na parte inferior. Você pode comprar uma solução para colocar no reservatório, ou simplesmente usar uma mistura de partes iguais de açúcar e água. O açúcar irá atrair as vespas, e a água vai afogá-las. Simples, mas eficaz! Outra vantagem deste tipo de armadilha é que não são usados produtos químicos, por isso é seguro para o uso em áreas alimentares e em áreas onde crianças brincam.
  4. Como usar a armadilha em isca.O outro tipo de armadilha é uma isca. È um isca química que atrai as vespas. Elas entram na armadilha, que se reduz gradualmente através de um funil e então são incapazes de escapar. Estas podem ser mais eficazes adicionando um pouco de salsicha à armadilha, as vespas acham delicioso! Só não se esqueça de substituir a carne de dois em dois dias - carne podre não atrai vespas, mas pode atrair ainda mais pragas. Quando a armadilha estiver cheia de vespas, você terá que matar as que ainda estiverem vivas antes de esvaziá-la. Você pode fazer isso despejando água quente com sabão através do funil, ou colocar um saco plástico sobre a armadilha e deixá-la no congelador por uns dias.
  5. Onde colocar as armadilhas. Independentemente de qual tipo de armadilha escolher, você terá que colocá-la em uma área com muito trafego de vespas para uma eficácia máxima. O melhor local é perto de seu ninho, se você conseguir localizá-lo e puder acessá-lo com o mínimo de perigo para si mesmo. Lembre-se, você vai precisar não só pendurar a armadilha, mas também removê-la periodicamente para despejar as vespas mortas e substituir o açúcar ou solução química. Também é importante que se coloque a armadilha em uma área com pouco tráfego humano. Afinal, a armadilha pode matar as vespas, mas não se elas encontrarem você primeiro!
Se você optar por utilizar armadilhas para controlar a população de vespas, lembre-se que é provável que seja um esforço contínuo. Você vai precisar limpar e recolocar a isca nas armadilhas muitas vezes ao longo do ciclo vegetativo para manter as pequenas picadoras malvadas longe de você!