Como Revestir um Espelho

Descolorações e manchas cinzentas podem adicionar encanto e personalidade a um velho espelho, mas uma aparência gasta nem sempre é desejável, especialmente se o espelho não é velho. Os espelhos não são feitos de um material mágico com propriedades refletivas. Um espelho de qualidade é feito de vidro de alta qualidade com o apoio de prata, e é o apoio que torna o vidro refletivo. Quando o apoio de prata é danificado, a descoloração, marcas e arranhões são evidentes, e pode arruinar a aparência de uma bela peça de mobiliário ou o design de um quarto. É possível revestir um espelho e fazer com que pareça como se fosse novo, e esse processo vale a pena o esforço, se o espelho está velho, chanfrado, ou se ele tem grande valor sentimental.

Antes de começar, as declarações de precaução estão localizadas na embalagem do produto, e as instruções devem ser lidas na íntegra. Se não forem seguidas cuidadosamente, o espelho pode acabar permanentemente danificado ou quebrado. É melhor trabalhar com um assistente ao manusear grandes espelhos. Se as etapas forem seguidas cuidadosamente, kits para revestir espelhos são uma alternativa fantástica aos onerosos serviços de profissionais.

  • Determinar se é prático revestir o espelho. Espelhos de banheiro, que estão alinhados com a parede e combinam com o revestimento da pia, muitas vezes ficam danificados porque entram em contato com produtos químicos de limpeza e água. Embora esses espelhos geralmente sejam grandes, não vale a pena o tempo e a despesa para revesti-los. Por outro lado, espelhos antigos e espelhos chanfrados valem o tempo e custos necessários para revesti-los - se o vidro estiver em boas condições.
  • Inspecionar o vidro danificado. É importante inspecionar completamente o vidro, antes de decidir revestir um espelho. Quando a prata dos espelhos está danificada, arranhões, cortes, e chips de espelhos às vezes não são aparentes. Inspecione cuidadosamente as bordas, bem como a superfície do vidro antes de decidir investir nas ferramentas para revestir um espelho. Observe o espelho de perto de vários ângulos e em diferentes níveis de luz, e procure por danos na superfície. Revista o vidro danificado e o vidro ainda vai parecer danificado. O dano pode até parecer mais evidente do que nunca.  
  • Adquirir suprimentos para revestir. Kits para revestimento de espelhos estão disponíveis online e em algumas lojas de reformas para a casa. Os kits contêm geralmente tudo que é necessário para revestir um único espelho, e o rótulo deve especificar o tamanho do espelho que a quantidade de produtos no kit pode revestir. Os kits não são baratos, mas usar um kit é uma ótima maneira de aprender o processo. Considere tentar revestir um espelho pequeno e barato, antes de tentar um projeto maior. Isto lhe deixará decidir se você gostou do resultado antes de revestir uma relíquia de valor ou algo que você não quer arriscar danificar.
  • Tirar a antiga pintura de apoio de trás. Vire qualquer espelho e você vai notar uma pintura mal feita. Este não é o material utilizado para revestir vidro prateado. É uma pintura protetora usada para cobrir a peça acabada. A camada contra a prata é o cobre, e a outra é o apoio da pintura. Será necessário descartar a velha pintura de apoio antes de começar, e removedores de tinta comerciais estão disponíveis para este fim. Verifique se o seu kit para ver se tudo está incluído, ou visite uma loja de artigos para a casa, e peça removedor de tinta que possa ser usado no vidro.
  • Remover a prata. Uma vez que a pintura de apoio foi retirada, é necessário retirar a prata velha com ácido nítrico. Este também estará incluído em um kit completo. Siga as instruções do produto para obter melhores resultados, e use óculos e luvas para evitar a irritação ou lesão da pele ou dos olhos.
  • Limpar e polir o vidro. Depois que o vidro foi completamente despojado, ele vai precisar de limpeza e polimento antes de ser revestido com o material novo. Enquanto você usa um par limpo de luvas de látex sem pó, limpe o vidro com água deionizada e um pano sem fiapos. Isto irá se livrar de quaisquer manchas ou impressões digitais antes da próxima etapa.
  • Pulverizar o vidro com o apoio de prata. Sprays especiais estão disponíveis para revestir espelhos. Combine o nitrato de prata incluído no kit com os produtos químicos necessários, que também estão incluídos. A combinação das substâncias químicas fará com que o nitrato de prata fique no vidro. A mistura vai parecer transparente, mas depois que for borrifada, ela vai ficar prateada à medida que ela seca. É mais fácil completar este processo se o vidro estiver protegido por uma armação resistente.
  • Cobrir a prata com tinta de cobre. Desconhecido de muitos, o cobre também é usado no processo de revestimento de espelhos. Pegue a tinta de cobre no kit, e aplique-a de acordo com as instruções do rótulo do produto. Quando o cobre secar, ele estará coberto com outra folha protetora.
  • Aplicar novas pinturas de apoio. O último passo para revestir um espelho é a aplicação de uma pintura de revestimento protetora. A pintura também deve estar incluída no kit. Aplique-a conforme as instruções, e deixe secar completamente antes de manusear ou pendurar. Se o vidro estiver em boas condições, e se as instruções do produto foram seguidas cuidadosamente, o espelho deve ficar como novo.


Depois de conseguir revestir um espelho, você pode decidir se quer revestir outros. Pode valer a pena o tempo e os custos, e um espelho que iria estragar a aparência de uma peça de mobiliário ou de uma parede pode parecer lindo como sempre.