Como resolver problemas em um disjuntor

Seu disjuntor "disparou" e você tentou ligá-lo de volta... E ele fica na posição 'on', mas imediatamente desliga novamente. O que fazer? Este artigo explica o processo para testar o disjuntor e determinar se ele é a causa do problema ou se a fiação para o disjuntor é que está com defeito.

  • Desligue o disjuntor no painel elétrico da casa. Às vezes existem sub-painéis em casas maiores, principalmente sobrados, então você precisa ter certeza de que você desligou o disjuntor principal de 100-200 amp para toda a casa.

    Se você é um pouco mais experiente, você pode encontrar um interruptor no painel principal, que controla o sub painel em que você está trabalhando, e desligá-lo. Isso pode manter o resto da casa, em serviço, enquanto você trabalha no painel secundário. Se você tem alguma dúvida sobre que painel serve o sub disjuntor que você está trabalhando, desligue o disjuntor principal.
  • Acesso ao disjuntor. Você precisará remover a tampa do disjuntor dentro do painel (ou sub painel) para ter acesso aos disjuntores. Depois de abrir a porta do seu painel elétrico, a tampa do disjuntor está ligada por um parafuso na parte inferior do painel. Remova este parafuso e reserve. A tampa deve se mover quando você remover o parafuso. Gentilmente levante-a e puxe-a para baixo, no mesmo movimento.

    Você agora terá acesso aos disjuntores. LEMBRE-SE que a corrente ainda existe no disjuntor principal, enquanto você está no painel de entrada principal, por isso NÃO ponha a mão ou qualquer instrumento de metal na área acima do disjuntor principal, enquanto você estiver trabalhando no painel. Além disso, se você estiver em um sub-painel que tem dentro do disjuntor principal, siga esta mesma regra de segurança.
  • Com o disjuntor desligado, teste o disjuntor com problema com o uso de um teste (amperímetro). Posicione as pontas do teste (há duas) - uma sobre o parafuso de metal no disjuntor, localizado abaixo do disjuntor, e outra na barra neutra dentro do painel. A barra neutra terá todos os fios "brancos" terminando nela. Você não deve ver qualquer tensão no aparelho (verifique se o seu medidor está definido como "voltagem" e 250 volts, quando você o testar).

    Se o seu disjuntor problemático é de 220 volts, ele terá uma barra (alguns têm largura dupla e um interruptor) conectando dois disjuntores de 110. Você o testa colocando ambas as pontas do teste, uma em cada parafuso de metal na parte inferior do disjuntor. Como uma medida extra de segurança, teste cada parafuso de metal na barra neutra. Você não deve ler qualquer tensão em ambos os testes. Se você notar tensão, pare o trabalho e chame um eletricista.
  • Vocês determinou que o disjuntor com problema está seguro para ser removido. O disjuntor é montado em uma posição horizontal com chumbo quente encerrando o disjuntor em um parafuso de metal. (normalmente um fio preto ou vermelho na fiação residencial, no lado esquerdo do disjuntor horizontal.) Use uma chave de fenda de lâmina plana e gire o parafuso no sentido anti-horário apenas o suficiente para soltar o fio. Mova o fio para longe e para a borda externa do painel.
  • Para remover o disjuntor, use a chave de fenda de lâmina plana e a insira cerca de 1/8 " de profundidade atrás do disjuntor que você está removendo. (Não é fácil). Gentilmente levante o disjuntor problemático. A chave de fenda vai se mover para a direita -- e vai pressionar o disjuntor bom ao lado direito do com problema. Somente levante o disjuntor o bastante  para pegar com os dedos. Agora puxe o interruptor na sua direção, inclinando-o para a esquerda, e remova-o.
  • Com o disjuntor totalmente fora do painel, empurre o interruptor virado para a direita e depois o traga de volta virado para a esquerda. Se o disjuntor permanecer na mesma posição (posição on), o disjuntor estará bem. Se ele não ficar nessa posição, então ele está defeituoso e você precisa substituí-lo.
  • Leve o disjuntor ruim para uma loja e compre um substituto de mesma amperagem e voltagem para a sua substituição. Quando em casa, inverta os passos acima e ponha o novo disjuntor no painel. Você precisa ter certeza de que insere o final do disjuntor com o parafuso nele primeiro, em angulo e prendendo-o sob o trilho dentro do painel, do lado esquerdo.

    Uma vez que estiver certo que o disjuntor novo encaixou onde o outro disjuntor foi removido, pressione firmemente no lado direito dele, até entrar no centro do painel. Ela deve estar alinhado com os disjuntores circundantes.


Existem diversos fabricantes de disjuntores/painéis, Square D fabrica alguns disjuntores que são um pouco diferentes. A GE é a mais prevalente, pois comprou a Murray há algum tempo atrás. Por isso, é importante que você leve o disjuntor velho com você para combinar exatamente.