Como reparar uma calçada de concreto: reparos em rachaduras no concreto

Uma calçada danificada pode realmente prejudicar sua casa. Felizmente, o reparo dela está bem dentro da capacidade da maioria dos proprietários. Basta pegar alguns materiais básicos de reparos em concreto e ferramentas, e seguir estas instruções!   Se você quiser realmente reparar concreto, veja Decorative Concrete Resurfacing DIY. Você vai encontrar dicas e truques de a restauração de concreto que vão ajudá-lo a reparar qualquer coisa, de uma calçada a um pátio como um profissional.
Para reparar calçadas de concreto danificadas, siga estes passos:

  • Determine com que tipo de dano você está lidando. Alguns danos são fáceis de reparar e outros não. A maioria dos tipos de rachaduras nas calçadas é fácil de corrigir. Grandes seções de calçada que soltaram e quebraram em pedaços não são fáceis de corrigir, e provavelmente vão requerer os serviços de um profissional.
  • Determine por que o dano ocorreu. Há duas razões principais para calçadas racharem. O primeiro é a falta de juntas de dilatação, ou um número insuficiente de juntas de dilatação. Juntas de dilatação são as linhas que percorrem uma calçada cada poucos metros. Sim, eles realmente servem a um propósito. O concreto tende a se expandir e contrair com a temperatura do ar e do solo. Juntas de dilatação não impedem que isto aconteça, mas eles vão minimizar o dano que ocorre no concreto com espaço muito pequeno para se expandir. Além disso, todas as rachaduras que ocorrem tenderão a ser ao longo das juntas de dilatação, e não serão tão graves como se fosse sem elas. O segundo motivo que calçadas racham é porque as raízes das árvores invadem o espaço sob a calçada. Como as raízes crescem, cavam um túnel na base e empurram a calçada de concreto para cima, o que provoca rachaduras.
  • Sanando a causa do dano. Se o dano á calçada é causada pela falta de juntas de dilatação, use uma serra para cortar no concreto linhas por toda a calçada a cada 0,60 ou 0,70 metros. Não corte todo o concreto - as juntas de dilatação devem ser apenas de meia polegada de profundidade ou um pouco menos. Lembre-se, use sempre equipamentos de proteção quando utilizar uma serra de concreto, incluindo luvas e óculos de proteção. Se o dano é causado por raízes de árvores invasoras, desenterre as raízes e retire-as com uma serra de poda. Dependendo do tamanho da árvore, isso tem o potencial de impedir o crescimento da árvore, ou possivelmente até mesmo matá-la, por isso, se você está realmente ligado ao carvalho de oitenta anos de idade, você deve aprender a viver com seus danos na calçada! Depois de ter removido todas as raízes de árvores potencialmente prejudiciais, você pode inserir uma folha de metal no solo verticalmente ao longo da calçada para evitar que as raízes renovem. Preencha a área de volta com a tralha que foi removida, juntamente com a sujeira, se necessário.
  • Decida sobre o material apropriado para a sua reparação no concreto. O tipo de material que você irá usar para reparar a calçada depende principalmente, do tamanho da rachadura. Para pequenas rachaduras (menos de meia polegada de largura), você pode usar concreto. Rachaduras maiores podem facilmente ser corrigidas com material de calafetar, e as rachaduras maiores (uma polegada ou mais) terão de ser reparadas com compostos de concreto.
  • Como utilizar argamassa de concreto. Argamassa de concreto pode ser encontrada em qualquer casa de construção em pequenas latas. O primeiro passo é limpar completamente a área da rachadura e adjacências, para que a argamassa possa efetivamente vincular-se ao concreto. Em seguida, molhe a superfície e o interior da rachadura para promover uma melhor aderência. O último passo é aplicar camadas muito finas de argamassa de concreto na rachadura até que seja preenchida um pouco acima do nível da calçada. Encha mais um pouco porque a argamassa irá encolher quando secar. Aplicar a argamassa em camadas é importante porque se você aplicar tudo de uma vez, é provável que seja espremido de volta para fora quando o solo congelar e descongelar. Não é necessário esperar o reboco secar entre as aplicações. 
  • Como usar material de calafetar. Essas dicas de calafetagem ajudarão você a usar material de calafetar para reparos no concreto. A calafetação usada para o reparo na calçada é semelhante à calafetação usada para vedar janelas para o inverno. Prepare a calçada como se fosse para argamassa de concreto, em seguida, corte a ponta de plástico da pistola de calafetagem. Para Inserir será mais fácil se você puder fazer a abertura na pistola de calafetagem aproximadamente da mesma largura que a racahdura. Aplique material de calafetar no interior da rachadura em camadas finas até que fique nivelado com a superfície da calçada. Tal como acontece com argamassa, você não precisa esperar secar entre as camadas.
  • Como usar compostos de concreto. O composto é basicamente concreto. Este é o material que os profissionais usam para reparar calçadas. Você terá que limpar a área em torno da rachadura na calçada, em seguida, preparar o composto. Desde que compostos normalmente são usados em fendas maiores, é uma boa idéia escavar ou quebrar um pouco. Ok, então você estará pensando: “eu tenho de fazer o dano maior?” Bem, em outras palavras - sim. Você deve fazer a parte inferior da rachadura ligeiramente maior do que o topo. Isso impede que o composto seja empurrado para fora quando as temperaturas frias causarem contração do concreto. Se você tiver preparado a rachadura corretamente, numa secção transversal parecida com um V invertido, então prepare o composto. Isso geralmente envolve uma mistura de pó com água mexendo vigorosamente. Vai secar muito rapidamente, assim, prepare apenas uma pequena quantidade de uma só vez. Molhe a rachadura e a área em torno dela com uma mangueira de jardim, mas não encharque. Usando uma espátula, empurre o composto na rachadura, um pouco de cada vez. Continue dessa maneira até que esteja preenchida. Se necessário, alise a superfície do remendo molhando um pouco, e com a colher de pedreiro passando para trás e para frente sobre o composto.

    A chave para o sucesso ao reparar suas calçadas de concreto é a aplicação do material em pequenas quantidades. Se você for muito apressado, a argamassa, ou calafetador, ou composto rachará. Então você verá uma situação em que terá mais rachaduras na calçada! Agora que você sabe como fazer reparos nas rachaduras de concreto, ache tempo, faça certo, e espero que, você não volte lá repetindo o processo logo!