Como reciclar objetos de uso quotidiano

Se você está tentando ser ambientalmente consciente, provavelmente já recicla papel, vidro e plástico, leva suas próprias sacolas reutilizáveis quando vai às compras no supermercado ou no mercadinho de seu bairro, e tentar usar o seu carro o mínimo possível. Mas, alguma vez você já se encontrou desejando não ter que jogar fora tantos objetos e utensílios domésticos? Aqui estão algumas maneiras rápidas e fáceis de reciclar objetos quotidianos ... transformando-os em alguma outra coisa!

  • Reutilize cartões de aniversário e de Natal. Se você retirar o lado do cartão onde está escrita a mensagem, pode ter um lindo cartão postal! Basta escrever um endereço e uma mensagem, colocar um selo, e pronto! Outra opção é colar a figura do cartão em uma cartolina, fazendo um novo cartão. Cartões de Natal também podem ser reutilizados como cartões postais, ou parte da foto pode ser recortada e utilizada como um cartãozinho acompanhando um presente.
  • Transformando velhas caixas de leite em comedores para aves. Um excelente projeto ecológico artesanal para crianças! Estes objetos quotidianos podem ser reciclados para serem utilizados para as aves em seu bairro. As aves não se importam se o seu comedor é um prato ornamentado comprado em loja ou não, e seus filhos terão o divertimento de cortar e pendurar as caixas de leite, além de enchê-las com sementes todos os dias. A família toda vai desfrutar de conhecer as aves que vêm para o café da manhã. Este também é um ótimo trabalho para seu filho levar para a escola.
  • Organizando com latas de sardinha. As latas de sardinha podem ser lavadas e decoradas na parte externa com papel de embrulho ou papel-contato, criando um ótimo recipiente para lápis de cor, lápis, canetas, pincéis, outros materiais para artes ou artesanato. São materiais de apoio perfeitos para usar em casa ou na sala de aula - não há necessidade de comprar caixas e potes decorados de plástico, papelão, espuma ou seja lá o que for, quando você já tem todos estes objetos à sua volta, prontos para serem reutilizados.
  • CDs velhos para manter as aves longe! Se você já se frustrou porque os pássaros comeram todos os frutos das suas árvores frutíferas, aqui vai uma grande idéia! Reaproveite velhos CDs que estão riscados e você não ouve mais - pendure-as em alguns galhos com fio de nylon. A luz refletindo nos CDs incomoda os pássaros o suficiente para mantê-los longe das frutas!
  • Os tubos das estruturas das bicicletas são muito versáteis, podem ser reciclados e reutilizados em várias formas criativas. Use um tubo interior para fazer estacas para amarrar plantas de jardim, ou em lugar de cordas para firmar cargas em caminhões. Se você quer evitar que uma corrente danifique uma superfície, coloque destes tubos de bicicleta entre a corrente e a superfície, para proteger esta última. Você pode fazer até carteiras ou bolsas impermeáveis, usando metal, cola e tubos inutilizados de bicicletas.
  • Esqueça o papel de embrulho! Em vez de comprar papel de embrulho novo, reutilize e recicle mapas antigos desatualizados ou que você não precisa mais. Estes mapas podem tornar-se um papel de embrulho colorido muito atraente, bem como os quadrinhos do jornal de domingo! Muitas vezes você pode conseguir a porção final de rolos de papel (de embrulho, de fax, formulários contínuos para impressoras) gratuitamente em escritórios, e as crianças podem criar seus próprios papéis de embrulho decorativos, utilizando canetinhas, adesivos, e outros materiais para trabalhos artísticos. Mesmo fronhas velhas podem ser utilizadas como sacos para presentes, fechadas com um lindo laço de fita!
  • Aproveite revistas velhas, dobre as páginas para fazer envelopes - descole as bordas de um envelope, desdobre-as e use este envelope aberto como modelo para traçar seu formato nas páginas. Recorte os envelopes desenhados nas páginas, dobre no formato certo e cole para dar o formato final do envelope. Você também pode usar as revistas para fazer um cestinho de lixo. Enrole as páginas bem firme e apertado, e cole estes rolos em um pote grande de sorvete, ou qualquer outro tipo de recipiente.
  • Use suas habilidades em costura, crochê ou tricô.Se você sabe costurar, tricotar, ou fazer crochê, é possível reutilizar muitos artigos domésticos. Lençóis velhos podem ser costurados para fazer almofadas ou cortinas, toalhas velhas podem ser usadas para fazer maletas para laptops, e panos de prato velhos podem ser transformados em descansos de mesa (apoios para panelas e travessas quentes). Roupas usadas são outro bom recurso. Em vez de comprar trapos para limpeza, faça retalhos com suas roupas velhas. Use o cós da calça velha de um pintor para fazer um cinto para ferramentas. Algumas pessoas que fazem artesanato inclusive criam padrões, para tricotar e fazer crochê com sacos plásticos de supermercado (que nos causam tantos problemas), para fazer sacolas reutilizáveis!
  • Reutilize papel velho. A reciclagem e a reutilização de papel pode ser tão simples como usar o verso de papéis para trabalhos de arte de crianças. No entanto, utilizar papel velho para fazer papel novo pode ser, por si mesmo, um trabalho de artes! Coloque papel picado em um liquidificador com um pouco de água para fazer uma pasta. Coloque essa mistura em uma grande banheira ou bacia com algum amido líquido. Ou faça uma pesquisa na Internet, e procure receitas de como fazer papel; há inúmeras opções, e formas muito diversificadas de fazer papel obtendo efeitos muito diversificados. Use uma tela bem bem como estrutura, e mergulhe esta tela na polpa que você fez no liquidificador. Escorra a água e certifique-se de que a mistura esteja bem uniforme, em seguida vire a tela sobre um pedaço de tecido. Espere o seu novo papel secar.
  • Não jogue fora suas roupas antigas. È claro que se as roupas ainda estiverem em boas condições podem ser doadas para alguma entidade assistencial, que terá muita alegria em aceitá-las. Se não estão mais em condições de uso, tente aproveitá-las para o vestuário das crianças – se você não tiver filhos, contate as escolas de seu bairro!


Proteger o meio ambiente é tarefa conjunta para todos nós – ninguém consegue fazê-lo sozinho. Mas, se cada um fizer a sua parte, estaremos no caminho certo, e estaremos trabalhando juntos. Encontrar usos alternativos para objetos que, de outra forma, iriam parar em um aterro sanitário, é uma ação que ajuda a reduzir o desperdício e sem dúvida funciona como exemplo para outras pessoas. Tente: comece a fazer a sua parte, comente com parentes, amigos, vizinhos, colegas, etc (você não precisa fazer discursos doutrinadores, apenas comente...), e veja os resultados aparecerem. Ensine-os também a repassarem a outros o que você um dia compartilhou com eles! Além de tudo isto (preservar o meio ambiente, colaborar com ações de preservações de sua comunidade), você com certeza vai se divertir muito explorando o seu lado criativo!

Divirta-se!!!