Como pintar tijolos

Se você tem uma casa de tijolos que está precisando de uma renovação no visual, antes de pegar um pincel e uma lata de tinta, leia abaixo. Embora você possa pintar tijolos sem causar danos à superfície, há certas coisas que deve saber sobre o processo antes de dirigir-se à loja de tintas. Depois de ter terminado este projeto, se você estiver se sentindo com um espírito para aventuras, sugiro-lhe conferir o site Earth 4 Energy - Make your own solar panels! – você começará imediatamente a economizar em sua conta de energia!

  • Por que pintar tijolos? As pessoas escolhem pintar sua casa de tijolos se o tijolo está danificado ou é de qualidade inferior. Manchas brancas e áreas em que os tijolos estão descoloridos podem ser verdadeiras agressões para os olhos, implorando para serem limpas e recobertas. É fundamental escolher a melhor tinta para seus tijolos; a tinta elastomérica pode fazer maravilhas pela aparência desbotada ou danificada de seus tijolos, devido à sua cobertura espessa e elasticidade.

    Se os seus tijolos não estão danificados e têm uma boa aparência na sua condição normal, você pode querer considerar mantê-los com este bom aspecto. No entanto, depois de pintar os tijolos você compromete-se com anos de manutenção, potencialmente. Se você utilizar a tinta certa para a pintura dos tijolos e preparar corretamente a área, no entanto, pode evitar esta manutenção constante.
  • Eflorescência. A eflorescência é a coloração branca que ocorre em tijolos, como resultado de depósitos de sal. Quando a água interage com o tijolo, o sal no interior do material seca e mancha. Essas manchas podem ser difíceis de remover e normalmente não desaparecem permanentemente simplesmente com o uso de água pura.

    Às vezes é possível remover estas manchas com uma escova rígida. Se este método não funcionar, tente aplicar uma fórmula diluída de ácido muriático. Antes, porém, consulte um pedreiro, porque nem todas as eflorescências podem ser limpas por este ácido. Quando estiver aplicando a solução, esteja ciente de que está trabalhando com ácido - uma substância potencialmente perigosa. Use luvas e os aplicadores adequados.
  • Preparação: limpeza e calafetagem. Primeiro, elimine todas as eflorescências com algum dos métodos referidos. Usando um raspador, alargue as rachaduras pré-existentes. Elimine as poeiras no tijolo com um pincel ou um aspirador de resíduos. Sele as fissuras com massa de calafetar 100% acrílica, ou siliconizada. Talvez você precise repetir a aplicação de três a cinco horas mais tarde, se necessário. Se houver juntas precisando de remendo, reforce a argamassa nestes pontos também. Tenha certeza de que a cobertura da chaminé não tem frestas ou buracos.
  • Fungos. Se houver bolor em seu tijolo, utilize uma solução alvejante sobre a superfície. Uma solução caseira de alvejante, puro ou diluído em água, funcionará perfeitamente bem. Deixe a solução sobre o tijolo por uns 15 minutos. Remova os resíduos do tratamento para fungos, com uma escova rígida. Prepare o tijolo. Se o tijolo estiver em uma condição de boa a ótima, pode não haver necessidade de preparar sua casa ou parede de tijolos. Na maioria dos casos, no entanto, a preparação tornará bem melhor o resultado final do trabalho de pintura. Use uma base de látex para exteriores, de alta qualidade, que possa ser usada em superfícies de alvenaria. Certifique-se de aplicar base, primeiro, em todas as áreas onde houve eflorescência (porque estas áreas podem precisar de duas mãos de base para combinar com o resto dos tijolos).
  • Pintura: tinta convencional para exteriores. Escolha uma cor que melhor se adapte ao seu lar. Compre tinta de látex 100% acrílico, para pintura de exteriores de residências, de alta qualidade. Você pode usar um acabamento fosco, acetinado ou semi-brilho - dependendo de sua preferência.
  • Pintura: Tintas elastoméricas. Esta é a tinta para tijolos que eu recomendaria. A tinta elastomérica é uma tinta densamente emborrachada, com alto teor de conteúdo acrílico. Normalmente é uma substância à base de água, que é utilizada por pintores para seus materiais à prova d’água.. Quando aplicada, forma uma película repelente de água entre a alvenaria/estuque e os elementos exteriores. A tinta pode preencher rachaduras de até 1/8 de polegada, devido a sua grande (300%) elasticidade. Você vai precisar aplicar duas camadas de tinta elastomérica para atingir máxima durabilidade. Certifique-se de consultar a área que pode ser recoberta (informação do fabricante, na embalagem da tinta) - que vai ser de 12-18 metros quadrados por galão. Isto irá assegurar a máxima proteção e desempenho quando você pintar tijolos em áreas exteriores.
  • Pintura com chumbo. Se você suspeitar que há tinta à base de chumbo no exterior de sua casa, não tente raspar ou lixar. Procure um especialista neste tipo de tinta, antes de realizar qualquer trabalho. A tinta com chumbo pode ser perigosa em grandes quantidades.


Sempre consulte um pintor profissional e/ou converse com o especialista em pinturas na loja, antes de tentar pintar sua casa. Certifique-se também, que a cor que você escolher será apropriada. Troque idéias com um amigo ou um profissional com bom senso das cores, antes de escolher uma cor maluca -- lembre-se, você está pintando uma casa inteira, não um banheiro. Repintar o exterior de uma casa pode ser um empreendimento caro, por isso às vezes compensa ser conservador na escolha da cor.