Como organizar uma estante de livros

Há diversas maneiras de organizar uma estante de livros; aqui temos algumas dicas e sugestões para deixar seus livros acessíveis, fáceis de encontrar e estéticos na prateleira.

Como qualquer pessoa com uma modesta coleção de livros pode lhe dizer, mantê-los organizados é extremamente importante. A estante ideal é organizada de uma maneira que faça sentido para você, tornando fácil para você encontrar os livros que você quer e quando você quer. Se outras pessoas podem navegar pela sua estante com facilidade, isso é um bônus.

Passo 1:

Decida um método organizacional. Pense sobre quem irá usar a estante e como ela será usada. Se você será o único a utilizá-la, que tipo de livros você quer tornar facilmente acessíveis? Quais livros você quer mais próximo de sua escrivaninha ou espaço de trabalho? Como você encontrá-los-á rapidamente? Pense como seu cérebro funciona e anote as categorias que seus livros se dividem.

Se você não é o único a utilizar a estante, você precisa pensar em uma maneira de organizá-la de modo a facilitar o uso de outras pessoas, e para que as pessoas sejam encorajadas a colocar os livros de volta no lugar certo.

Passo 2:

Comece com divisões básicas. Separar ficção de não-ficção é uma boa maneira de começar. Você também pode subdividir em categorias como livros de crianças, romances de mistério, literatura clássica, poesia, ciência, saúde, cuidados pessoais, e assim por diante, mas tente não dividi-los demais. Você deve querer amplas categorias soltas que serão fáceis de organizar e navegar, não pequenas com somente alguns livros em cada.

Passo 3:

Use o alfabeto. É um método testado e verdadeiro para organizar os livros. A maioria das pessoas organiza pelo sobrenome do autor, mas se você está se sentindo rebelde, organize pelo título. Algumas vezes, organizar pelo título é mais útil; você pode se lembrar como o livro é chamado, mas não quem o escreveu.

Se você tem muito livros, será difícil colocá-los em ordem alfabética na estante. Considere escolher um lugar arbitrariamente na metade de sua estante para começar, colocando o primeiro livro de sua pilha naquele lugar e, então, ordenar alfabeticamente outros livros ao redor dele. No final desse processo, você pode querer trocar alguns livros de lugar, mas ao menos eles estarão todos na estante, e é menos provável que você desorganize a estante enquanto transfere alguns livros.

Passo 4:

Seja criativo. Uma vez que dividiu seus livros de forma grosseira, você pode decidir que o alfabeto não serve para você. Organizar seus livros pelo tamanho ou cor pode dar à sua estante uma aparência interessante e diferente, e enquanto pode ser um pouco difícil encontrar livros em amplas coleções, às vezes vale a pena pelo visual incomum. Organizá-los pelo tamanho também pode ser útil quando você tem vários livros grandes ou de formatos incomuns, para mantê-los juntos, ao invés de tentar juntá-los com livros de tamanho normal.


Passo 5:

Acompanhe seus livros. Mantenha seus livros organizados para que eles sejam mais fáceis de encontrar e considere manter um catálogo para que você possa verificar quais livros você pediu emprestado e quais você emprestou. Mantenha o controle sobre sua estante para que você não perca o controle, especialmente se muitas pessoas a usam.

Uma vez que seus livros estão organizados de uma maneira que faça sentido para você, você pode se encontrar lendo mais que o comum ou querendo preencher os vazios de sua estante. Proprietários de livros tendem a ser perigosamente viciados em livros, então, tome cuidado! Você pode querer instituir um orçamento para manter seus gastos com livros sob controle.