Como Medir o Ruído

O som mais suave captado pelo ouvido humano é de 0.000,000,000,000,000,1 watts e o mais penetrante é de 0.000,1 watts - uma escala de 10.000 milhões, ou 1010. Com referência ao som, o ruído pode ser considerado o maior volume do som indesejado com significado e, geralmente que obstrói a comunicação.

Por medir? Uma vez que o ruído interfere na comunicação significativa, é necessário reduzir ou eliminar o ruído. Compreender a dimensão do problema (ela existe?) é o passo inicial e vai fornecer um guia para agir sobre isso (determinando os níveis de exposição ao ruído, etc). Diz-se que o ruído é medido quando suas características são quantificadas. As medições de ruído incluiriam a magnitude de pressão sonora e conteúdo, intensidade, altura e força de flutuação da freqüência. A decisão sobre um método de medição e métrico depende da aplicação, algumas sendo uma fonte de emissão isolada, conservação auditiva, ruído fora do ambiente, ruído num espaço fechado, etc. Medir para o cumprimento de uma norma legal seria diferente em relação à medição com intenção de conforto.

Passos para medir o ruído.

  • Determine os itens de medição como um nível de pressão sonora para a comparação com um valor de referência e os ruídos para a análise de frequência
  • Determine a natureza e origem do ruído, a regularidade e extensão, as condições em que ele se espalha e a força do ruído para infligir dor. Identifique também quaisquer outros ruídos periféricos.
  • Durante o planejamento, o equipamento, o procedimento e pontos de medição, o processo de comunicação, o escoamento de ruído, etc, devem ser examinados tendo em vista o objetivo da mensuração.

Requisitos para a medição.

  • Ferramentas - mantenha uma lista dos aparelhos necessários, incluindo baterias, cabos de alimentação, timers, tripés, transceivers, etc, à mão e faça um ensaio com o equipamento antes da medição real. As ferramentas mais utilizadas são o medidor de nível sonoro (SLM) para os níveis de ruído causados por uma fonte discreta e pesquisas de ruído, o dosímetro de ruído para exposição pessoal ao ruído e o medidor de integração de nível de som (ISLM). O manual irá fornecer detalhes sobre a calibração, operação e interpretação dos resultados.
  • Documentos e registros - tenha papéis sobre os detalhes do local, mapas, etc, para facilitar os pontos de medição e registrar as condições climáticas, faixa de medição, etc.
  • Uma equipe que está bem informada sobre a planta e preparada com as ferramentas necessárias.

Criando as condições ideais. Certifique-se de tomar as seguintes medidas para garantir que o seu teste seja limpo e você tenha os dados corretos para medir os níveis de ruído.

  • Tela de prevenção de vento para o microfone medidor do nível de ruído.
  • O local deve estar livre de campos magnéticos, vibrações, alta temperatura ou umidade.
  • O horário escolhido para a medição deve ser quando sons periféricos são constantes.
  • Baseado em uma aproximação do nível de pressão sonora de peso A, definir a gama completa para o tempo de medição e vigiar para evitar sobrecargas.
  • Certifique-se que haja uma gravação regular do som, ruído, detalhes de variação de ambiente, etc. Onde o medidor na fonte não tem vista das peças de fronteira, então um membro da equipe deve ficar na fronteira com a comunicação regular com detalhes valiosos.
  • Identifique os pontos de gravação nas notas e fundamente as posições através de fotografias do local.
  • Garanta que não haja interrupções ou ruídos da equipe de medição.
  • Valores de ruído são relativos à maneira como ele foi medido e as normas internacionais que são definidas para a medição, controle e declaração de ruído em áreas específicas.


O que resta é se perguntar o que pode ser feito para ajudar - medidas para reduzir o ruído, relatar os problemas de ruído e usar protetores de ouvido. Escute feliz!