Como Matar Vespas

O controle das vespas é importante - vespas (às vezes chamadas de vespas do papel por causa da aparência do ninho) não são insetos para tocar, mesmo que você não seja alérgico. Se você tem um ninho próximo a sua casa e família, você deve se livrar das vespas e seu ninho o mais rapidamente possível. Siga estes passos simples e seguros sobre como matar as vespas que infestam sua residência.

  • Materiais:
    • Spray de pesticida natural projetado para ninhos de vespas
    • Vaporizador
  • Prepare o pesticida. Tal como acontece com a maioria dos produtos de controle de pragas, você pode comprar o spray de pesticida em unidade ou comprar um mix e seguir as instruções de mistura do pesticida (mata vespas).
  • Localize o ninho. Se você já viu vespas em torno da casa, não tente matá-las até que você tenha localizado o ninho. A melhor hora para fazer a remoção do ninho de vespas é ao entardecer ou com o escuro próximo, quando as vespas estão menos ativas. Quando for matar vespas, tente minimizar o risco de picadas. Confira os beirais e as áreas escuras, como espaços baixos e próximos a assoalhos e cobertas.
  • Vista-se adequadamente. Você quer evitar as ferroadas, se possível, cubra-se. Uma picada de vespa pode ser muito dolorosa. Use calças compridas e sapatos com meias, e certifique-se de fechar as pernas da calça para que as vespas não entrem. Faça o mesmo com camisa de mangas longas e luvas.
  • Pulverize o ninho com pesticida. Seja generoso no spray de pesticida e certifique-se de cobrir o ninho e áreas circundantes.
  • Derrube o ninho. Você tem que tirar o ninho, a fim de evitar enxame, use o cabo de uma vassoura, jogue o ninho no chão. Certifique-se de manter distância porque este movimento irá perturbar as vespas.
  • Dê um spray nas vespas restantes. Derrubar o ninho pode ter feito algumas vespas escaparem, por isso certifique-se de dar um spray com o pesticida na área para eliminar as retardatárias.


Vespas podem ser perigosas, portanto, o instante em que você vir um ninho é o melhor momento para se preparar para cuidar delas. Se você está preocupado com o perigo dos pesticidas para o ambiente e prefere fazer o controle biológico de pragas, procure um spray natural em sua loja de casa e jardim. Alguns exterminadores sugerem usar uma combinação de água e sabão no spray, mas não há nenhuma garantia que o mix mate as vespas mais resistentes; de qualquer modo o pesticida será sua melhor aposta. Existem também outros métodos para se livrar das vespas incluindo as armadilhas. Usar uma armadilha não dará um resultado imediato, no entanto. Uma vez que você livre sua casa das picadas desses insetos, você pode desfrutar de estar ao ar livre novamente.