Como livrar-se de uma colméia

Quem é que não gosta de ver abelhas pousando de flor de flor enquanto elas conduzem as suas vidas? Reafirma a nossa fé na ordem e a elegância do nosso mundo natural. De fato, se você descobrir uma colméia selvagem no seu quintal e quiser transferir ela para um ambiente domesticado, você poderá aprender como cuidar de seus novos amigos, como começar uma criação de abelhas e coletar mel, além de muitas outras coisas

Mesmo aqueles que amam abelhas, não querem uma colméia dentro de suas casas e um grande número de pessoas simplesmente não liga para as abelhas e ficam zangados com a idéia de abelhas vivendo dentro de sua propriedade. Quem não gosta delas, você pergunta? Para aqueles que tem alergia ao ferrão das abelhas, o cenário de ter abelhas por perto não parece tão idílico.

Infelizmente, abelhas caem vitimas de parasitas e outros insetos, logo devemos evitar a todo custo, matá-las sem a necessidade. Vespas podem dar a impressão para as pessoas que todas as abelhas são perniciosas, por isso precisamos ter um bom julgamento de quando se livrar de uma colméia

  1. Pestes vs. Seres proteigos. Colméias nunca devem ser exterminadas, a menos que a remoção da mesma seja impossível, o interesse das abelhas nos humanos é geralmente mínimo e elas desempenham um papel vital em nosso habitat. Criadores de abelhas removem e realocam as abelhas para sustentar a própria colônia. Até mesmo as vespas que não são abelhas, mantém a população de pestes sob controle e geralmente morrem durante o inverno. No entanto vespas são mais propensas a atacar crianças e animais de estimação, mesmo sem serem provocadas. Esse comportamente mais agressivo e a habilidade de ferroar repetidamente, levam muitos a justificar o extermínio das vespas
  2. Segurança em torno das colméias, ninguém pode dizer se uma pessoa é alérgica ou não a abelhas ou vespas sem ela ter sido antes picada ou diagnosticada por um médico. Como essas alergias podem ser fatais, é fortemente recomendado que você sempre tenha medicamente a mão para alergia em seu kit de primeiros socorros, para o caso de alguém na sua casa ou vizinhança precise de tratamento imediato para alergia. Antes de você tentar cuidar de uma colméia, é importante que você marque uma consulta com seu médico, não tente se aproximar de uma colméia sem saber se você é alérgico, abelhas e vespas podem tomar sua aproximação como um sinal para defender a colônia. Se você for picado por uma abelha, imediatamente remova o ferrão da sua pele. Não aperte em volta da ferroada como você faria para retirar uma farpa de madeira, pois assim você libera mais veneno; Para alguns o ferrão traz somente uma dor aguda na hora e depois uma pequena irritação na área atingida. Outros com sérias alergias ao ferrão podem ter reações como dificuldade de respirar, vômitos, diarréia, taquicardia, perda de consciência ou até mesmo pode levar a morte. Se você não tem certeza se é alérgico, não tente remover a colméia, chame um profissional.
  3. Abelhas e vespas se comportam de maneira diferente, antes de você observar as abelhas na colméia, tenha certeza que você não é alérgico, depois que um médico tenha confirmado que você não tem alergia ao veneno, observe as abelhas de uma distancia segura.
    Como se livrar de uma colméia de abelhas:
    Abelhas têm uma aparência básica com cor alaranjada ou marrom com listras pretas ou marrons, um ponto importante é que abelhas africanizadas têm a mesma aparência que abelhas comuns, mas são mais territoriais e portanto mais perigosas, felizmente elas são raras em nossa região, a maioria das abelhas africanas, vive em colméias embaixo da terra.
    Grandes abelhas são os Zangões, em cores eles se parecem com abelhas comuns, mas normalmente eles têm um estilo mais ameaçador e algumas vezes podem ser completamente pretos.
    De maneira geral, vespas não têm pelos como as abelhas e são mais finas, com corpos mais magros assim como tem cores diferentes, abelhas papeleiras tem cor amarelo claro e preto.
    Como uma colméia se parece? Você pode ver uma colméia de uma distancia segura, seu formato pode ajudar a informar se é uma colméia de abelhas ou um ninho de vespas. O ninho de vespas papeleiras tem um formato de guarda chuvas, esses ninhos são feitos de uma substancia que parece papel, já colméias de abelhas são feitas de cera.
    A localização da colméia não indica que tipo de inseto você tem na sua propriedade, vespas e abelhas podem viver embaixo da terra ou em campos abertos e muros.

  4. Exterminando um ninho de vespas. Se você julgar que você, seus animais domésticos ou seus familiares estão em suficiente perigo e por isso precisa exterminar o ninho de vespas, você pode fazer por si só;

    • Primeiro, você precisa ter certeza que a colméia não está cheia de abelhas, por exterminar as abelhas seria uma tristeza e uma perda sem sentido.
    • Apenas extermine vespas se o ninho é pequeno, em um campo aberto e se você consegue alcançar o ninho, óculos de segurança são importantes nesta hora.
    • Se tudo está certo, você pode comprar um frasco de inseticida para vespas na sua loja de jardinagem local e leia as instruções com zelo.
    • O pesticida normalmente recomenda o uso durante a noite, pois as vespas retornam a noite para o ninho.
    • Não fique por perto depois de aplicar o inseticida, tenha certeza de ter um plano de fuga planejado e deixe a área imediatamente, tenha certeza que ninguém irá entrar na área depois de um tempo, as vespas não são tão agressivas mas tem um grande senso de território e irão defender o ninho.
  5. As colméias podem se formar em arvores ou arbustos ou até mesmo em estruturas, elas podem aparecer nas clássicas formas que vemos em desenhos animados, mas abelhas e vespas também podem viver em buracos e em paredes, nesses locais e especialmente em paredes, a remoção ou extermínio é mais desafiante. Um buraco em uma parede com abelhas, não pode ser simplesmente tapado, pois as abelhas irão tentar achar outra saída e eventualmente podem acabar entrando dentro da casa, constituindo um perigo ainda maior.



Colméias em paredes ou buracos precisam de ajuda de um profissional para facilitar a remoção e controle. Algumas vezes a remoção pode não ser possível e o extermínio tem dificuldades, pois após o evento, os vestígios da colônia devem ser retirados, pois podem atrair outras pestes.

Quando você é picado por algum pequeno inseto é algumas vezes difícil dizer se é uma abelha ou uma vespa e algumas vezes não é seguro investigar o ninho para confirmar. Quando crianças ou animais domésticos e potenciais alergias estão na questão, cuidado é a melhor política, marcar uma visita de especialista para determinar a possibilidade de remoção da colônia é a melhor opção