Como limpar uma máquina de lavar roupa

Se você pensar em todo o trabalho que sua maquina de lavar faz e tudo que vai nela, não é de se surpreender que de vez em quando sua máquina precise de uma limpeza completa. Existem alguns produtos comerciais vendidos para limpar a parte interna de sua maquina, mas você pode fazer isso com alguns produtos disponíveis em casa e um pouco de trabalho.

  1. Vinagre. Adicione 1-2 xícaras de vinagre branco destilado em sua máquina de lavar. Ajuste a maquina para água quente se possível, colocando a maior carga de água possível. Deixe a máquina fazer seu ciclo completo de lavar e enxaguar. Isso mata mofos e bolores e ajuda a desprender a sujeira que se acumula no interior da maquina.
  2. Sumo de limão ou lima. Se você está tendo problemas de ferrugem, adicione 1 xícara de suco de limão ou lima e deixe a maquina fazer um ciclo de lavagem. Isto também deve ser feito com a maior carga e com a água mais quente possível. (Se sua lavadora está mostrando sinais de ferrugem, é uma boa idéia entrar em contato com o fabricante ou alguém que conserte para descobrir o melhor a se fazer. A ferrugem é sinal de que o cilindro da máquina de lavar roupa está danificado.)
  3. Bicarbonato de sódio. Termine colocando duas xícaras de bicarbonato de sódio na água e deixe o ciclo da água o mais quente possível, bem como em uma grande carga de lavagem. Isto irá remover manchas e terminar de tirar o acúmulo de detergentes e amaciantes. Se a sua lavadora estiver muito manchada e você não ligar de usar água sanitária, você pode adicionar duas xícaras desse produto também.
  4. Enxágüe. Lave o interior da lavadora, executando um ciclo sem nada dentro da maquina.
  5. Remova quaisquer peças que possam ser removidas e lave-as. Pegue o recipiente para amaciante, o recipiente para água sanitária, e o papa-fios (se algum destes elementos forem removíveis) e lave-os em água quente com sabão (detergente para prato é uma boa escolha para isso).
  6. Limpe as partes difíceis de alcançar. É uma boa idéia limpar o lado de baixo da lavadora, onde a água as vezes espirra. Utilize uma esponja com água e vinagre (adicione 1 xícara de vinagre para um balde de água e utilize essa solução para a limpeza). Depois limpe o aro da lavadora (onde a porta ou tampa repousam). Limpe qualquer recipiente que não seja removível. Lave a parte inferior da tampa e limpe o agitador caso haja qualquer evidência de sujeira. (Cotonetes ou escovas de dente ou antigas podem ajudar a limpar cantos difíceis de limpar.)
  7. Limpe o exterior. Usando um esponja com água e vinagre, limpe a frente da máquina de lavar, assim como quaisquer outras peças expostas. Conclua esfregando o topo da mesma.
  8. Opcional - Limpe ao redor da lavadora e secadora e verifique as mangueiras. É uma boa idéia passar o aspirador de pó ao redor da máquina de lavar e secar, e esse é um bom momento para se fazer isso. Verifique o desgaste das mangueiras. A maioria dos fabricantes sugerem a substituição destas de cinco em cinco anos e localizar um desgaste antes disso pode economizar dinheiro e tempo ao evitar vazamentos e até explosões de mangueiras sob pressão.