Como limpar cortinas

Como acontece com toda limpeza doméstica, quanto mais tempo você deixa passar, mais trabalho você terá. Uma forma de eliminar um pouco da limpeza pesada é limpar com mais freqüência. Faça da limpeza de sua janela parte de sua lista semanal de tarefas. Use a mangueira do aspirador. Coloque uma meia-calça velha no final da mangueira, ou anexe a opção escova à mangueira do aspirador. Leve um ou dois minutos para aspirar o interior e o exterior da cortina antes de avançar para as outras tarefas na sua lista. Este método funciona bem para persianas e cortinas, e você verá que precisará limpar menos se seguir esta rotina.

  • Limpando persianas. Não importa o tipo de persianas que você usa em casa, é uma boa idéia aspirá-la periodicamente. Isto irá remover a maior parte da poeira e sujeira da superfície e tornará mais fácil a limpeza profunda. Persianas de plástico podem ser limpas com um limpador multiuso que pode ser pulverizado em um pano ou esponja e então usado para limpar cada ripa individualmente. Persianas de madeira podem ser limpas com um limpador adequado para superfícies de madeira. Use água com moderação para não prejudicar a madeira. Para persianas de tecido, uma limpeza à seco é o melhor método para eliminar sujeiras difíceis e manchas.
  • Limpando cortinas. Cortinas de tecido normalmente precisam ser lavadas à seco a não ser que esteja assim determinado em suas instruções de limpeza. Cortinas antigas podem ser substituídas ao invés de lavadas se o tecido estiver apodrecido.
  • Limpando cortinas transparentes.  As cortinas transparentes podem parecer frágeis, e alguns consumidores ficam hesitantes em fazer algum tipo de limpeza pesada nelas. Você sempre pode levá-las à uma lavanderia de lavagem à seco, mas isso não é necessário na maioria dos casos. Você pode colocá-las na lavadora, distribuindo-as uniformemente no tubo da lavadora. Deixe-as de molho por 5 ou 10 minutos antes de lavá-las.