Como instalar uma pia de aço inoxidável

Existem dois tipos básicos de pias de inox: embutida e não embutida. A embutida é utilizada em instalações onde o material da bancada é o mesmo o tempo todo, como granito ou uma superfície sólida. É geralmente instalada pelos fabricantes da bancada, devido à responsabilidade na perfuração do material contador para as âncoras que serão usadas para montar a pia. Depois que a pia é anexada ao balcão, o resto da instalação é o mesmo que o da pia não embutida, que é o tipo de instalação que será descrito aqui.

•    Determine a configuração e acabamento da sua pia. Existem algumas opções disponíveis em acabamentos em aço inoxidável, com o mais popular sendo os acabamentos escovado e espelhado. O acabamento espelhado é muito claro e brilhante, mas como seria de esperar, ele mostra as gotas de água com muita facilidade.

A qualidade de uma pia também é determinada pela espessura do aço (conhecida como o calibre do aço) - quanto menor o número da calibre do material, mais grosso. Calibres típicos variam entre 18 e 22.

Pias residenciais típicas vêm em uma configuração única, dupla ou tripla, com as taças de tamanho igual ou desigual, dependendo das necessidades do consumidor. Algumas pias vêm com uma pequena tigela feita para acomodar o lixo de alimentos.

Pias vêm perfuradas para que a torneira específica seja instalada. Alguns dos fatores determinantes são se a torneira é individual ou dupla, se tem um pulverizador incorporado no bico, ou se há um distribuidor de sabão, tudo isso irá determinar quantos buracos você precisará perfurados na pia.

Nota: A maioria das aplicações têm a torneira montada n a bancada em uma pia embutida e torneira afixada na pia nas pias não embutidas.

•    Corte a bancada (superfície laminada ou sólida). Se a sua bancada está sendo fabricada para você, o construtor poderá cortar a pia para você por um preço modesto. Você só precisa do modelo da pia (encontrado na caixa) ou da própria pia se não há um modelo. Muitos fabricantes têm uma biblioteca de modelos e te deixam enviar o modelo por fax.

Marque o seu recorte sobre a bancada com o modelo, se você está cortando-o sozinho. Se você estiver re-utilizando uma pia e não têm um modelo, então, marque a largura e o comprimento da sua pia na bancada, tomando cuidado para copiar cantos de raio. Agora faça uma outra linha de 1,25cm no interior. Use um compasso para ficar nos 1,25cm e siga em torno da linha de fora com a ponta. Apague a sua primeira linha, de maior dimensão.

Usar uma lâmina um pouco maior do que a sua serra de vaivém, de 1cm a 1,2cm,  geralmente é bom, faça dois furos localizados em um dos cantos opostos, certificando-se que o buraco fica dentro da linha. Com fita crepe, máscara em torno do perímetro da linha para proteger a superfície da bancada.

Insira a lamina em um dos cantos e corte em direção a um canto, aí, use o mesmo buraco para trabalhar em outra direção. Certifique-se de apoiar o corte na extremidade oposta antes de terminar o corte final para que o peso do material não empurre a peça fora prematuramente.

•    Coloque a pia.
Faça várias longas "cordas" de massa de encanador colocando uma bola dele na mão e girando-a entre as palmas das mãos. Coloque os pedaços de massa ao redor da borda do corte, conectando-os em uma vedação contínua.

Pegue a pia e coloque-a no buraco. Se o buraco é cortado direito, ele será 1,25cm menor do que a pia, e a borda da pia vai empurrar para baixo a massa de encanador.

Entre debaixo da pia com as suas costas no fundo do armário, alcance e coloque os clipes em sulcos na parte inferior da borda da pia. Usando uma chave de fenda ou uma porca, com qualquer tipo de clipe que você tiver, torça os parafusos até eles começarem a encostar na bancada, puxando a pia pra ficar apertada e, geralmente, espremendo para fora um pouco da massa no lado superior.

•    Chumbe o ralo. Instale um filtro (normalmente vendido separadamente) no orifício no fundo da pia, colocando para baixo outro “cordão” de massa ao redor do furo de drenagem, em seguida, empurre o filtro para dentro da massa, espremendo um pouco pra fora. Mais vai sair quando você apertar o parafuso no filtro na parte de baixo da pia.

Use acessórios de tubulação de metal ou tubo PVC, começando com um arremate do filtro, em uma armadilha p (se o dreno está na parede), ou uma armadilha s (se o dreno está no chão) e aperte as porcas primeiro à mão, depois com um grande canal de eclusas. Não aperte demais, uma vez que o metal e o plástico vão facilmente destruir os fios.

Prenda o lixo de alimentos à no lugar de um filtro, se necessário.

•    Encaixe a torneira. Há uma grande quantidade de fabricantes de torneira lá fora, que têm suas próprias idiossincrasias, em suas instalações. Há algumas semelhanças, no entanto.


Encaixe a torneira na pia. Algumas torneiras vêm com uma vedação que impede a água de correr entre a pia e a torneira. Se a sua não vem com uma vedação, use a massa de encanador em torno dos furos da torneira antes de encaixar, pressionando a torneira para a massa.

Conecte as linhas de alimentação quente e fria da torneira. Algumas torneiras têm fontes ligadas a elas e podem ser fixados direitamente ao desligar as válvulas dentro do armário, e algumas precisam ter as linhas de abastecimento adicionadas a elas.

•    Limpe. Usando uma chave de fenda pequena fenda ou algo similar, empurre a ponta da chave de fenda ao redor da borda da pia, tirando a massa em excesso.

Repita esse processo para os filtros e base da torneira, se necessário.