Como instalar um piso térmico elétrico

Um piso térmico elétrico pode transformar uma cerâmica ou pedra duras em uma experiência acolhedora, aconchegante e bem-vinda. Pense na diferença que seria você sair do seu chuveiro, em uma manhã fria de inverno - para um piso aquecido. De maneira geral, calor hidrônico ou radiante baseado em água é utilizado para aquecer a casa toda, enquanto para áreas discretas - tal como o banheiro -um piso térmico elétrico radiante é o melhor.

Embora o piso térmico elétrico já tenha visado há algum tempo somente casas de alto padrão, mudanças recentes tornaram o processo de instalação mais fácil e mais acessível para o proprietário médio de imóvel. Elementos aquecedores são fixados em tapetes de malha, que em geral tem uma grossura variando de 1/8 a 1/4 de polegada, assim eles se ajustam à maioria das casas, sem alterar a altura do piso. Há muitas marcas diferentes de sistemas de piso térmico elétrico disponíveis, então providencie para verificar os detalhes com os fabricantes e escolher o tipo que é mais compatível com os materiais do piso da sua casa. E, também, compre um sistema com proteção terra contra falhas e um sensor de limite máximo de temperatura. Embora você talvez queira chamar um eletricista na ponta final do processo, pode minimizar o tempo de trabalho dele - e a sua despesa - fazendo o resto da instalação você mesmo.

Não se intimide só porque está trabalhando com material elétrico. O elemento aquecedor virá embutido em um rolo de malha de fios de metal. Você compra na medida em que precisa, e então corta a malha de suporte - sem cortar o fio de aquecimento! - de maneira a conseguir manusear e encaixá-la facilmente. Desde que você não seccione, nem amasse, nem danifique de nenhuma outra maneira a parte de fio elétrico do seu sistema de piso térmico elétrico, você estará indo perfeitamente bem! Sem emendas, sem conexões elétricas, sem eletricista caro!

Veja como instalar um piso térmico elétrico por si mesmo:

  1. O piso térmico elétrico pode ser instalado em concreto, backerboard de cimento e em madeira compensada. Examine o seu sub-piso. Assegure-se de não haver nada afiado (cortante), nem no próprio sub-piso nem sobre ele, que poderia danificar o fio de aquecimento. Se você quer colocar alguma instalação abaixo da malha de metal, agora é a hora de fazê-lo.
  2. Às vezes a malha vem com o fio elétrico já no seu lugar próprio, e às vezes você precisa encaixá-lo dentro do espaço próprio para isso. Depois que o fio estiver em posição no tapete de malha, ajuste a malha no chão. Corte a malha para caber no espaço disponível - apenas certifique-se de que foi a malha que você cortou, e não o cabo elétrico. Tenha certeza de manter espaçamentos regulares entre os elementos aquecedores nas áreas em que você vai precisar ajustar a malha de maneira personalizada. Nuca disponha os elementos aquecedores muito próximos uns dos outros, porque isso causará superaquecimento. Você pode querer tornar a malha ainda mais segura colando, batendo levemente ou grampeando - mais uma vez, execute as ações sobre a malha, e não sobre o fio elétrico.
  3. Não passe o elemento aquecedor sob instalações tais como a pia ou o vaso sanitário.
  4. Instale o sensor do piso. Idealmente, prefira instalar o sensor do seu piso em uma área sem nada acima, que possa reter calor. O sensor deve dizer ao sistema qual é a temperatura do piso - se estiver num ponto que concentra mais calor do que o restante do piso, a sua medição não será acurada nem confiável. O fio do sensor não deve cruzar nenhum elemento aquecedor. O código elétrico local da sua área pode estabelecer que o sensor de baixa voltagem seja colocado em tubulação condutora separado dos fios do elemento aquecedor, de alta voltagem, dentro da parede.
  5. Exatamente como acontece quando você está colocando as suas lâmpadas de Natal, se há uma falha em qualquer ponto da linha, o restante das luzes não vai funcionar - com o seu piso térmico elétrico é a mesma coisa. Invista em um testador de continuidade para poder testar à medida que o seu trabalho vai indo adiante, e localizar uma falha antes de ter colocado toda a malha. Simplesmente teste a continuidade depois de colocar cada peça, então você saberá exatamente onde a falha está.
  6. Faça um furo para poder passar o fio através das placas do revestimento do piso (logo acima do sub-piso), e puxe-o para cima através da parede, até a caixa de junção.
  7. Assegure-se de que todos os fios para o seu alarme de temperatura alta estão conectados também. Tenha certeza, também, de que os fios condutores de frio não cruzam o elemento aquecedor, em seu caminho até a fonte de energia.
  8. Agora é a hora de chamar um eletricista que esteja familiarizado com os seus códigos locais. Em algumas áreas, é obrigatório que os dois fios, o do rolo aquecedor e o do sensor do piso, estejam em condutores separados. Estes fios chegam à caixa de ligação, que é onde o termostato será instalado. O eletricista pode fazer uma segunda verificação do seu trabalho, e ligar a fiação na caixa de ligação.
  9. Depois que você tiver o ok do eletricista, pode aplicar uma fina cobertura de fixação no alto da malha e elemento aquecedor. Tenha cuidado para não golpear nem esbarrar no elemento aquecedor enquanto realiza esta tarefa.
  10. A fixação pode demorar até duas semanas para se completar, dependendo da umidade e de outros fatores. Deve estar inteiramente completada antes de você ligar o piso térmico elétrico! Quando a fixação estiver terminada, coloque o revestimento do piso sobre ela, e o seu trabalho estará pronto.

Quando você ligar o piso térmico elétrico pela primeira vez, não se preocupe; pode demorar uma hora até o piso estar realmente aquecido. Sua melhor aposta é ligá-lo em 80-90 graus, e sair por um tempo - de outro modo, seria como ficar assistindo a água aquecer até ferver. Volte mais tarde para encontrar um piso aquecido e aconchegante, tire as meias, e desfrute!