Como instalar um novo interruptor

Existem algumas razões para a substituição de um interruptor em sua casa: O interruptor não funciona ou está danificado, mudar a cor ou o estilo do interruptor, ou trocar um interruptor liga / desliga por um dimmer (gradativo). Seja qual for o motivo, você deve estar ciente dos diferentes tipos de opções para que você não fique sobrecarregado em informações quando você chegar à loja para comprar um novo.

Diferentes tipos:

•    Interruptor alternante – Esse é o interruptor básico que quase todo mundo conhece, tem esse nome porque o interruptor se “alterna” pra cima e pra baixo.

•    Interruptor balancim – Este interruptor tem uma alavanca que fica mais alta na parte de cima ou de baixo (dependendo se está ligado ou desligado) e mais baixa no meio e funciona semelhante a uma gangorra. É mais caro do que um interruptor alternante.

Dimmers

•    Alternante – Tem aparência idêntica ao de cima, mas ao invés de ligar pra cima ou pra baixo, você pode levantar o interruptor gradualmente, ajustando a luminosidade.

•    Rotativo – Este tem um disco redondo que você gira para ajustar a luminosidade.

•    Deslize – Geralmente um botão com forma de disco que desliza pra cima e pra baixo.

•    Toque – Um botão que funciona com uma leve pressão.

Os interruptores listados acima podem ter diferentes funções e são rotulados com um dos seguintes:

•    Simples – Um interruptor opera uma luz ou conjunto de luzes. Tem dois parafusos nos lados, onde o fio se conecta. (Esse interruptor é o mais comum.)

•    Interruptor paralelo – Essa opção é usada quando você tem dois interruptores que funcionam com uma luz ou um conjunto de luzes. Estes estão localizados em sua casa, onde você tem duas entradas para um cômodo, assim, você pode acender a mesma luz de qualquer porta. Tem três parafusos do seu lado onde os fios conectam: um preto e dois de bronze. (A maioria das casas têm pelo menos um conjunto deles - geralmente encontrado na sala, na cozinha ou na parte superior e inferior de uma escada.)

•    Interruptor de 4 vias – O mesmo de cima, com três interruptores operando uma luz ou conjunto de luzes. Tem quatro parafusos: geralmente dois pretos e dois cor de bronze. Quando há três interruptores operando uma luz, dois dos interruptores são paralelos e um é de 4 vias. (Estes interruptores não são muito comuns).

Nota: Todos esses interruptores (a menos que o seu antigo é muito velho) terão um parafuso verde em uma ponta chamado parafuso de aterramento. Se sua casa tem a fiação passando por um tubo de metal (chamado de tubos metálicos elétricos ou EMT), você pode ignorar este parafuso, já que o EMT atua como terra. Você deve ser capaz de dizer, só olhando para a sua elétrica em uma área inacabada da casa, e o seu interruptor antigo não vai ter nada ligado a esse parafuso. Se sua casa estiver conectada com Romex (um cabo plano revestido de vinil que tem vários fios nele, como uma extensão grande), então você deve encontrar um fio ligado ao parafuso verde no interruptor velho e deve reconectar este fio ao parafuso verde no novo interruptor. Este fio só fica eletrificado se tiver um curto perigoso, quando vai passar pelo disjuntor ou queimar o fusível, acabando com a energia no circuito defeituoso. É um importante recurso de segurança, mas não é muito usado no funcionamento normal do interruptor.

Instalando o Interruptor

•    Desligue a eletricidade do circuito onde está o interruptor desligando o disjuntor ou a tirando o fusível, dependendo de qual tipo de carga você tem. Se por algum motivo você não souber dizer em qual circuito o interruptor está ligado, desligue o disjuntor principal no topo do painel do circuito ou retire o fusível principal (o grande no topo que tem dois fusíveis cilíndricos), para que a eletricidade fique desligada em toda a casa. Verifique se tudo está desligado.

•    Desparafuse a placa do interruptor e a remova.

•    Desparafuse os dois parafusos ligando o interruptor à caixa elétrica. Gentilmente puxe o interruptor na sua direção para fora da caixa um pouco para que você possa trabalhar depois de ter retirado os parafusos.

•    Tire os fios do interruptor antigo. Tire os parafusos que seguram os fios e puxe-os com um alicate. Às vezes, o fio vai ser empurrado para um buraco na parte de trás do interruptor (um recurso de conexão rápida na maioria dos parâmetros que os profissionais geralmente não utilizam, porque eles não são tão seguros como a utilização de parafusos). Neste caso, você terá que empurrar uma chave de fenda pequena na ranhura junto ao fio, puxando o fio com um alicate. Se você não tiver uma pequena ferramenta simples para usar, você pode cortar os fios bem junto ao interruptor para mantê-los o mais longo possível, então use um fio cortante ou faca para cortar aproximadamente 2 cm do material isolante do fim dos fios para prepará-los para o novo interruptor. Tome cuidado para não entalhar o cobre, quando estiver cortando. Se você está colocando um interruptor paralelo ou de quatro vias, é uma boa idéia antes de tirar os fios do interruptor antigo segurar o interruptor novo junto com o antigo, verificando as posições dos fios.

•    Conecte os fios ao novo interruptor.

     ••    Se você está substituindo um interruptor simples que só tem dois fios, sem contar com o fio terra para o parafuso verde, se é que o seu antigo tinha um, esse é um sem centro motor, porque não importa para qual parafuso os dois fios vão. Simplesmente enrole um em volta de cada parafuso e parafuse.

     •    Se você estiver substituindo um interruptor paralelo, combine os fios da mesma maneira que o antigo estava. Existem três parafusos conectores: um preto e dois bronze. É uma boa apostar que o fio que vai para o parafuso preto será preto, e os dois parafusos de metal terão fios de outra cor (mas estes dois vão combinar). Vermelho, azul, laranja, roxo e amarelo são as cores mais comuns para esses fios. Não importa para qual dos parafusos de metal eles vão, desde que os dois fios da mesma cor sejam conectados aos parafusos de metal.

     •    Para um interruptor de 4 vias, existem dois parafusos de uma cor (às vezes marcados “entrada”) e dois parafusos de outra cor (às vezes marcados “saída”).  Certifique-se que os dois fios vão para os dois parafusos da mesma cor no interruptor antigo sejam reconectados aos parafusos da mesma cor no novo.

•    Empurre os cabos de volta para a caixa. Anexe o novo interruptor à caixa elétrica com parafusos.

•    Coloque a placa do interruptor de volta.

•    Ligue a energia novamente.

Interruptores Dimmer são um pouco diferentes apenas pelo fato de ao invés de terem parafusos nos lados para se conectar aos fios, já existem fios saindo de trás. Para um interruptor simples, serão dois fios pretos. Conecte um deles a um dos fios que estava conectado ao antigo interruptor e o outro fio do dimmer ao fio restante do antigo interruptor. Prenda os fios torcendo-os juntos com os conectores de fio, que geralmente vêm na embalagem do dimmer. Delicadamente, puxe um fio, depois o outro, mantendo o conector do fio para se certificar de que eles são seguros. É uma boa idéia colocar fita isolante em torno do conector do fio para que não afrouxe.


Dimmer paralelo tem um fio preto e dois fios da mesma cor saindo por trás. Conecte os fios do interruptor antigo ao dimmer da mesma maneira descrita acima usando conectores de fio, conectando um dos fios coloridos do dimmer a um dos pares coloridos do interruptor antigo, depois os outros dois fios coloridos, e finalmente, os dois pretos. Em algumas situações adversas, você pode ter outro fio colorido que iria ao principal preto no dimmer. Você só pode ter um dimmer na luz; o outro interruptor só vai acender a luz na intensidade que está definida no dimmer no outro cômodo.

Não existem dimmers de 4 vias. Se você tem três interruptores operando uma luz, e você quer regular essa luz, você vai ter que comprar um dimmer paralelo e substituir um dos dois interruptores paralelos. Se você tirar um dos interruptores da caixa elétrica e for o de 4 vias, coloque de volta. O dimmer não pode ser colocado ali. Você vai ter que colocar o dimmer em um dos outros dois locais de interruptores.