Como iniciar um projeto de jardinagem na escola

Um projeto de jardinagem em sala de aula pode ser um divertimento e uma experiência de aprendizado maravilhosa para você e seus alunos. Também é algo que toda a escola pode se envolver quando organizado adequadamente. Jardinagem mostra às crianças o ciclo da vida, assim como de onde vem a maioria dos frutos e legumes. É algo que pode tornar-se envolvente e, espero, dar-lhes um sentimento de orgulho pelo que eles próprios criaram. Eles podem até mesmo ter um tempo de vida de amor pelo cultivo de flores e legumes.

Há diversas coisas a considerar quando você estiver organizando um projeto de jardinagem para a sala de aula ou escola. Este artigo discorrerá todas as coisas, e considerará os passos necessários que você deve seguir.

  • Familiarize as crianças com a jardinagem. Antes mesmo de considerar a colocação das sementes na terra e ter uma sala de aula cheia de pás é uma ótima idéia familiarizar as crianças com o conceito de jardinagem e plantas em geral. Leve as crianças para a biblioteca e deixe-as ver livros sobre plantas e jardinagem. Se a sua escola tem acesso à Internet, lhes permita entrar em sites (pré-aprovados e pesquisados) para que eles possam olhar fotos de jardinagem, bem como ler e aprender sobre isso. Dar-lhes ainda uma meia hora por dia para aprender sobre o projeto dará uma centelha de interesse, e irá prepará-los para todo o trabalho duro.
  • Escolha o local. Isto é algo que você provavelmente irá precisar discutir com o diretor da escola. Você precisa determinar se o seu jardim vai ser ao ar livre ou dentro da sala. Se você tiver muita sorte, a escola vai dar-lhe um pequeno pedaço de terra para plantar um jardim. Se for assim, pegue o que você puder. Ter o jardim ao ar livre vai dar às crianças uma sensação de realidade! Na verdade, será a realidade!

    Se você não pode usar um pedaço de terra e tem que ter seu jardim interno, não se preocupe. Existem várias formas de cultivo dentro da sala de aula, e bem fáceis. Certifique-se que a área coberta escolhida tem uma boa fonte de luz, ou iluminação artificial para permitir que as plantas cresçam com facilidade. Uma ótima opção é o AeroGarden, que é para uso interno. Veja se há uma área para as sementes, com uma luz acima dela. Elas requerem temperatura e luz controladas.

    Eles vão fazer o cultivo dentro da sala mais fácil para você, e uma experiência de aprendizagem para as crianças. Eles são uma ferramenta maravilhosa, mas também custam cerca de US$ 150 para o modelo mais básico. É sempre uma opção pedir a diretoria da escola para comprar um para sua sala de aula, se você não puder pagá-lo sozinho. É também uma opção para ensinar as crianças sobre como economizar dinheiro, e levantar fundos para comprar um.
  • Adquira seu material. Seja o seu jardim dentro ou fora da sala, você precisa de suprimentos. Se você não pode se dar ao luxo de comprar os suprimentos do seu próprio salário de professor, é sempre uma opção solicitar a escola, ou pedir as famílias das crianças. É possível que as crianças acabem querendo seus próprios instrumentos de qualquer maneira!

    As ferramentas que você vai precisar são as pás, uma mangueira, aspersor, ou regador (dependendo do local), um carrinho de mão (se ao ar livre), uma pá para crianças (se ao ar livre), e um pequeno ancinho (se ao ar livre).

    Seja dentro ou fora, você deve comprar sacos de terra de jardinagem. Isto naturalmente depende da qualidade do solo para jardinagem, se o jardim for ao ar livre. Se dentro de casa, compre uma série de vasos de plástico ou barro, ou calhas longas de plástico ou barro, que serão sua melhor aposta. Tenha em mente que o barro vai absorver mais água, mantendo as sementes e as plantas úmidas. Sempre que for possível, você deve incluir as crianças na escolha das ferramentas que necessitarem. Isso pode ser feito em sala de aula, para você comprá-las mais tarde.
  • Escolha as plantas. Espero que desta vez a sua classe já tenha visto vários livros e até mesmo sites sobre plantas e jardinagem. Isso vai ajudar muito quando vocês escolherem as plantas. Você deve escolher as plantas que serão divertidas para as crianças, bem como fáceis. Isso ajudará para que não desanimem no processo de cultivo. O fato é que, quanto mais fácil o crescimento das plantas, mais realizadas as crianças se sentem.

    As crianças terão de escolher se querem uma horta de legumes ou flores, ou uma combinação de ambos. Sugiro uma combinação, uma vez que irá aumentar os sentidos das crianças com visões, cheiros, e até mesmo toques. Bons legumes para cultivo com as crianças são tomate, alface e cenoura, só para citar alguns. Boas flores a cultivar com as crianças são boca-de-leão, malmequeres e girassóis. Existem muitas outras opções. Você poderia até mesmo deixar as crianças escolhem uma ou duas plantas, não importando as exigências de cuidados. Isto irá dar-lhes um desafio interessante na experiência de aprendizado.

    Outra grande planta é orelha-de-lebre. Esta planta de folhas verdes tem uma textura macia e será maravilhoso para as crianças vê-la crescer e tocá-la.
  • Prepare a terra. Especialmente se o seu jardim é ao ar livre, você terá que preparar o solo antes de plantar as sementes. Esta etapa é fácil! Dê a crianças ancinhos e pás, e permita-lhes trabalhar o solo até que ele esteja solto, macio e pronto para o plantio. Peça-lhes água e, em seguida revolva novamente. Uma vez que o solo esteja preparado, os alunos podem decidir onde colocar cada tipo de sementes.
  • Plante e se divirta! Esta parte é auto-explicativa. Se você e sua turma fizeram até aqui, você está pronto para colocar as sementes na terra, e transformar esses dedos marrons em verdes! No final, você ficará feliz por todo o trabalho duro que você e seus alunos colocaram em seu jardim.