Como escolher um sistema de irrigação de gramado sprinkler

Um luxo, bem verde, um gramado muito bem cuidado, é o objetivo final de muitos proprietários. No entanto, a menos que você tenha a sorte de viver em uma área que recebe chuvas abundantes a cada ano (Seattle?), Você provavelmente precisará de um pouco de ajuda com a parte “verde”. Um sistema de irrigação de gramados pode garantir que a sua grama receba a quantidade adequada de água durante todo o ano.

  • Tipos de sistemas de irrigação de gramado. A primeira decisão que você precisa fazer é que tipo de sistema de irrigação de gramado irá servir melhor para o seu quintal. O tipo mais básico, é claro, é levar o sprinkler para o meio do seu gramado, conectá-lo a uma mangueira e ligar a água. Este tipo de sistema de rega é de custo muito baixo - alguns sprinklers custam cerca de $15, mas exigem ligar e desligar a água manualmente, e é preciso movê-los em torno do gramado para garantir que todas as áreas recebam água. Além disso, gastam uma grande quantidade de água porque não é um sistema muito eficiente.
    Se você quiser uma solução mais permanente, você precisará de um sistema de irrigação permanente no terreno. Existem dois tipos - automático e manual. Tal como o nome sugere, os sistemas automáticos são controlados eletronicamente. Eles têm um temporizador que pode ser programado para ligar e desligar os sprinklers em tempos determinados. Alguns sistemas de sprinkler podem detectar até mesmo quando seu gramado precisa ser regado, e quando os níveis de umidade estão adequados. Sistemas de aspersão manual são controlados por você. Tal como acontece com um sprinkler portátil, você precisa ligar e desligar a água quando o seu gramado estiver seco. Isso, no entanto, não elimina a etapa tediosa de mover o sprinkler em torno do gramado. Sistemas de irrigação manuais são razoavelmente mais baratos do que os automáticos.
  • Zonas. A próxima decisão a fazer é delimitar as zonas de seu sistema de sprinklers no gramado. Seria impossível para a água alcançar cada parte do seu gramado de uma vez, com um sistema de sprinklers, pois a pressão da água para uma área tão grande seria quase inexistente. Em vez disso, sistemas de irrigação de gramado consistem em uma rede de tubos enterrados horizontalmente sob seu gramado. E, tubos verticais curtos se ligam a sprinklers, que regam seu gramado. Quando o sistema de sprinklers é ativado, ele fornece água a uma área de tubos de cada vez. Quando você determinar as zonas para o seu sistema de rega, você precisará ter certeza de que a área de pulverização de cada sprinkler sobrepõe as áreas dos adjacentes a ele. Caso contrário, as zonas mais próximas à cabeça vão receber mais água do que aquelas que estão mais longe. Isto também ajuda a certificar-se de que todas as áreas recebam pelo menos um pouco de umidade, mesmo que o vento esteja soprando na direção oposta. As zonas podem ser configuradas em uma grade quadrada ou uma grade triangular. Grades triangulares exigem mais tubos a serem postos, mas também fornecem a cobertura mais completa.
  • Os aspersores dos sprinklers. A decisão final a fazer é sobre a cabeça de aspersão em si. Antes de tudo, você precisa decidir se quer cabeças que fiquem sempre ao nível do solo, ou que só apareçam acima do nível do solo quando estiverem ativas no fornecimento de água. A vantagem das móveis é que a água tem uma melhor chance de limpar a grama alta e a área. Você também precisa decidir se quer pulverizadores do tipo neblina, ou cabeças rotativas em seu sistema de rega. Cabeças aspersoras de neblina jogam água uniformemente para uma área mais precisa. Elas são freqüentemente usados em campos de golfe. Os rotativos fornecem água para uma área maior, assim você pode instalar um número menor deles. Por fim, determine qual padrão de pulverização você quer. Alguns esguicham em um padrão circular completo, outros em um semicírculo ou em um quarto de círculo, e outros ainda podem ser ajustados para pulverizar em qualquer lugar central.


Uma vez que você decidiu sobre seu sistema sprinkler de rega de gramado, você pode optar por instalá-lo sozinho, ou contratar um profissional de paisagismo. Se você fizer isso você mesmo, planeje com muito cuidado antes da instalação. É difícil e caro fazer alterações em um sistema de sprinklers já existente. Além disso, certifique-se de fazer a manutenção adequada do sistema, especialmente nas regiões do norte, onde a temperatura do solo pode ficar abaixo de zero durante semanas. Consertar um tubo no inverno a vários centímetros abaixo do solo não é uma tarefa divertida!