Como escolher um gazebo para jardins

Na era Vitoriana, um gazebo de jardim era um lugar para as damas refugiarem-se do sol para não danificar a pele perfeita. Hoje, os gazebos podem ser usados de diversos modos e podem ser projetados para adequarem-se a qualquer paisagem. Se você está pensando em adicionar um gazebo em seu jardim, há algumas questões que você precisa considerar.

  1. Para que função ele irá servir? Gazebos podem ser usados como um local tranqüilo para leitura ou relaxamento. Eles também podem ser usados como um local para suas crianças brincarem ou para as grandes terem relaxados encontros ao ar livre. Uma idéia que está se tornando bastante popular é construir um gazebo sobre a sua Jacuzzi para ter sombra e privacidade.
  2. De que tipo de material você queria o seu gazebo? Hoje os gazebos podem ser feitos de uma ampla variedade de materiais. A maioria deles se divide em três categorias: madeira, metal ou vinil.  Historicamente, os gazebos têm sido feitos de madeira; então, se você é um tradicionalista, esta pode ser sua escolha. Madeira exige um pouco mais de manutenção que metal ou fibra de vidro; ela precisa ser tingida ou pintada regularmente para prevenir intempéries. Há muitos tipos de madeira que são apropriadas para construir um gazebo.  Teca é uma madeira bastante dura e durável que a ação do tempo torna numa bela cor cinza-prateada. Ela é a mais cara das madeiras que são usadas para móveis ao ar livre, mas também a mais resistente a retorcimento e apodrecimento. Cedro é também de longa duração. Se você quer manter cor a vermelho-marrom pela qual o cedro é conhecido, você precisará aplicar um esmalte claro a cada dois ou três anos. De outra forma, ele também se tornará cinza-claro. Cedro tem a vantagem adicional de ser um anti-insetos natural. A desvantagem, claro, é que é bem caro. Se você quer pintar o seu gazebo, a melhor madeira para usar é pino prensado, que absorve a tinta muito mais facilmente do que a teça e o cedro. Gazebos de metal são normalmente feitos de ferro forjado, embora aço e alumínio também possam ser usados. Gazebos de ferro forjado normalmente tem um acabamento de alumínio revestido em pó. Estes acabamentos vêm numa variedade de cores, para que você possa ter um metal forjado de quase qualquer tonalidade imaginável. A maioria dos gazebos de aço e alumínio tem uma armação de metal, mas o teto e possivelmente os lados são feitos de um material resistente ao tempo. Gazebos de vinil são normalmente os mais baratos, além de ter a vantagem de precisar de pouca manutenção. Eles pesam bem menos, tornando muitos deles portáteis. As maiores desvantagens são que você pode não gostar do visual do vinil, e ele não irá durar tanto quanto os de madeira ou metal.
  3. De que tamanho seu gazebo será? A maneira que você planeja usar seu gazebo será um fator determinante aqui.  Se você simplesmente quer um lugar pra relaxar, um gazebo de seis a oito pés de diâmetro será grande o suficiente. Se você quer fazer festas ao ar livre em seu gazebo, você precisará de um com, no mínimo, 16 pés de extensão. Lembre-se, se você construirá um gazebo para a sua jacuzzi, tenha certeza de escolher um que cubra ela e deixe espaço suficiente para poder caminhar ao redor.
  4. Qual será o estilo de seu gazebo? Há gazebos de quase todos os estilos que você imaginar – Vitoriano, Oriental – a lista é longa. Se o gazebo será perto de sua casa, você vai querer escolher um estilo que a complemente. Se ele será no jardim, pode ser qualquer coisa! Eles também vêm numa variedade de formas, como octogonais, quadrados ou redondos, que também podem influenciar o estilo.
  5. Que tipo de teto você vai querer? Você pode ter um simples telhado de cedro, se você gosta. Mas, se quiser algo mais elaborado, você pode adicionar uma cúpula no topo, ou um telhado duplo, repleto de detalhes.
  6. Você construirá o gazebo sozinho, pedirá um kit ou comprará um sob encomenda? Ao menos que você seja um mestre com madeira, você provavelmente vai ficar com um projeto simples, se está construindo o gazebo por si mesmo. Entretanto, há diversos kits à venda com os quais você pode fazer um gazebo parecer que foi feito sob encomenda. Além disso, você pode adicionar qualquer opção imaginável pro kit, como eletricidade ou bancos.
  7. Você prefere um gazebo aberto ou fechado? Há gazebos com telas permanentes, janelas e portas que podem ser usadas durante o ano. Se você somente usar seu gazebo durante os meses mais quentes, você também pode deixá-lo aberto. Se você não sabe, é melhor comprar um gazebo com telas removíveis.
Com tantas opções, a decisão de qual gazebo comprar pode ser quase opressiva. Mas se você seguir estes passos para decidir o que é realmente importante, será fácil encontrar um com que você se realize durante vários anos.

Cuidados:

Se você planeja construir um gazebo que possua eletricidade, verifique os códigos de construção locais

Links úteis:

Estufas e Gazebos
Velho Mundo dos Gazebos