Como escolher um chafariz de jardim

Não há nada como uma fonte de água para fazer seu jardim parecer idílico e pacífico, não importa o que haja fora das suas fronteiras. Há uma variedade estonteante de chafarizes para escolher; mas depois de considerar as seguintes questões, você estará bem preparado para decidir qual é o certo para você.

  • Custo. Instalar um chafariz em seu jardim pode ser bem barato, desde o pacote de cinquenta dólares na sua loja de jardinagem local, que você pode instalar sozinho, até as esculturas personalizadas que custam milhares de dólares.
  • Estilo. Os chafarizes são geralmente classificados como chafarizes de parede ou chafarizes independentes. Se você tem um animal de estimação, você pode querer um chafarizes de parede, ou um chafariz autônomo de pedestal - a menos que você não se importe de ter o chafariz sendo usado como piscina pelo cãozinho! Os chafarizes de parede consistem geralmente de uma base retangular ou oval, com uma torneira perto do topo. A água corre suavemente para fora da torneira em uma pequena piscina na parte inferior do chafariz.
    Chafarizes autônomos podem ser encontrados em uma gama muito ampla de estilos. Não é o chafariz clássico, também conhecido como chafariz de bacia, onde a água é atirada para cima do centro de uma piscina. Estes tipos de chafarizes às vezes podem ser equipados com uma luz e lentes coloridas, o que dá um belo efeito durante a noite. Há também chafarizes independentes que consistem em uma coluna com uma grande esfera no topo. A água flui para fora do topo da esfera e escorre em uma piscina que é construída no topo da coluna. Há também muitos outros estilos de chafarizes independentes, especialmente se você estiver interessado em um chafariz que seja tanto uma escultura quanto um chafariz.
  • Material.  Chafarizes podem ser encontrados em diversos materiais. A opção menos dispendiosa é a resina, que é leve e exige muito baixa manutenção. Concreto é outra opção. Recentes avanços no acabamento em concreto significam que agora você pode escolher praticamente qualquer cor e acabamento imagináveis. Pedra artificial é a opção mais cara, e também a mais pesada. Se você gosta do visual da pedra artificial, mas não do preço, você pode desfrutar de um chafariz com um revestimento de pedra lançada sobre uma base de fibra de vidro. Existem também chafarizes de madeira e cobre.
  • Manutenção. Alguns tipos de chafarizes requerem mais manutenção durante o tempo de congelamento do que outros. Chafarizes de concreto e pedra artificial precisam estar completamente secos, se forem deixados ao ar livre durante o inverno. Qualquer umidade remanescente será expandida quando congelada, e causar pequenas fissuras no chafariz. Chafarizes de fibra de vidro também precisam ser completamente secos. Se permanecer água no encanamento, e um tubo estourar, provavelmente vai quebrar o chafariz também. Chafarizes da fibra de vidro geralmente são leves o bastante para poderem facilmente ser removidos para dentro de casa durante o inverno.


Com algumas etapas simples, você pode estar no caminho para a descoberta de um chafariz que irá transformar seu jardim no lugar tranquilo e pacífico que você sonhou.