Como escolher e plantar macieiras

Cultivar macieiras em casa pode ser uma experiência recompensadora. Elas não apenas produzem frutas deliciosas que podem ser comidas frescas dos galhos ou transformadas em tortas ou conservas, mas suas flores acrescentam um adorável toque decorativo à sua paisagem. Escolher as árvores para plantar em sua propriedade freqüentemente é uma questão de gosto pessoal, mas há outros fatores que devem ser considerados ao mesmo tempo.

  • Polinização - A maioria das macieiras não é auto-polinizadora. Isto significa que, para que elas possam produzir frutas, elas devem ser polinizadas por uma variedade diferente de macieira. Considere o espaço que você tem para cultivar suas macieiras, e tente plantar umas duas variedades diferentes que floresçam ao mesmo tempo para garantir uma colheita produtiva de frutas.
  • Frutas ou flores – algumas variedades de macieiras são estritamente ornamentais. Elas florescem assim como as árvores normais, mas nunca irão produzir frutas. Estas são preferidas quando você só pode plantar uma única árvore, visto que a polinização cruzada não é necessária para um número saudável de flores.
  • Temporada de flores – diferentes variedades de macieiras produzem frutas em diferentes pontos da temporada. Algumas florescem cedo, algumas florescem na metade da temporada, e outras florescem no final da temporada. Para uma colheita contínua, plante várias árvores que floresçam em épocas diferentes.
  • Espaço para crescer – como outras árvores frutíferas, as macieiras estão disponíveis em variedades anãs. Estas árvores não chegam nem perto da altura das árvores padrão, e fazem um bonito acréscimo a uma paisagem decorativa. Se a altura é um fator na sua compra, árvores anãs podem ser a resposta.
  • Clima – escolha variedades de macieiras que possam crescer e florescer na sua região. Entre em contato com a sua sociedade de horticultura local para conselhos, ou pergunte no viveiro onde você irá comprar suas árvores.
  • Gosto e textura – finalmente, deixe o seu paladar auxiliá-lo na escolha de suas macieiras. Escolha árvores que produzam seus tipos favoritos de maçãs, ou aquelas que irão ficar melhor em tortas, conservas, e molhos.
Assim que você tiver escolhido quais macieiras você quer plantar, é hora de preparar os locais de plantio e pegar suas árvores em um viveiro local, fazenda de maçãs, ou centro de jardinagem. Selecione árvores que tenham mais ou menos um ano de idade, com sistemas de raízes fortes e saudáveis. Para plantar suas macieiras, use os passos seguintes.
  1. Solo – macieiras precisam de um solo rico e bem drenado. Adicionar adubo ao seu solo irá ajudar a impulsionar o crescimento e produção de frutas. Não adicione fertilizantes antes de plantar suas árvores, no entanto, visto que isto pode de fato prejudicar as delicadas e jovens raízes.
  2. Sol – um sol pleno é preferível, mas se você tem que escolher entre a exposição ao sol da manhã ou da tarde, vá pelas primeiras horas. O sol da manhã irá ajudar a deter a doença do bolor.
  3. Preparando as raízes – macieiras devem ter sistemas de raízes saudáveis e hidratados. Se as raízes da sua árvore parecem secas, mergulhe-as em água por até 24 horas antes de plantar para dar a elas uma melhor chance de sucesso.
  4. Cavando o buraco – Cave o seu buraco para plantar com mais ou menos o dobro da largura do sistema de raízes da árvore, e mais ou menos 2’ mais fundo. Adicione um pouco da sua terra solta de volta no buraco para facilitar que as raízes da árvore se espalhem. Você quer que o sistema de raízes fique no solo, é claro, mas não plante a árvore muito funda ou muito rasa. A união do broto deve ficar apenas uma polegada ou duas acima do chão após ser plantada. (A união do broto é o ponto onde o sistema de raízes encontra o tronco de lenha da árvore).
  5. Plantando – Coloque a árvore gentilmente em seu buraco de plantio, e espalhe as raízes ao redor gentilmente. Adicione cuidadosamente a terra de volta ao buraco, por cima das raízes, adicionando água conforme você trabalha e pressionando gentilmente para remover bolsões de ar.
  6. Água e folhas – assim que você tiver sua árvore plantada, molhe bem a área e adicione uma camada grossa de folhas acima do solo. As folhas irão ajudar a manter o solo úmido, e também agir como um impedimento para ervas daninhas e outras pestes.
Com o cuidado e atenção apropriados, suas macieiras recém plantadas irão florescer e crescer, e nos próximos anos você estará desfrutando de maçãs frescas do seu próprio quintal!
Ferramentas necessárias:
Macieiras jovens

Adubo
Folhas
Água


Não compre macieiras que tenham mais de dois anos de idade. As raízes terão dificuldade em estabelecer-se em seu jardim. Raízes de macieiras devem estar molhadas antes do plantio. Mergulhe-as em água por pelo menos uma hora, ou até 24 horas, antes de plantar.