Como escolher a cor certa para o seu quarto

Um quarto é um espaço pessoal para relaxamento, e mesmo que você só passe o tempo assistindo televisão ou debruçando-se sobre um bom livro, ele deve ser bem decorado. Decidir a cor certa para um quarto pode ser um pouco confuso, e procurar por cores em mostruários ou amostras de papéis de parede nem sempre é a resposta. Considere as seguintes dicas e conselhos antes de escolher uma cor para o seu quarto. Com uma análise cuidadosa e algumas sugestões, você será capaz de escolher a cor perfeita que irá transformar o seu quarto em um paraíso para relaxar.

  1. Considere o estado de espírito que você quer transmitir. Antes de escolher uma cor para o quarto, não seja tentado apenas porque é agradável aos olhos. É importante considerar o estado de espírito transmitido pela cor antes de investir tempo e dinheiro com revestimentos de parede ou pintura. A cor tem o poder de alterar o humor e, em um quarto, a escolha da cor certa é da maior importância. Cores como o azul, lilás, verde e têm um tom relaxante, e são uma excelente escolha para o quarto. Escolha uma tonalidade suave para um efeito calmante. Tonalidades de vermelho são quentes e energizantes, mas também podem ser uma boa opção para um quarto. Paredes vermelhas criam uma sensação íntima e são as melhores escolhas quando se quer criar um ambiente para romance. Você deseja despertar sentindo-se energizado e pronto para começar o dia? Escolha uma tonalidades de amarelo cítrica. Uma tonalidade suave de amarelo reflete a luz e faz o quarto parecer mais arejado e com iluminação natural.
  2. Decida se você deseja alterar a aparência do espaço visual. As cores não afetam apenas o humor, mas também afetam o modo como os olhos percebem o espaço. Seu quarto é menor do que o desejado? Escolha uma tinta ou papel numa tonalidade suave e fria. Adicione uma sensação de altura ao teto pintando-o de branco, ou expanda a aparência do ambiente inteiro cobrindo as paredes com a mesma cor suave. Com a escolha da cor certa, o quarto parecerá maior do que nunca e terá uma sensação relaxante. O pé direito do quarto é muito alto? Escolha um azul marinho ou outra cor forte para trazer o visual do teto para baixo. Uma cor mais escura também irá cobrir qualquer defeito, enquanto o quarto parecerá mais aconchegante do que nunca.
  3. Escolha uma cor já existente na decoração. Caso ainda esteja confuso sobre que cor escolher ao decorar um quarto, olhe ao redor da sala e escolha uma tonalidade que case com a tapeçaria, cama e o piso. Os acessórios de um quarto são geralmente escolhidos de acordo com a cor da parede, e a menos que você pretenda mudar tudo, desde o teto até o chão, use o que você tem. Escolha a tonalidade certa e o quarto terá um visual completamente novo sem gastar uma pequena fortuna.
  4. Faça uma amostra em um quadro. Para garantir que o revestimento de parede ou a pintura são a escolha certa, invista em uma pequena amostra ou um único rolo de papel de parede, não suficiente para cobrir todo o quarto. Passe a amostra em um quadro e analise-a em várias posições e por diversas vezes ao longo do dia, de acordo com as mudanças de iluminação natural. Isto dará uma idéia melhor de como o quarto ficará quando pronto, e você provavelmente acabará com uma tonalidade que se adapte ao seu estilo, bem como o humor que pretende transmitir com a decoração.