Como economizar dinheiro e ao mesmo tempo manter a cozinha limpa

Para muitos de nós, o dinheiro tem estado curto por estes dias. Ainda assim continuamos a gastar muito dinheiro em diversos tipos diferentes de produtos de limpeza para a cozinha. Há um de uso geral que usamos para limpar os balcões, e também a frente dos armários; outro, que usamos para matar bactérias. Há também um específico para limpar o fogão, e talvez outro ainda para o forno. Para muitos de nós, a coisa nem pára por aí e, se abrirmos o armário onde guardamos os produtos de limpeza para a cozinha, encontramos um espaço entulhado de produtos caros. No entanto, as coisas não precisam ser assim. Podemos ter uma cozinha limpa com um pequeno número de produtos naturais e um detergente anti-bacteriano para louças, que só custarão alguns reais.

  • Reúna o seu arsenal para limpeza da cozinha. Em vez de produtos caros e milhares de itens para manter a sua cozinha limpa, você pode utilizar uma ampla gama de produtos que não custam muito e limpam a sua cozinha tão bem quanto os produtos que você utiliza atualmente (se não melhor). Você vai precisar:
    • Detergente anti-bacteriano para louças. Este é o único produto de limpeza que você vai precisar comprar pronto no supermercado, para ter uma cozinha muito bem cuidada.
    • Vinagre. Vinagre branco destilado é barato e um dos melhores limpadores disponíveis.
    • Suco de limão. O suco de limão também faz um bom trabalho de limpeza, e deixará sua cozinha muito cheirosa!
    • Bicarbonato de sódio. Outro produto realmente muito barato, que também será ótimo na limpeza em várias partes de sua cozinha.
    • Folha de alumínio. Este não é realmente um produto de limpeza, mas pode poupar-lhe muito trabalho na cozinha.
  • Lave você mesmo a sua louça. As máquinas de lavar louça são utilizadas muito frequentemente em muitas casas, mas o seu funcionamento custa muito dinheiro. Você paga pela água, pelo aquecimento, pela energia usada no funcionamento da máquina, e pelos detergentes especiais. Encha uma pia com água quente e use detergente comum para a limpeza da louça. Uma esponja ou um pano será o suficiente. Se você tiver panelas que precisam ser esfregadas, use bom-bril ou esponjas especiais para remover as sujeiras difíceis incrustadas nas panelas.
  • Forre seu fogão (inclusive o forno) com papel-alumínio. Em vez de estar sempre limpando o forno com produtos abrasivos, ou produtos para dissolver gordura, e em vez de passar horas esfregando panelas, forre-os com papel-alumínio. É barato e fácil de usar, e economizará a você tempo e dinheiro.
  • Faça seu próprio limpador de uso geral. Misture meia xícara de vinagre com uma xícara e meia de água em uma garrafa com um vaporizador (spray), e você terá o seu próprio limpador de uso geral, extremamente barato. Você pode usá-lo no fogão, balcão, pia, e ainda na geladeira.
  • Esfregue a sujeira mais difícil, ou ajuntamentos de sujeira (por exemplo, pedaços de alimentos que secaram dentro das panelas, sobre o fogão, no chão ou na parede). Às vezes, você vai encontrar pedaços de sujeira que serão um pouco mais trabalhosos para limpar. Nestes casos, coloque um pouco do seu limpador de vinagre em um pote, acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio e use esta nova mistura para amolecer e remover as pequenas crostas.
  • Higienize os locais onde você colocou carne. Todos sabem que a carne deixa uma grande quantidade de bactérias, e existem muitos produtos de limpeza projetados especificamente para a limpeza de balcões, tábuas de corte, e outras superfícies onde estiveram pedaços de carne. Bem, certamente você não precisa ir tão longe. Se há resíduos de carne em alguns lugares da sua cozinha, coloque um pouco de seu detergente para louça na esponja ou em um pedaço de pano e faça a limpeza necessária. Esta limpeza vai eliminar as bactérias, e você pode ter seu balcão, ou qualquer outra superfície, higienizado por uma pequena fração do preço que o outro cortejo de limpadores custaria.
  • Limpe o chão com um pano. Coloque 1 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água. Em seguida, coloque 1 xícara de suco de limão para perfumar toda a cozinha. Esfregue o chão usando um pano, com as mãos ou enrolado em uma vassoura; isto deixará chão de sua cozinha muito limpo, além de ser muito conveniente porque não custa quase nada.
  • Mais fresquinho. Se você gosta que a sua cozinha tenha um cheirinho especial logo depois que termina a limpeza, coloque um pouco de suco de limão em uma esponja ou em um pano, e passe em todas as superfícies (fogão, geladeira, móveis, paredes). O ambiente ficará com aroma e brilho de limpeza.


Uma cozinha limpa não precisa custar uma fortuna. Você pode obter todo o aspecto e perfume de uma cozinha muito limpa, sem o uso de produtos químicos por vezes perigosos, e sem ter que passar uma trabalheira. Faça a limpeza semanal completa de sua cozinha com os seus produtos baratinhos, muito eficientes e excelentes para limpeza.