Como desenhar seu jardim

Esboce um projeto de jardim em cinco etapas fáceis. Tenha alguns crayons prontos para colocar nossas idéias no papel e fazer seu novo jardim. O projeto do jardim pode ser fácil se você tiver um plano no papel. O desenho de um simples esboço fará uma enorme diferença quando você começar a trabalhar. Este artigo explica como você pode colocar seu próprio projeto de jardim no papel, sem precisar de habilidades artísticas.

  • Decida o que você quer projetar. Preparação é fundamental para um bom projeto de jardim. Antes de colocar a caneta no papel, verifique se você sabe exatamente o que deseja alcançar. Considere se o seu jardim precisa ser seguro para as crianças brincarem, e para os animais de estimação. Também pense em como o seu jardim vai ser usado. Algumas atividades comuns incluem relaxar, jogar um esporte, entreter convidados e cultivar árvores ou plantas. Uma vez que você tenha algumas idéias do projeto do jardim, e uma lista de requisitos, poderá começar a medir e desenhar!
  • Tenha as ferramentas prontas. Você irá precisar dos seguintes itens:
    • Fita métrica.
    • Crayons, lápis e uma borracha.
    • Papel (A3 é um bom tamanho).
    • Sua lista da etapa 1
  • Meça seu jardim. Espaço e forma vão afetar drasticamente o desenho de seu jardim. Você só deve traçar um esboço simples do seu jardim, depois de ter medido o perímetro. Use uma régua escalímetro para garantir que o projeto estará em escala. Vai facilitar se for um desenho grande, em A3 será mais útil, especialmente se o jardim não tiver uma linha uniforme. Usando estas informações, você pode então decidir que recursos serão incluídos no projeto.
  • Divida seu desenho do jardim em duas seções. A maioria dos jardins será composto de vários elementos básicos, tais como pisos, um gramado e canteiros; desenhe esboços para ilustrar estes pontos. Não use cor nesta fase, embora você possa querer aplicar etiquetas. O resultado final irá ilustrar a estrutura geral do seu jardim.
  • Ponha detalhes no desenho do seu jardim. Seu desenho começará a tomar forma após esta fase. Desenhe uma pequena nuvem para representar árvores, retângulos para ilustrar as estruturas, e linhas sólidas para mostrar os caminhos. Use técnicas similares para traçar o esboço de uma lagoa ou de outros recursos. Assim que tiver terminado de pôr esses detalhes, use cor para dar vida ao projeto.
  • Finalize o desenho de seu projeto de jardim. Vá para o seu jardim com o desenho colorido e tente visualizar o seu novo desenho no local. Considere mostrar o desenho a família ou amigos para obter a sua opinião. Se você estiver insatisfeito com qualquer aspecto do seu desenho, você deve simplesmente fazer outra revisão, até que esteja satisfeito. O resultado final será um design único de jardim, que depois poderá ser implementado com confiança.


Como alternativa ao desenho, você pode tentar projetar seu jardim com a ajuda do CAD (computer aided design). Muitos pacotes 3D estão disponíveis para compra, mas alguns sites permitem que você projete um jardim virtual gratuitamente.