Como cuidar e podar macieiras

Macieiras são árvores divertidas e legais de se ter. Mas como com qualquer árvore, o cuidado e a poda são necessários para manter a saúde dela. Fazendo isso, a macieira irá produzir continuamente maçãs bonitas e saudáveis. Aqui estão algumas dicas para cuidados e podas de macieiras.

  1. Cuidados básicos e manutenção: Uma macieira gosta de sol e precisa de uma drenagem adequada para seu crescimento e produção. Também é preciso um solo bom e rico. Um suplemento nutritivo ou um adubo equilibrado podem ser acrescentados nos primeiros anos para ajudar no crescimento saudável da árvore. Macieiras precisam de um período inativo para produzir mais e melhores frutos. Perto do fim do período inativo, durante o último mês de inverno ou início da primavera, pode ser aplicado um produto chamado óleo inativo. O óleo inativo auxilia a macieira a produzir frutas saudáveis. Uma vez que a fruta amadureça, certifique-se de colhê-las de cada galho. Normalmente uma ou duas frutas por galho é o suficiente. Isso permite que o fruto amadureça mais rápido e saudável.
  2. Quando e como podar: A poda será necessária em alguns momentos na vida da macieira. Quando a árvore crescer um pouco, ou se você está cuidando de uma macieira que já estava plantada, a poda pode ajudar a criar uma árvore mais saudável e mais eficiente. A poda é normalmente feita no início da primavera, antes de florescer. Isso gera menos choque ao sistema da árvore. Galhos que tocam outros galhos, incluindo os de outras árvores, devem ser cortados. Mantenha a árvore tão natural quanto possível para ter uma macieira  saudável e mais produtiva.
  3. Cortes: Você deve fazer cortes o mais próximo possível do ponto em que cresce o galho da árvore. Se você estiver podando a extensão de um galho, corte-o o mais próximo possível do galho original. Você não vai querer que pontas pequenas sejam mantidas, já que isso pode fazer com que eles continuem crescendo. E isso pode causar problemas a longo prazo. Corte galhos pequenos primeiro e, em seguida, trabalhe os galhos maiores. Corte a menor quantidade possível de galhos. Certifique-se de que os cortes sejam limpos, sem deixar cascas soltas. Você não deve cortar o topo da árvore, nem cortar todos os ramos exceto os do topo. Isto é antinatural e pode afetar a produção da macieira.
  4. Ferramentas Necessárias: Para plantar, podar e cuidar da sua macieira você vai precisar das seguintes ferramentas.

    • Pá: A pá é usada para plantar a macieira.
    • Aparador: Esta ferramenta é parecida com uma tesoura e é usada para cortar ramos maiores, de até cerca de 2-1/2 polegadas.
    • Serra para árvores: A serra é utilizada para ramos maiores, que o aparador não conseguir alcançar.
    • Podador: Esse se parece com o aparador, mas corta apenas galhos pequenos, de até uma polegada de diâmetro.