Como cortar uma arvore

Cortar uma árvore sem motivo é uma total negação. No entanto, na mais extrema das circunstâncias, pode ser necessário cortar uma árvore – quando a árvore está doente, é um perigo para as linhas telefônicas, está morta ou fraca, ou provavelmente, cairá sobre sua casa ou a do seu vizinho nas próximas chuvas, ou tempestades. Cortar uma árvore de uma maneira segura e correta requer tempo, esforço, paciência e material correto. Se você precisar cortar uma árvore por qualquer um dos motivos acima expostos, leia com atenção as instruções abaixo. Elas irão guiá-lo passo a passo sobre como cortar uma árvore de maneira segura e inofensiva.

  • Equipamentos necessários. Para cortar uma árvore de médio a pequeno porte, você precisará dos seguintes equipamentos:

    • Serra com um corte afiado e gasolina ou diesel para alimentar o motor
    • Equipamentos de segurança para o rosto, cabeça, mãos, pernas e pés
    • Um machado
    • Tesoura de poda ou serra
    • Escada alta

  • Começando. Antes de tudo, equipamentos de proteção e segurança completos, incluem um capacete forte, luvas, óculos com proteção para face ou visor, calçados grossos e resistentes, e protetores de perna. Os de melhor marca serão a mais segura opção. Equipamento para corte ou derrubada de árvores podem ser alugados ou comprados nas lojas de ferramentas locais.
  • Podando galhos altos, ramos, madeira morta, etc. Usando a escada, suba até o topo da árvore para cortar e podar a copa, usando tesoura de poda ou serra. Corte os ramos e outras peças de madeira ao redor do topo, deslocando a escada conforme você progride. Se houver outras árvores nas proximidades que não estão sendo cortadas, mas têm sobreposição de ramos com a árvore que vai ser cortada, apare tais ramos e folhagens o necessário para dar um desbaste amplo em torno da árvore a ser cortada.
  • Cortando o tronco principal. Uma vez que você limpou a parte superior da árvore de todos os ramos e galhos mortos, limpe os restos em torno da área do tronco. Coloque uma escada articulada apoiada junto ao tronco principal da árvore, e comece a cortar o tronco em anéis fáceis de manipular, que você possa atirar para baixo uma vez que a peça for completamente destacada do topo do tronco. Continue esse processo até você chegar ao último pedaço de tronco que será o toco da árvore.
  • Removendo o toco e as raízes subterrâneas. Se você não se importar com o custo, alugue um removedor de tronco que mói a madeira. Use o removedor distante da casa ou da rua, uma vez que ele arremessa uma grande quantidade de detritos que podem se espalhar e cair a 10 metros de distância. Outro método de remoção do toco é cortar o máximo de madeira que você puder com um machado. Depois cave uma trincheira ao redor da circunferência do tronco restante e cortar todas as raízes expostas da árvore. O tronco, em seguida, sai facilmente, uma vez que já não está ligado ou enraizado no chão.


Antes de cortar uma árvore, verifique as leis florestais locais aplicáveis a sua área, você pode precisar de uma autorização para cortar árvores. Além disso, se você não estiver satisfeito com as várias ferramentas necessárias para o corte, você deve contratar um serviço de remoção de árvores profissional. Na verdade, a contratação de ajuda profissional é a melhor opção quando se trata de cortar grandes e/ou altas árvores, uma vez que certo grau de especialização é necessário para fazer diferentes cortes, que permitirão que toda a árvore caia sem nenhum dano, e que a madeira derrubada possa ser utilizada de forma produtiva.